30 de novembro de 2011

Capoeiristas de Serrinha conquistam medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonato Brasileiro de Capoeira


Depois de participar da seletiva regional de capoeira realizado no dia 23 de outubro no ginásio de esportes de Serrinha, os grupos de Capoeira Esquiva Menino (ACEM), Passos da Vida, Liberdade Negra, e Cultuarte, conquistaram a classificação para o campeonato brasileiro de capoeira.

O evento que aconteceu no último final de semana (25 a 27/11) em Vitória, no Espírito Santo, foi disputado por atletas das cidades de Serrinha, Salvador, Luiz Eduardo Magalhães e Feira de Santana, delegação representante da Bahia no certame nacional.

Superando o resultado do ano passado, este ano, a Bahia foi o Estado que conquistou o maior número de medalhas e troféus, 52 no total. Atletas das quatro equipes de Serrinha, conquistaram 4 medalhas de ouro, 4 de prata, 2 de bronze e 2 troféus. 

Para comemorar o bom desempenho dos capoeiristas serrinhenses a prefeitura através do departamento de esportes preparou uma recepção com desfile em trio elétrico pelas principais ruas da cidade. 

Uma cerimônia para entrega de certificados será realizada no auditório da biblioteca municipal nesta sexta-feira (2), às 19h, com a presença de Nelsival Meneses, presidente da Federação de Capoeira do Estado da Bahia (FCBA) e Antônio Lopes, presidente da Liga Feirense de Capoeira (LFC).

Confira a lista dos atletas de Serrinha

Medalhas de Ouro
Mestre Kako (Acem Capoeira)
Kissinho (Acem Capoeira)
Welder Santos (Acem Capoeira)
Maiara Peixinho (Acem Capoeira)

Medalhas de Prata
Viviane Reis (Vivian) (Acem Capoeira)
Pantera (Passos da Vida)
Thailong (Passos da Vida)
Jackson (Liberdade Negra)

Medalhas de Bronze
Duende (Acem Capoeira)
Mister M (Cultuarte)
Categotia Duplas

Troféus
Welder Santos (Acem Capoeira)
Kissinho Família(Acem Capoeira)

Veja outras imagens

Quatro equipes de Serrinha participaram do campeonato nacional
Capoeiristas do grupo ACEM conquistaram 4 medalhas de ouro

Fonte: Portal Cleriston Silva // Foto: ACEM

Araci: Wiliam dos Anjos continua na presidência do Sindicato Rural


O Sindicato Rural de Araci – SRA vem sendo destaque quando se fala na classe dos produtores rurais e representa não só a classe como também a base do sucesso de muitos produtores que encontraram no campo a fórmula ideal para ganhar a vida.

Desde 2005, o SRA vem sendo presidido por William dos Anjos, a qual tem realizado um bom trabalho à frente da entidade e isso tem lhe resultado muitos reconhecimentos por parte dos próprios produtores, como também da sociedade. Esse reconhecimento e o crédito trabalhista que William conseguiu ao longo desses anos foram o suficiente para sair concorrente a reeleição num chapa única. A eleição que ocorreu no dia 21/11/2011, das 08h00 às 17h00, elegeu a diretoria que comandará a organização no triênio 2011/2014. A data da posse, ainda não foi marcada, mas será no mês de dezembro.

Sendo chapa única e tendo os quase 100% dos votos, William continua na presidência do SRA e já planeja grandes projetos pretendendo continuar contribuindo para desenvolver de uma agricultura ainda mais forte em Araci, estruturada, competitiva e preparada para os novos desafios da agricultura brasileira.

Fonte: Portal Folha

28 de novembro de 2011

Tom Afro homenageia Biritinga com canção de autoria própria


O Músico Antonio Afro de Figueiredo Souza (Tom Afro) que também é conhecido pelas suas lindas obras da arte plástica como as telas da velha manga (Biritinga) anos 70/80. Tom decidiu publicar no Youtube um vídeo onde o mesmo canta uma canção em homenagem ao nosso município, de autoria própria direcionada a população biritinguense.

O artista também é Luthier e escritor de alguns livros como "Quem matou a cobra coral?" publicado em 2007, a obra é um conto - realismo critico da ficção, que se passa em Biritinga. 

Em Glórias a Biritinga - Tom Afro

Tom Afro atualmente tem um canal em um site de compartilhamento de vídeos com a disponibilidade de vários vídeos.


Blog Biritinga Informa 

Homem é encontrado morto com golpes de faca dentro de uma casa na zona rural de Serrinha


Um homem de 21 anos foi encontrado morto dentro de uma casa por volta das 9 horas desta segunda-feira (28), no povoado de Alto da Bandeira, zona rural de Serrinha, a 3 quilômetros da sede do município, de acordo com informações da Central de Polícia. 

O imóvel onde o corpo foi encontrado estava todo revirado e com marcas de sangue em todos os cômodos, indicando que houve luta corporal entre a vítima e o criminoso. Antônio Carlos Leal de Jesus, conhecido como “Teco”, foi esfaqueado no abdômen, braço esquerdo, áxila, e nas costas e morreu em cima de uma cama num dos quartos da residência.

A polícia acredita que o crime tenha sido cometido durante a madrugada e o criminoso estaria ferido. Segundo informações de moradores da área, a vítima tinha um relacionamento amoroso com uma filha da dona da casa, mas os motivos do homicídio ainda não foram esclarecidos. 

Um suspeito está sendo investigado pelo Serviço de Inteligência (SI) da 1ª delegacia de Serrinha.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Com este sobe para vinte o número de homicídios em 2011, quatro só no mês de novembro.

Veja outras imagens

O imóvel estava todo revirado e com marcas de sangue em todos os cômodos
Antônio morreu com facadas no abdômen, braço esquerdo, áxila, e nas costas
Marcas de sangue em todas as partes indicam que houve luta corporal
Fonte: Portal Cleriston Silva

Bahia arranca empate e já mira a Sul-Americana; decisão do titulo é adiada; veja resultados e jogos da última rodada


imageTricolor saiu na frente e arrancou um empate fora de casa
Neste domingo (27), o Bahia empatou em 1 a 1 com o Santos, na Vila Belmiro, e contou com tropeço dos rivais contra a degola para garantir a permanência na elite do futebol nacional. Souza e Neymar fizeram os gols da partida.
Com 43 pontos, o Bahia é o 15º e agora se prepara para pegar o desesperado Ceará, em Pituaçu, e vai tentar conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana. Já o Peixe, com 55, enfrenta o São Paulo, mas com o time reserva.

O Bahia conseguiu fazer um bom primeiro tempo na Vila Belmiro. Bem na marcação, o time segurou o Santos durante parte da etapa e saiu na frente. Aos oito minutos, o atacante Souza pegou sobra de bola na entrada da área santista e chutou. A bola bateu no zagueiro Bruno Rodrigo e sobrou de novo para o camisa 9 tricolor, que emendou no canto esquerdo do goleiro Rafael, abrindo placar.

O Tricolor marcava bem, mas o atacante Neymar resolveu se movimentar mais e conseguiu escapar da defesa baiana aos 31. Ele recebeu passe de Ganso na entrada da área, ajeitou e emendou um chute no canto direito de Lomba, que nada pôde fazer.

Depois de várias boas defesas do goleiro Marcelo Lombo, o Bahia segurou o empate no primeiro tempo. No segundo, apresar da pressão santista, o tricolor segurou o empate. A última rodada do Brasileirão acontece no dia 4 de dezembro e todos os jogos começam às 17h.

Decisão do titulo adiada
O campeão brasileiro de 2011 só será definido na última rodada. Apesar de derrotar o Figueirense por 1 a 0 no final da tarde deste domingo, no Orlando Scarpelli, o Corinthians não pôde comemorar o título antecipado porque o Vasco ganhou por 2 a 1 do Fluminense. O time dirigido por Tite, no entanto, continua em vantagem na tabela de classificação.

O Corinthians agora soma 70 pontos, dois de vantagem para o Vasco. Com 62, o terceiro colocado e atual campeão Fluminense não está mais na disputa pelo troféu. Já o Figueirense, totalizando 57, deixou a zona de classificação para a Copa Libertadores da América por causa do tropeço deste final de semana.

O gol do Corinthians foi marcado pelo artilheiro Liedson, de cabeça, aos 22 minutos do segundo tempo. O placar garantiria o pentacampeonato antecipado desde que o Vasco empatasse ou perdesse para o Fluminense. No final do clássico carioca, contudo, o Vasco garantiu a vitória por 2 a 1.

Briga dos rebaixáveis: Ceará e Cruzeiro fazem jogo para encardir
A tensão em campo marcou o pontapé inicial do duelo entre Ceará e Cruzeiro. Enquanto o clube mineiro tentava segurar a posse da bola, o Vovô arriscava ataques apostando na velocidade de Osvaldo.

Foi justamente em uma jogada individual do camisa 9 que o Ceará abriu o placar aos 20 minutos. Osvaldo recebeu na ponta direita, pedalou e passou bonito pela marcação para bater forte, sem chances de defesa para Fábio.

Mas não deu nem tempo da torcida comemorar. Na primeira resposta do Cruzeiro, Montillo cruzou a bola na área, a defesa do Ceará falhou e deixou Anselmo Ramon livre para desviar de cabeça e empatar o confronto, 1 a 1.

Se durante o primeiro tempo o Vovô apresentou maior volume de jogo, o Cruzeiro voltou do intervalo disposto a definir a permanência na Série A. Assim, aos 16 minutos, Ortigoza, que havia acabado de entrar, sacramentou a virada.

Mas o Ceará não descansou. A equipe foi pra cima e o resultado foi uma pressão sem tamanho. Assim, o Alvinegro conseguiu chegar ao gol de empate com o zagueiro Daniel Marques, levando os torcedores no PV ao delírio aos 36 minutos.

Além de Ceará e Cruzeiro, com 39 e 40 pontos, respectivamente, o Atlético Paranaense também tenta fugir do rebaixamento, com 38 pontos. O Avaí (SC), com 30 pontos, e o América-MG (37), já estão rebaixados. Dos três times, apenas um irá escapar da Série B de 2012.

Resultados da rodada
Santos 1x1 Bahia
Figueirense 0x1 Corinthians
Ceará 2x2 Cruzeiro
América-MG 2X1 Atlético-PR
Flamengo 1x0 Internacional
Atlético-MG 4X0 Botafogo
Coritiba 1x0 Avaí
Grêmio 2x2 Atlético-GO
Palmeiras 1x0 São Paulo
Fluminense 1x2 Vasco

Última rodada
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo
Avaí x Figueirense
Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Internacional x Grêmio
Cruzeiro Atlético-MG
Atlético-GO x América-MG
Atlético-PR x Coritiba
Bahia x Ceará

Fonte: Interior da Bahia / (Foto: ilustração)

Araci: Feirantes de “fora” poderão ser proibidos de comercializar na feira-livre das quintas-feiras


Os feirantes que comercializam confecções e que não moram na cidade de Araci foram surpreendidos com o aviso “verbal” levado por uma pessoa que se apresentou como funcionário da Prefeitura e teria ido em nome do coordenador de Tributos, professor José Raimundo dos Reis. A notícia, nada boa, informava que eles estavam proibidos de comercializarem nas feiras-livres realizadas as quintas-feiras.
Uma das pessoas que foi informada para não voltar a armar sua barraca de 07 x 02 foi Alexandra Andrade, residente em Ribeira do Pombal, que há um ano e dois meses frequenta a feira das quintas-feiras e com ela trabalham mais 04 pessoas. “Com essa notícia eu não venho mais e serei obrigada a ficar parada nas quintas-feiras, pois esta é a única da região”, lamentou a comerciantes que trabalha nas segundas em Antas, quarta, Cipó, quinta, Araci, sexta, Ribeira do Pombal, sábado, Euclides da Cunha e domingo, no Sítio do Quinto. O único dia que descansa é na terça-feira e mesmo assim aproveita para fazer compras e repor as mercadorias.

Ela também queixou da atitude da Prefeitura exatamente na semana que antecede a festa da Padroeira e os festejos de final de ano, pois eles prepararam estoque para ocasião.

O “Seu” Amado Pereira, residente na cidade de Araci, tem 20 anos de negócio e costumava viajar, mas parou e apenas comercializa nas segundas e quintas-feiras. Ele disse que não é possível acompanhar seus colegas de outras cidades nos preços e não entende, pois compra no mesmo lugar para revender e os preços que as mercadorias são bem abaixo e em alguns casos, até mais barato daqueles adquiridos nos fornecedores. “Tem produto que a gente vende por R$ 20 e eles fazem por R$ 10 e muitas vezes por R$ 5”, desabafou.

Procurado pela reportagem, o professor Reis, como é conhecido o coordenador de Tributos, confirmou a informação e disse que na feira-livre que acontecerá na segunda-feira, eles serão informados oficialmente. Para justificar a ação, Reis contou que a prefeita Maria Edneide teria sido procurada por representantes dos feirantes naturais de Araci que alegaram não estarem tendo como trabalhar, pois não conseguem concorrer com os “colegas de fora”.


Para o comerciante Valter Barreto, caso isto realmente ocorra, vai ser uma reserva de mercado e estará sendo travada a liberdade de consumo. “O que tem que acontecer é os feirantes de Araci melhorar o serviço e encontrar meios de concorrer, quer com preço ou com atendimento. Só não pode é proibir que os feirantes de outros municípios venham para Araci, pois eles também são consumidores e gastam com alimento, gasolina, etc.”, externou o comerciante do ramo de lanchonete.

A feira-livre que é realizada as quintas-feiras, existe ha mais de quinze anos e foi criada pelo ex-prefeito Edvaldo Pinho como forma de incentivar a economia da cidade, que tinha apenas uma feira, que acontece às segundas-feiras. Segundo Barreto, com o passar do tempo, vem decrescendo e ele teme que acabe com esta decisão.

Uma funcionária municipal que trabalha na sede da Prefeitura, que não quis se identificar, admite que caso ocorra este ato, a feira poderá acabar, pois, mesmo com as opções diversificadas de confecções, moradores de Araci estão viajando a cidade de Serrinha nos dias de quarta-feira para comprar roupas.  

A reportagem procurou também a prefeita Nenca e ela garantiu que não há nada certo quanto à proibição dos feirantes e o assunto será tratado numa reunião com os comerciantes de Araci e será encontrada uma solução para impasse.

Do Blog A Voz do Campo/Fonte: CN

Esporte Clube Independente: Na disputa do Campeonato Municipal em Biritinga


Esporte Clube Independente - Gilmar Almeida 

Composição: Em pé: Veio, El, Tiquinho, Aecio, Paca, Thiago, Fabinho, Camarão e Eu(machucado); Abaixados: Gabá, Everton, Nil, Jadinho, Rodrigo, Perreu, Dico, Thiaguinho e o Renato( capitão )...

Na disputa do campeonato municipal 2011 - Biritinga/Bahia

Biritinga: Paróquia Nossa Senhora de Belém dá início aos festejos da Padroeira


A Paróquia Nossa Senhora de Belém em Biritinga dá inicio aos festejos da padroeira Nossa Senhora de Belém, desta terça-feira (29) ao dia 08 de Dezembro, as manifestações religiosas contarão com vendas de comidas, bingos, participação de grupos culturais e muito mais.

"A festa da padroeira é um momento especial em nossa comunidade paroquial, por isso, vivamos intensamente esse momento de fé e fraternidade."   (P.N.S.B.B)

Blog Biritinga Informa

27 de novembro de 2011

Bahia pega o Santos pela permanência na Série A


Ricardinho será a arma do tricolor baiano para tentar surpreender o Santos
Ricardinho será a arma do tricolor baiano para tentar surpreender o Santos
Pela 37ª rodada da Série A 2011, com o objetivo de vencer para se manter na elite do futebol nacional no próximo ano, o Bahia entra em campo neste domingo, 27, às 17h, na Vila Belmiro, para encarar o Santos.
O tricolor baiano ocupa a 15ª colocação, com 42 pontos, quatro a mais do que o 17º, o Ceará, que, na mesma rodada, faz um confronto direto em Fortaleza com o Cruzeiro, 16º colocado, com 39 pontos.
Duas situações opostas podem livrar o Bahia do rebaixamento já nesta penúltima rodada: se vencer, o Esquadrão escapa automaticamente, mas pode se livrar também com uma derrota, caso o Atlético-PR - que tem 38 pontos e pega o América-MG - e o Ceará percam os seus jogos.
Um triunfo contra o Alvinegro Praiano também pode recolocar o tricolor baiano na briga pela Copa Sulamericana, se Atlético-MG e Atlético-GO, que têm 42 e 44 pontos, respectivamente, tropeçarem na rodada.
Um empate contra a equipe santista, que faz o seu último jogo na Vila Belmiro em 2011, pode deixar o Bahia ainda ameaçado de queda, caso o Ceará e o Atlético-PR vençam os seus jogos, mas também pode deixá-lo na 14ª posição, se o Galo não conseguir passar pelo Botafogo, na Arena do Jacaré.
Bahia -  Para tentar superar o adversário santista, o técnico do Esquadrão, Joel Santana, terá quatro mudançasem relação ao time que atuou na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, em Pituaçu.
Recuperados de lesões, Marcos entra em lugar de Jancarlos e Ávine substitui Hélder, que está vetado pelo departamento médico e não viajou. Quem também retorna ao time é o volante Fabinho.
Durante os treinamentos desta semana, Joel demonstrou entusiasmo para com o rendimento do meia Ricardinho, que está totalmente recuperado de lesão e confirmado como principal armador do meio campo tricolor.
Lulinha e Souza deverão formar a dupla de ataque e o restante do time deverá ser o mesmo que atuou contra o Alviverde Paulista.
Santos - Na 10ª colocação, com 52 pontos e já garantido na Taça Libertadores da América em 2012, o Santos poderia até parecer um adversário desinteressado na partida contra o Bahia.
Contudo, motivado pela sua torcida, que espera ver no domingo uma prévia do que o Peixe apresentará no Mundial de Clubes em dezembro, no Japão, o elenco santista tem prometido jogar para vencer.
No jogo com ares de uma grande festa, Neymar, o principal jogador do Peixe, se juntará a Paulo Henrique Ganso, Borges e ao meia Elano, que volta após contusão.
Apesar de poder contar com o lateral-esquero Léo, o técnico Muricy Ramalho tem optado por improvisar o zagueiro Durval no setor.
Santos X Bahia - 37ª rodada da Série A 2011.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP).
Data: domingo, 27 de novembro.
Horário: 17h.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).
Assistentes: Júlio Cesar Rodrigues Santos (RS) e José A Chaves Franco Filho (RS).
Santos: Rafael; Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval; Henrique, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.
Bahia: Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda, Titi e Ávine; Fahel, Fabinho, Diones e Ricardinho; Lulinha e Souza.Técnico: Joel Santana.
Fonte: A Tarde Online

26 de novembro de 2011

De forma silenciosa Cesta do Povo é assaltada em Coité


Se assalto costuma ser sinônimo de gritaria e correria, nesta sexta-feira (25), por volta das 16h30min, o assalto a Cesta do Povo de Conceição do Coité foi diferente, podendo ser considerada uma ação silenciosa.

Estava no estabelecimento comercial, situado a Rua Carlos Gomes, quatro funcionários e quatro clientes, quando dois rapazes entraram com muita naturalidade e anunciaram o assalto. Segundo os funcionários, tudo foi muito rápido, eles apontaram a arma, disseram para ninguém olhar, já que não estavam encapuzados, e passar o dinheiro do caixa.

O dinheiro foi passado aos elementos, que em seguida ordenaram que ninguém saísse do recinto por um período de vinte minutos. Os assaltantes desceram andando sentido a feira livre. A ação foi tão rápida que a gerente Geisa Lopes que estava no escritório não percebeu nada, nem os vizinhos da padaria.

Os funcionários declararam ao CN que já esperava que em algum momento isso viesse a acontecer, pois o comércio está situado em uma área sem segurança. Disseram também que essa reclamação já tinha sido levada aos superiores.

A Cesta do Povo representa a maior rede de abastecimento alimentar da Bahia e está, presentes em 239 municípios, totalizando 295 lojas em todo o estado.

Por: Raiane Lopes/ Foto: Emídio Santiago (Calila Notícias)

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão realiza assembléia


Assembléia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão – Ba., nesta quinta-feira ( 24.11.2011) foi muito movimentada  e o Assessor Sindical Carlos Miranda anunciou a entrega de mais 35 processos para aposentadoria, pensão, auxilio doença e maternidade.

Vários assuntos foram tratados como atendimento no INSS, Descontos na Energia Elétrica, e verba de Combate a Pobreza, e novos rumos para 2012 e todos declararam  satisfeitos com a atual diretoria do Sindicato que teve seus mandatos confirmados pela Justiça do Trabalho.

Nova assembléia será dia 15 de Dezembro 2011. Na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão - Bahia às 9h.



Prefeitura de Biritinga encerra inscrições para concurso público nesta sexta-feira 25

As inscrições para o concurso público do município de Biritinga encerrou nesta sexta-feira 25/11, a prova  objetiva será aplicada no dia 18 de Dezembro, enquanto isso os candidatos vão estudando para encarar-la.


Os cargos de nível médio são de agente de meio ambiente (2), digitador (10), professor nível especial (30), técnico em enfermagem (5), técnico de patologia clínica (4), técnico de radiologia (4).

Os cargos de nível fundamental são de agente de endemias (15), auxiliar de dentista (7), motorista de ônibus escolar (9), motorista categoria B e D (26), eletricista (2), auxiliar de eletricista (2), auxiliar de vigilância escolar (30), auxiliar de serviços e administrativos educacionais e auxiliar de limpeza (81).

As inscrições devem ser feitas no site www.cncconcursos.com.br ou na prefeitura, na Praça Municipal nº 2, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 40 para cargos de nível fundamental, R$ 45 para nível médio e R$ 50 para nível superior.


Blog Biritinga Informa 

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...