29 de março de 2011

NA BOCA DO POVO


É triste ver a maneira que Biritinga vem sendo representada, Está faltando dinheiro na Prefeitura?
Olha só esse parágrafo abaixo que foi escrito por: Roque Tamburi de Serrinha/Ba no Blog do Clériston Silva.

A prefeitura de Biritinga deve quase R$ 500 mil a Coelba, só o hospital da cidade tem uma dívida de R$ 29.089,00...

UMA VERGONHA!

28 de março de 2011

Presos fazem buraco na parede e fogem de prisão em São Gonçalo dos Campos

Três presos escaparam da carceragem da Delegacia de São Gonçalo dos Campos, a 102 km de Serrinha, na madrugada desta segunda-feira (28). Eles fizeram um buraco na parede da cela e fugiram pelos fundos. Na carceragem estão assassinos, traficantes, e envolvidos entre outros tipos de crimes.

Os fugitivos são: Jailson de Souza Vitório, conhecido como “Jai”, preso por furto, Geraldo da Silva “Gera”, preso por receptação de furto e tráfico de drogas, e Cosme da Conceição, preso por tentativa de homicídio.

De acordo com um agente plantonista, os criminosos usaram uma tábua de madeira e uma escova de dente para arrebentar a parede da cela. Ainda segundo o policial, todos os fugitivos são considerados perigosos. Guarnições da Polícia Militar fazem buscas na região, juntamente com a equipe da Polícia Civil na tentativa de localizar o trio.

A delegacia de São Gonçalo foi Interditada para reformas há cerca de cinco meses, mas o prédio voltou a apresentar problemas na estrutura física. Os policias temem uma nova fuga.

Veja outras imagens

O prédio onde funciona a delegacia precisa ser reformado totalmenteOs criminosos usaram uma tábua de madeira e uma escova de dente para arrebentar a parede da cela
CLERISTON SILVA

BLOGUEIRO NÃO TEM MEDO DE CARA FEIA


Os Blogueiros estão cumprindo um papel importante no interior baiano, falando pelo povo. Reivindicando seus direitos, afinal se a gente fazendo isso os “comandantes municipais” já fazem o que fazem imagina então se ficássemos calados?

Biritinga Informa é mais uma partícula desse contexto, uma iniciativa mais que precisa nos dias atuais, na certeza que poderemos contar com a participação de você leitor não iremos deixar de escrever sem censura com o objetivo de informar.

No Começo esse blog foi alvo de calúnias e de ofensas, não é assim que se resolvem as coisas, com mentiras, ou verdades de anônimos, assim como no blog do Cival, no de Barrocas, e tantos outros foram excluídos os murais de recados talvez por este mesmo motivo.

Parabéns aos blogueiros corajosos que não temem cara feia, que se incomoda com o errado, que não estão sobre nenhum anonimato, que transportam com palavras cruas e verdadeiras a voz do povo.

Biritinga Informa
E-mail: renny_soares@hotmail.com

EDSON PIMENTA PODE FICAR NO PCDOB

De malas prontas para sair do PCdoB, o deputado federal Edson Pimenta pode acabar se reconciliando com os comunistas. Como mediador, o presidente nacional da legenda, Renato Rabelo. Pimenta, que chegou a assinar o manifesto de apoio a criação do PSD, também ouviu de Péricles de Souza, ex-presidente do PCdoB na Bahia, apelos para continuar no partido. Ele reclama que estava sendo preterido na legenda e que teve redutos eleitorais “tomados de sua mão” por correligionários. Em entrevista ao blog do Anderson, na manhã dessa sexta-feira (25), no ato que celebrou os 89 Anos do PCdoB, na Câmara Municipal de Salvador, Péricles destacou que o deputado ainda está em processo de negociação. O deputado, em entrevista no sábado, afirmou entretanto que as propostas ainda não atendem suas reivindicações.

24 de março de 2011

Audiência pública discutiu a questão do leite em Riachão do Jacuípe


O episódio de “Seu Raimundo do Leite” levou a comunidade de Riachão do Jacuípe a se organizar e ampliar o espaço de debate sobre a Cadeia Produtiva do Leite na região. Visando consolidar as prioridades de atuação das organizações e do Governo do Estado foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), uma Audiência Pública com as autoridades e cerca de 600 moradores de várias cidades da região, resultando no compromisso do Governo, juntamente com a Prefeitura Municipal e Cooperativa de Leite que na próxima segunda-feira (28) terá inicio a construção de um lacticínio que irá atender ao território do Jacuípe. A obra será construída na cidade de Riachão do Jacuípe.


O episódio que envolveu o agricultor,  começou na madrugada de sexta-feira (11), quando Raimundo Carneiro, 58, saiu de casa em busca do sustento da família e chegou à cidade de Riachão do Jacuípe-BA por volta das 10h da manhã.
Segundo relatos do site Calila Notícias, o trabalhador foi detido em via pública no centro da cidade, acusado de comercializar leite ilegalmente. Ele ficou cinco dias preso na delegacia local e só foi solto depois de pressão popular.
“As entidades e o governo atuam orientando e incentivando a produção, mas nós estamos sendo proibidos de comercializar nossos produtos. A lei está correta, mas tem que ter tolerância. Não pode prender um trabalhador porque ele tá trabalhando”, afirmou Renivaldo Miranda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) participou do evento e apontou os avanços com o Governo da Bahia e do Governo Federal na área da agricultura familiar. Falou de dados positivos e da nova forma de governar.
“É urgente a resolução deste problema. A legislação tem o objetivo de proteger nossa vida, mas quero pedir que imediatamente a gente possa garantir que os produtores de leite da região tenham o direito de comercializar”, relatou Neusa.
Ela reforçou que a mobilização não começou neste dia e nem deverá terminar por aqui. “A gente tem um Governo que pode sentar e debater de frente os problemas da comunidade. Estamos aqui com uma convicção de que nossa luta vale à pena. A gente precisa fortalecer as organizações e nos mantermos unidos”, pronunciou a parlamentar.
Segundo Neusa, seu Raimundo representa um símbolo do desta luta e como em todas as lutas alguns se sacrificam mais. O superintendente da Agricultura Familiar da Bahia (SUAF), Wilson Dias, afirmou que o Governo vai fazer os laticínios, os tanques de resfriamentos e a assistência técnica, mas segundo ele, a situação vivida nos últimos dias, em Riachão, forçou o adiantamento dos projetos e garantiu a construção de dois laticínios na região. Wilson disse que o Governo vai construir o primeiro laticínio em Riachão do Jacuípe com recursos da SUAF via projeto da CAR – Companhia de Ação Regional e isso devem iniciar nos próximos dias. O prefeito da cidade, Lauro Falcão, garantiu em público que a prefeitura irá custear o serviço de terraplanagem do local da obra.
“Nós queremos o debate sobre a solução e até o laticínio ficar pronto o que vai acontecer? É isso que também precisamos definir”, indagou Zé Paulo presidente da União Nacional das Cooperativas – Unicafes.
Segundo Wilson Dias, no dia 28 de abril de 2011, terá uma reunião com o Ministério Público para debater ações em conjunto e nesta data a construção já estará iniciada e para ele deverá ter uma flexibilidade da fiscalização até ficar pronto o laticínio, mas para ele à idéia é cumprir a Lei e nos próximos dias já estará em funcionamento um tanque de resfriamento também em Riachão do Jacuípe para atender a demanda em forma de urgência.
De acordo com Matheus Martins, secretário executivo do Codes Bacia do Jacuípe, precisaria de pelo menos quatro laticínios: um em Riachão do Jacuípe, um em Pé de Serra, um em Pintadas e outro em Nova Fátima. Além dos resfriadores de leite nos demais municípios do território.
O prefeito Lauro Falcão (PMDB), também participou do evento e garantiu participar da construção da obra do laticínio e irá começar pelo serviço de terra planajem, colocando a disposição da cooperativa as máquinas da Prefeitura.
A LEGISLAÇÃO
Portaria nº 304, de 22 de abril de 1996
Estabelecimentos de abate de bovinos, bubalinos e suínos, somente poderão entregar carnes e miúdos, para comercialização, com temperatura de até sete (sete) graus centígrados.
Leia a portaria na íntegra.

Por: Paulo Marcos

VOCÊ SABIA ?

...No Sindaco dos Trabalhadores Rurais de Biritinga haverá atendimento para emissão de documentos gratuitamente durante os dias 21, 22 e 23 de Abril 2011...

Local: Na sede do Sindicato localizada na Praça 23 de Abril nº 70 Biritinga/Ba
TEL: 75 32672577

                             COTA DIÁRIA 
100 IDENTIDADES                              (POR DIA)
200 CPF'S                                             (POR DIA)
100 CARTEIRAS DE TRABALHO      (POR DIA)

As informações são da Diretoria do Sindicato.

Biritinga Informa

22 de março de 2011

Carro bate de frente com carreta e motorista morre na BR-116, em Serrinha


Um acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta carregada com sal resultou na morte de uma pessoa na noite deste domingo (21), no km 364 da BR-116, em Serrinha, nas proximidades do Sítio Sagitário.

Segundo as informações de populares, o motorista do Pálio, placa HCS-6894, licença de Salvador, trafegava no sentido Feira de Santana – Serrinha, quando perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e bateu de frente com a carreta, placa NGW-2609, Luziânia – Goiás.

A polícia está apurando. A carreta saiu da pista após o choque e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros.

O condutor do Pálio Renato Oliveira dos Santos Lima, 58 anos, morreu na hora. Já o motorista da carreta foi levado para um hospital da cidade em estado de choque. O acidente aconteceu por volta das 22h00m.

A vítima teve fratura exposta dos dois braços e na perna esquerda. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana levou cerca de 30 minutos para retirar o corpo das ferragens.

O motorista era natural de Serrinha, e segundo levantamento da Polícia Civil, morava em Salvador. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Veja outras imagens

O carro bateu em uma carreta carregada com salA carreta saiu da pista após o choque e caiu em uma ribanceiraO acidente aconteceu na BR-116 nas proximidades do Sítio SagitárioPecas do Pálio ficaram espalhadas pela pistaO motorista morreu na horaO motorista da carreta foi levado para um hospital da cidade em estado de choqueO Corpo de Bombeiros levou cerca de 30 minutos para retirar o corpo das ferragensO motorista do Pálio era natural de SerrinhaO veículo ficou completamente destruído

Do Blog do Clériston Silva (CS)

20 de março de 2011

Deputado Tom Araújo realiza culto em ação de graças pela sua vitória


O deputado estadual Wellington Passos de Araujo (DEM),  participou na noite deste sábado (19), no Centro Cultural Ana Rios, em Conceição do Coité, de um culto de ação de graças pela sua vitória na eleição de outubro de 2010.
Coma presença de familiares, amigos, membros de algumas igrejas evangélicas, assim como católicos, a noite foi um momento de recordar a sua trajetória e agradecer a Deus pelas vitorias.
O parlamentar que estava acompanhado da sua esposa Eméria Resedá, integrante da Igreja Batista Missionária Renovada, dos dois filhos, Lucas e Ana Maria, do sogro Emério Resedá e da sogra, Maíse Resedá, também evangélicos, disse não ser evangélico, mas que sempre acreditou no proposito de Deus em sua vida,  e que essa eleição foi um querer divino.
Tom ao ser convocado ao palco iniciou a sua fala recordada a sua trajetória política. Onde se tornou prefeito de Conceição do Coité muito cedo. Ressaltou que administrou a cidade pensando no melhor, pavimentou bairros inteiros, levou água e luz para quem mais precisava, isso nos primeiros dois anos que ele considerou muito positivo, depois vieram dois anos ruins, sendo o pior em 2003, quando ele pensava que estava fazendo o bem, vieram as perseguições com denuncias em jornais o que levou até o seu afastamento. “Eu não entendia porque tudo aquilo estava acontecendo, pois tudo que eu queria era o melhor para o munícipio. Pensei em deixar a vida publica, inclusive cheguei a comentar com meu pai (Hamilton Rios). Com o passar do tempo entendi que Deus colocou toda aquela dificuldade para que eu amadurecesse”, ressalta Tom que foi muito aplaudido ao final da sua fala.
Além de Tom fizeram pronunciamento a sua esposa Emeria, o seu sogro e ex-deputado Emério Resedá, seu principal padrinho político, onde disse acreditar no potencial de genro e que sabe que essa vitória foi uma obra divina. A orientação que passei para Tom, assim que se elegeu foi fazer o melhor para o nosso estado, e sei que fará.
A celebração foi aberta pelo cantor evangélico Rudinei e finalizada com a pregação da missionária Maria Aguiar “Mariazinha”, essa que foi a profetiza da sua vitória, ela veio diretamente de São Paulo participar do evento. “Tom para mim é mais de que irmão e Deus tinha me revelado esta vitória” disse a irmã.
Durante o culto um coral da Assembleia de Deus, apresentou um hino que falava de vitória. O parlamentar foi convidado ao palco, onde foi feita uma oração abençoando o deputado e desejando que ele exerça o mandato para melhorar ainda mais a vida dos baianos, especialmente a dos pobres. “Peço a Deus sabedoria para que o senhor nesses quatros anos legisle em favor daqueles que mais precisam”, falou uma das integrantes do coral.
Dentre os convidados estava o prefeito de Coité Renato Souza, o vice-prefeito de Retirolândia Milton Cardoso, acompanhado do vereador Macarrão.

Texto: Raiane Lopes e Valdemí de Assis/Foto: Raimundo Mascarenhas e Raiane Lopes
Calila notícias

17 de março de 2011

3º ALELUIA FEST EM BIRITINGA


No próximo dia 19 de Março 2011 quem vai fazer a festa em Biritinga é a Banda Som e Louvor de Fortaleza – Ce, conheça um pouco sobre a banda.

Sobre a Banda
A Banda Som e Louvor surgiu há cerca de 25 anos, na igreja Assembléia de Deus em Jacundá- PA , com músicos que hoje são pais de alguns dos músicos atuais, e outros que faziam parte da igreja. Hoje os componentes são, Samuel (Baterista e Produtor Musical), Jedson (Vocalista e Compositor), Deison (Acordeon), Felipe (Teclado), Marquinhos (Baixo), Alexandre (Guitarra). Em 2005, iniciou-se a gravação do primeiro CD, com estilo inovador no meio Gospel, o forró, que é criticado por muitos, mas abençoado por Deus. Já ouvimos muito falar de que o diabo é o pai do rock, reggae do forró quem disse? A única coisa de que ele é pai, é da mentira ( Jó 8.44). Por acaso, foi ele quem criou os instrumentos musicais? É bíblico: 'tudo quanto tem fôlego, louve ao Senhor'. Sendo assim, a Banda Som e Louvor não podiam deixar de atender ao chamado de Deus. Por isso, não deu atenção às palavras destrutivas, muito menos se importou com a resistência dos mais tradicionais, que custaram a aceitar o som da turma por puro preconceito. No mês de Maio de 2006 ele começou a se realizar, com o lançamento do primeiro CD, intitulado Sinal Fechado. Com este CD, os músicos perceberam que Deus estava os provando, mas também abençoando e dando vitórias a cada dia. A emoção, unção e sentimentos transmitidos em suas canções são universais e mexem com o coração do santo Israel de Deus espalhado pela face da terra. Até mesmo os não evangélicos e não seguidores da palavra de Deus se emocionam quando escutam os louvores, que saem dos lábios e instrumentos da Banda Som e Louvor. Seja onde forem, igrejas, congressos, casas de espetáculos, festas missionárias, a recepção é sempre a mesma. Suas músicas falam do imenso amor de Deus, do cuidado que ele tem para com seus filhos, e de como precisamos crer nele para alcançarmos a vitória. No ano de 2007, nasceu um novo projeto nos corações dos componentes da Banda Som & Louvor, e com muita oração e intercessão O projeto, Regravações, começa a tomar corpo com uma seleção detalhada de repertorio, e em 2008, a Banda lança o CD Usei a Fé com as três musicas mais tocadas em algumas regiões do Brasil, e as três musicas mais baixadas da internet no seguimento Gospel. A Banda ultimamente lançou o CD É Hoje com a participação de Daniel Dial (ex-componente da banda calcinha preta). A Banda pede a oração dos irmãos em Cristo e a direção de Deus, para conduzi-la nessa jornada de levar Sua palavra a todos que precisam ouvir. (por: Jedson – Vocalista)


Gravação do 1º DVD da Banda em São Luis do Maranhão - 2010

Esse é o 3º ano do Aleluia Fest, evento patrocinado pela Prefeitura Municipal de Biritinga com a organização das igrejas evangélicas do município.

Local: Praça 23 de abril
Dia: 19 de Março 2011

Hora: a partir das 19:00
Preletor: Ubaldo Santos - Salvador/Ba
Participação de cantores locais
como Jurandir de Jesus, Joel Cruz
Banda Estabelecendo a Arca, Banda Eloin
e muito mais.



Por: Renilson Silva

Biritinga cumpre as regras do MTE

No último dia 05 de março, quando a maioria das pessoas estavam em pleno festejos carnavalescos, os trabalhadores/as rurais do município de Biritinga reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária para realizar a ratificação da fundação da entidade. A atividade foi realizada para cumprir regras instituídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que estabeleceu que todas as entidades de caráter sindical no Brasil deverão manter cadastro sindical no mesmo, para melhor processo de fiscalização e existência como entidade de representação das classes sociais no país. Segundo Antonio de Biritinga (Bode) "mais uma vez nossa entidade comprova sua liderança perante os trabalhadores/as rurais, cumprindo o que estabelece as regras sindicais no Brasil'. O Evento teve assessoria da Delegacia Sindical da FETAG-BA na região de Feira de Santana, Recôncavo e Litoral Norte. Participaram do evento Rozete Evangelista, representando a FETAG-BA, e Genaldo de Melo, que faz assessoria tanto a FETAG-BA como aos Sindicatos filiados a CTB-Bahia.
Fonte: Fetag-Bahia 

16 de março de 2011

Em Breve matéria completa sobre a festa dos evangélicos em Biritinga

Aguardem!! 

Viáfara, Neto Baiano e dirigentes do Vitória são suspensos pelo TJD-BA



O atacante Neto Baiano e o goleiro Viáfara não tiveram a mesma sorte do volante Uelliton. Ambos foram condenados pelo TJD-BA no julgamento realizado na noite dessa terça-feira (15) na sede da Federação Bahiana de Futebol.
Neto Baiano foi suspenso com três jogos, mas como já cumpriu um da automática, fica mais dois de fora. Já o goleiro Viáfara, que fez gestos com a mão sinalizando roubo, acabou sendo condenado com quatro jogos e uma multa de R$ 100. Como não foi expulso na partida, terá que cumprir todos os jogos.

O diretor de futebol do Vitória, Beto Silveira, o supervisor Mário Silva, o diretor financeiro José Perdiz e o presidente do clube, Alexi Portela Júnior, também foram condenados por proferir ofensas ao árbitro Jaílson Macêdo Freitas após o último Ba-Vi, em Pituaçu.

Os diretores foram punidos com base nos artigos 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) e 179-V (circunstâncias agravadas por serem representantes de entidade de prática desportiva).

Beto Silveira, Mário Silva e Perdiz terão que cumprir pena de 30 dias e desembolsar uma multa de R$ 500. Já o presidente Alexi Portela foi punido com 60 dias e uma multa de mil reais.

Médico

Também réu no caso, o médico do Leão, Luiz Felipe Fernandes, foi condenado a cumprir quatro jogos de suspensão e pagar multa de R$ 100. Dr. Luiz foi punido no artigo 243-F do CBJD por ter ofendido o juiz com xingamentos de "ladrão, tendencioso, vagabundo e safado".

Assim como o volante Uelliton, o TJD-BA absolveu também os jogadores Nino Paraíba e Bida, além do treinador Antônio Lopes. Os três foram denunciados no artigo 243-F do CBJD, por ofensas ao árbitro Jaílson Macêdo Freitas. Por falta de provas, os auditores do processo absolveram o atacante Uelliton por unanimidade.

Do Portal Interior da Bahia, com informações do site Galácticos

10 de março de 2011

Concurso em Lamarão/Bahia


Está disponível edital doConcurso público da Prefeitura de Lamarão do Estado da Bahia ( BA) com 28 vagas para os níveis fundamental incompleto, fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 540,00 e R$ 5.000,00.
Concurso Prefeitura de Lamarão - Livros
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadoraLiderança em parceria com a Prefeitura de Lamarão .
As inscrições devem ser feitas de 09 a 25 de março de 2011 de 2010 no sitewww.consultorialideranca.com.br/site/. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 60,00. A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Liderança informado.

Provas do Concurso

A organizadora ainda não divulgou a data das provas.
Haverá questões de Português , Matemática , Informática , Conhecimentos Gerais , Atualidades , História , Geografia , Ciências , Enfermagem , entre outras (clique nas matérias para ver livros relacionados na Livraria Cultura e no MercadoLivre).
As datas, locais e horários das provas objetivas serão comunicados previamente pela organizadora e é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações sobre o Concurso ‘ Prefeitura de Lamarão ‘.
Inicie agora mesmo seus estudos: Veja abaixo algumas Apostilas Relacionadaspara este concurso ou confira gratuitamente Provas e Gabaritos de concursos similares aqui no Resultado Concursos.
Ao fim da primeira etapa, os gabaritos e resultados das provas do concursoestarão disponíveis através da organizadora ou do site informado acima.
Não se esqueça de retirar suas dúvidas sobre o “ Prefeitura de Lamarão ” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá obter demais orientações e informações através da central de atendimento da entidade organizadora Liderança.
Motivação: "Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!" ( Fernando Sabino )

as informações são do site: 
http://www.resultadoconcursos.net/

Mulher cobra até R$ 20 para curiosos verem maracujá em formato de pênis



A aparência curiosa de uma planta chamou a atenção de moradores do município de São José de Ribamar, Maranhão. Proprietária cobra até R$ 15,00 para curiosos que querem conhecer, e R$ 20,00 para quem quiser filmar.
O maracujazeiro de apenas dois anos, brotou frutos cujo formato é semelhante à genitália masculina. A dona de casa, Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, é a proprietária do maracujazeiro e explica como tudo começou.

“Minha filha me deu as sementes há dois anos. No começo até recusei, pois maracujá dá em todo lugar, mas ela insistiu disse que seria um bom lugar para descansar embaixo da sombra e acabei aceitando”, acrescentou.

Ela alega que a semente é parecida com a semente do maracujá tradicional, contudo, acha que não é maracujá. “Estou curiosa para saber que gosto tem”.

Segundo dona Maria, os frutos começaram a brotar no mês passado e a descoberta foi feita por seu filho que imediatamente comunicou o fato. “Mamãe, está nascendo um pé de p... no nosso quintal!”, contou.

O desenvolvimento da planta deve-se também a extrema dedicação da vizinha Maria Elizabeth da Cruz, que diariamente regava o maracujazeiro.

Um prejuízo provocado por um pequeno furto fez a dona de casa resolveu limitar a visitação. "Passei a cobrar R$ 2 para visitantes; R$ 15 para fazer fotografias; e R$ 20 para fazer filmagem", afirmou ela.

“Eu sempre regava o pé, mas nunca imaginei que fosse ficar nesse formato. É muito estranho e engraçado. Parece muito com aquilo”. Dona Maria Rodrigues afirma que várias pessoas mostraram-se interessadas no cultivo deste exemplar.

A visitação tornou-se frequente, porém, sempre sob os olhares atentos da dona. E dentre os curiosos estava o jornalista ribamarense Edson Rêgo, que propôs a divulgação do fruto.

Fonte: JCN

9 de março de 2011

BBB11: audiência cai pela metade


Fernanda Fahel




A audiência do Big Brother Brasil vem decaindo consideravelmente com o tempo. Entre a edição de 2005 e a atual, a média do número de telespectadores do programa às terçar-feiras, tradicional dia de eliminação, caiu 45,3%. Enquanto em sua quinta temporada, o BBB alcançou uma média de 50,3 pontos nas quatro primeiras eliminações, na 11ª, atual temporada, o índice de audiência teve média de 27,5%. Nesta terça-feira (15), por exemplo, a média do BBB foi de 25,8 pontos. Informações do R7.

Jovem de 19 anos é preso com drogas e moto roubada em Serrinha

O desempregado Valdemar Pereira Bahia Neto, 19 anos, foi preso no último sábado (5) por uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16° BPM, no bairro Princesa do Agreste, em Serrinha, acusado de tráfico de drogas e roubo.

De acordo com a Central de Comunicação da Polícia Militar (CCPM), a prisão foi realizada após uma denúncia anônima de um homem agindo com atitude suspeita em uma área do bairro.

Outro homem identificado como André Silva Almeida, 31 anos, que estava na mesma casa com Valdemar, também foi conduzido á delegacia e liberado em seguida.

No local a polícia encontrou 17 pedras de crack prontas para a venda, três facões, um arco de ferro com formato de arma de fogo e R$ 12 reais. Durante a abordagem, os policiais localizaram nos fundos da residência uma motocicleta CG Titan, placa JQK 6345, tomada de assalto na tarde de sexta-feira (4).

O assalto - O proprietário da motocicleta, o moto taxista Manoel Alves de Oliveira Filho, 24 anos, informou na delegacia que por volta das 14h30m foi contratado pelo acusado para fazer uma corrida até o povoado da “Mombaça” quando em um determinado trecho da estrada ele foi surpreendido pelo assaltante que colocou uma faca no seu pescoço e anunciou o assalto.

O moto taxista ainda tentou reagir, porém acabou sendo atingido com um golpe no braço esquerdo. Depois de imobilizar a vítima, o ladrão levou uma bolsa com cerca de R$ 35 reais e a moto.

Valdemar está preso no xadrez da delegacia local. A polícia acredita que ele tenha envolvimento com os últimos assaltos ocorrido na cidade, quando na maioria das vezes dois homens armados em uma moto se aproximam das vítimas e as obrigam entregar os objetos de valor e dinheiro.

O caso está sendo investigado pela equipe comandada pelo delegado Daniel Fiúza.


Colaboração: Renny Maia
Cleriston Silva

Quatros nomes disputam a “vaga” dentro do grupo de Ubaldino, em Valente


1- Ivanilton 2- Zenóbio 3- Adriano 4 - Gelson
O processo eleitoral começa a esquentar na cidade de Valente, pois há menos de dois anos da campanha especula-se quatro nomes dentro do grupo político liderado pelo prefeito Ubaldino Amaral (PSC) como pré-candidatos a sua sucessão nas eleições de 2012. Para Amaral, aquele que estiver na melhor posição na pesquisa de opinião popular e unir todos os partidos que formão a base do grupo, este será o nome que receberá o seu apoio. Nos comentários dos “pontos de cafezinhos”, aqueles locais onde política é sempre a pauta principal, é fácil de identificar os nomes do secretário de Educação, Marcos Adriano Oliveira de Araújo, do ex-vereador e funcionário do Banco do Brasil, Ivanilton Araújo, do empresário Zenóbio Cedraz e do médico Gelson Carneiro.
Zenóbio Cedraz
Zenóbio Cedraz
O CN conversou com cada um deles: dos quatro, dois nunca disputaram processos eletivos e um nunca exerceram atividade pública, sempre teve as atividades voltadas para o ramo empresarial, que é o caso de Zenóbio Cedraz,
filho do ex-prefeito João José, “Nenezinho” e irmão do Ministro do Tribunal de Contas da União. Zenóbio teve trabalho para lembrar a que partido era filiado, sendo necessário apelar para o amigo Timóteo Almeida e perguntar que legenda ele era filiado, lembrando apenas que era a mesma de Dr. Gelson. Depois de ficar sabendo que pertencia ao quadro do PRB, ele disse ao CN que nunca teve pretensão de ser candidato a nenhum cargo, apesar de ter sido convidado por diversas vezes, inclusive em 1988, e por não aceitar ao convite, seu pai disputou a eleição naquela época, ganhando pela primeira vez a Prefeitura de Valente. “Hoje eu moro em Valente por opção de escolha, logo que me separei e estou muito grato por saber que meu nome esta sendo lembrado. Isto demonstra que tenho amigos e bom relacionamento com todos os grupos, porém isto não esta no meu projeto”, falou.
Na conversa, ele deixou escapar que durante uma festa agrícola em Salvador, Mateus, um dos netos do falecido Evandro Mota, chegou a propor que aceitasse a empreitada, pois poderia ser candidato único diante do bom relacionamento que tem com os dois principais grupos políticos existentes no município. “Política é coisa séria e de muita responsabilidade, pois mexe com a vida das pessoas e necessita de tempo integral para esta função”, concluiu.
Professor Marcos Adriano
Professor Marcos Adriano
O professor Marcos Adriano, (PSC), 40 anos, casado, pai de dois filhos, formado em biologia, já exerceu a função de diretor da Escola Wilson Lins,está há sete anos a frente da Secretaria de Educação e nunca colocou seu nome para apreciação popular. Ele adenite que realmente sonha com esta oportunidade e credencia o crescimento do seu nome, principalmente entre os jovens, ao trabalho que realiza na pasta da dirige e as atividades realizadas no esporte, em todas as modalidades, quando este setor era ligado a SME. “O que tem me animado é que a citação do meu nome não esta vindo de cima e ninguém está indicando, são comentários surgidos pelo bom trabalho que estou realizando”, pontuou.
Ele admite querer ser o candidato, mais garante que é “grupo” e vai apoiar que for o escolhido. “Sei das minhas limitações financeiras, sou de família pobre e não tenho sobrenome conhecido da política tradicional”, reconheceu.
Ivanilton Araújo
Ivanilton Araújo
O ex-vereador Ivanilton Araújo (PSDB), acha muito difícil que o nome de Marcos Adriano seja o escolhido, mesmo com o bom trabalho que tem realizado com secretário de educação. Esta visão é em função do pouco tempo que esta na militância política e toda como base a experiência dele que está há 30 anos na ativa e já foi vereador e candidato a prefeito. “Eu sou candidato a vereador, porém todo qualquer desafio que o grupo determinar. Posso ser candidato a prefeito, vice, vereador. O que eu quero é contribuir e tudo depende do grupo e de Ubaldino”, finalizou.
Todos os entrevistados foram unânimes em afirmar que abririam mãos dos seus desejos, caso o médico e ex-prefeito Gelson Carneiro aceitasse ser candidato. Para os mais otimistas, sendo Carneiro o candidato, poderia acontecer um fato inédito no momento atual da política e este seria candidato único. Hipótese totalmente descartada pelo médico.
Dr Gelson Carneiro
Segundo Gelson Carneiro, seria necessário tempo integral para o mandato e sua atividade privada exige “muito”, o que torna inviável. Quando exerceu a função entre 1982/88, teve que afastar um ano (1987), ficando o seu vice-prefeito Edson Carneiro Lima no exercício, “já por causa das minhas atividades pessoais”, afirmou.
“Sei que meu nome é uma opção do povo, que reconhece os trabalhos que presto na medicina e na área social. Faço isto por dever de servir a quem mais necessita e não tenho pretensão e ser candidato a nada, vou apenas apoiar”, afirmou.
Fatos da política de Valente – Apesar da existência de diversos partidos políticos no município, na prática eles fazem parte de quatro grupos sob a liderança de Nenezinho, Ubaldino Amaral, do qual pertence o médico Gelson Carneiro, o PMDB da família Mota e o PT, com as tendências ligadas a Ismael Ferreira, que disputou a eleição de 2008 para prefeito e da vereadora Maria Madalena Firmo, “Leninha”.
Para o fotógrafo Lucas Miranda, há um momento jovem querendo um nome novo e já há movimento neste sentido com alguns carros aditivado com as letras M.A. 2012, em sinal de apoio ao secretário Marcos Adriano. “Aqui em Valente nós queremos uma continuidade com mudanças”, afirmou o estudante Paulo Sérgio Oliveira, 19 anos, residente no Bairro da Piana.
Marlene Mota esteve candidata a vice na chapa de Ismael em 2008
Marlene Mota esteve candidata a vice na chapa de Ismael em 2008
Com aproximação da viúva do líder político Evandro Mota, Marlene Mota e da sua filha Isabela Rios Mota ao prefeito Ubaldino Amaral, a possibilidade do PMDB fechar  com o PT na eleição de 2012, a exemplo do que aconteceu em 2008, é cada vez mais remota, mesmo Isabela Rios afirmando ao CN que ela e sua mãe não irão fazer campanha para ninguém, colocando em prática os ensinamentos do pai, que era não se indispor com ninguém. “Ouça, mas não responda. Assim meu pai costumava dizer”, falou.
Dona Marlene foi mais além e disse que o futuro só Deus pode prever. Ela respondeu assim ao ser questionada sobre sua posição em 2012, pois em 2008 foi candidata a vice-prefeita na chapa de Ismael Ferreira.
Para o ex-vice-prefeito Edson Carneiro Lima, esta novela da escolha do nome do grupo que irá disputar a sucessão de Ubaldino deverá encerrar em junho de 2012, no limite do prazo, como vem se tornando uma tradição no município. Para ele, o grupo tem bons nomes e muito fácil de ganhar a eleição.
Enquanto a equipe do CN esteve no Estádio Evandro Mota na manhã do último domingo (06) e no almoço servido no Restaurante Pé de Pau, onde a “política” era a pauta principal e o cardápio do dia, não se ouviu citar a inclusão dos nomes do vereador Reginaldo Mota Barreto (PRB), conhecido por Regi do Bingo e do vice-prefeito Eduardo Cedraz, que em outros momentos públicos, principalmente Rege, que durante a campanha de 2010, quando apoiou a candidatura do deputado Tom Araújo, o mais votado no município, declarou que disputaria a eleição para prefeito em 2012 pelo grupo de Ubaldino.
Na série de reportagens “Rumo a 2012”, dentro em breve veicularemos uma sobre a movimentação na oposição de Valente, onde até o momento aparece o nome considerado natural do líder comunitário Ismael Ferreira.
Texto e imagens do CN

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...