29 de abril de 2013

Seca já matou um milhão de bois na Bahia


Seca já matou um milhão de bois na Bahia
O número de bois mortos por causa da pior seca dos últimos 50 anos no semiárido chegou a um milhão, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A estimativa é que apenas o rebanho perdido nos últimos três anos causou um prejuízo aos produtores baianos de R$ 800 milhões. Com a morte dos animais, a produção de leite foi afetada, com queda avaliada em 70% na região. Por conta da seca, a cesta básica de Salvador teve a segunda maior alta acumulada do país nos últimos 12 meses, de acordo com o Dieese. A previsão é que a estiagem continue, pelo menos, até novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em combate aos prejuízos ao uso e consumo humano, o governo do Estado enfrenta o desafio de quadriplicar o ritmo de construção de cisternas e atingir a meta prevista no programa Água para Todos. A média diária de construção de 46 por dia terá que saltar para 211 e chegar à marca de 58.144 equipamentos erguidos. BN Com informações do A Tarde e Correio.

27 de abril de 2013

Opinião Pública, quem se importa?

Quem se importa com o povo?

Em outras épocas, muitos candidatos a cargos na politica de nossa cidade talvez. Bom seria se essa importância fosse permanente e nossos `queridos` representantes dessem mais valor a opinião pública e as necessidades da população, como saúde de qualidade, segurança, e tantos outros direitos defendidos e garantidos na constituição federal. 

Homem é assassinado com quatro tiros em Serrinha

O crime aconteceu na tarde deste sábado (27), por volta das 15h50m. Segundo informações da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, o homem, identificado como Adailton José Alves de Oliveira, 38 anos, foi morto com quatro tiros, na Avenida Manoel Novais, bairro da Rodagem, em Serrinha.

Segundo a polícia, Adailton estava em um ponto de mototaxi quando foi surpreendido pelos assassinos. Os dois suspeitos estavam em uma motocicleta, demais dados ignorados. Um deles desceu do veículo entrou por um corredor e deflagrou quatro tiros na cabeça da vítima. O outro suspeito ficou na moto aguardando o comparsa.

“Ditinho”, como era conhecido, morava na 1ª Travessa Boa Esperança, mesmo bairro onde foi assassinado. A polícia desconhece a autoria e a motivação do crime. O caso será investigado pelo delegado Daniel Fiuza, plantonista da DT/Serrinha. 

Fonte: Portal Clériston Silva 
Crime aconteceu em um ponto de mototaxi na Av. Manoel Novais

Adailton foi morto com quatro tiros na cabeça

Lavrador colhe mandioca gigante e raiz vira atração em Acajutiba


É a segunda vez em seus 71 anos que o aposentado e lavrador Manoel Teodoro de Santana Filho, conhecido como Neném de Benta, colhe uma raiz de mandioca gigante, como aconteceu na manhã deste sábado (27). Por volta das 9h, ele retirou da terra do quintal de sua casa, na cidade de Acajutiba, a 160 km de Serrinha, cerca de 2,54 cm da raiz.

"Na primeira vez, eu era 'filho de família' quando assisti meu pai colher um pé de mandioca, que era até maior que essa, só que mais delgada, fina. Essa chamou muito a atenção porque é muito grossa e tem duas mandiocas em uma", relatou, em conversa com o site G1.

A raiz foi posta na porta de casa para a visita dos moradores da pequena cidade de pouco mais de 14 mil habitantes, segundo o IBGE. "Coloquei na frente de casa, o povo chega e tira retrato", conta. Ele comenta que a terra nem havia sido adubada e atribui o feito ao que restou de uma obra feita pelo vizinho. "Os torrões da casa velha que demoliu serviu de adubo", disse.

Com a mandioca, os planos agora são fazer muitos bolos de puba, que é a massa extraída da raiz. Para isso, é preciso que ela apodreca, como ele mesmo descreve. "Bota no vaso d´água e em três, quatro dias está podre. Aí a pessoa lava, purifica e faz o bolo, muito apreciado". Quem vai preparar a receita é a própria esposa que, segundo ele, é uma boleira conhecida da cidade.

"Em pleno tempo ruim [de seca], fizemos essa colheita importantíssima. Acajutiba é muito rica. Graças a Deus, gosto muito de morar aqui, é o lugar que nasci", diz Manoel Filho. Ele tem três filhos, uma professora, residente da cidade, e duas outras, que moram no Rio de Janeiro e na Alemanha. PCS

26 de abril de 2013

Suposto Ovni chama atenção dos moradores de Senhor do Bonfim


Um fato inusitado está chamando a atenção dos moradores da região de Senhor do Bonfim (a 242 km de Serrinha). De acordo com o site Falandotudo.com, dois ciclistas viram um objeto voador não identificado (Ovni) enquanto sinalizavam uma trilha para competição de Mountain Bike na serra do Gado Bravo, uma extensão da Chapada Diamantina, no último dia 14 de abril.

A dupla afirma que o objeto era em formato oval, do tamanho de uma automóvel e muito parecido com o disco voador. Raimundo Natação e Igor Geovani falaram em entrevista à publicação que o objeto voador fazia um barulho parecido com uma máquina de costurar, quando foi visto saindo da mata. mesmo com medo, eles conseguiram registrar o momento e fazer seis fotos do Ovni.  

Segundo os amigos, o objeto ficou cerca de 15 minutos no ar e desapareceu numa velocidade muito alta. O registro fotográfico da suposta “nave extraterrestre” foi enviado para a análise do ufólogo Ubirajara Lins. 

PCS

Fifa proíbe o São João em Salvador


Foto: Mateus Pereira/Secom
A partir do mês de junho, quando acontecem os jogos da Copa das Confederações e Salvador abrigará algumas partidas, estão proibidas a realização de festas na cidade. A situação chegou ao conhecimento da Tribuna da Bahia por intermédio de dois moradores – um planejava realizar uma festa junina no bairro do Barbalho e o segundo em Periperi – as festas tiveram as licenças negadas pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo, Sucom, por conta de uma ordem da Fifa.
A TB entrou em contato com a assessoria do órgão municipal que confirmou a suspensão de eventos na cidade no mês de junho. “A Prefeitura de Salvador irá publicar um decreto dando maiores detalhes, mas a orientação é não liberar eventos na cidade em junho”, alega.
A Tribuna entrou em contato com a Assessoria Geral de Comunicação, Agecom, e teve como informação que isso faz parte de um acordo firmado entre a Fifa, o governo federal e ascidades sedes dos jogos. “O governo brasileiro assinou o acordo com a entidade e tem que aceitar as regras. Foi assim nos Estados Unidos e na África do Sul. Nos circuitos oficiais como Avenida Paralela, Avenida Bonocô, Orla, Dique do Tororó, Vitória, Ribeira, dentre outros pontos da cidade terão que exibir toda a comunicação visual com os patrocinadores da Copa. A Sucom deverá apreender quem estiver desrespeitando as regras”, alerta a assessoria.
Celeuma - Não é a primeira vez que ocorre episódios emblemáticos envolvendo a Fifa. A entidade havia proibido a comercialização de acarajés no entorno do estádio. A regra da Fifa recomendava o afastamento desse tipo de comércio num perímetro de até dois quilômetros das praças de jogos.
A atitude foi tomada porque o acarajé não deveria ser concorrente aos hambúrgueres produzidos pela rede McDonald’s, patrocinadora oficial da Fifa. Aparentemente a entidade teria voltado atrás e liberado a comercialização do bolinho, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, como patrimônio imaterial.
Escritório da Copa se manifesta
A Tribuna da Bahia entrou em contato com o Escritório da Copa, Ecopa, que disse desconhecer a informação de restrição a eventos na cidade durante o mês de junho. “Cada evento é analisado individualmente pelos órgãos competentes e a sua aprovação leva em conta todas as condições necessárias, de acordo com a regulamentação vigente. Não há nenhum impedimento em relação à realização de eventos na cidade. Pelo contrario, tanto a Prefeitura, quanto o Governo de Estado estão elaborando uma ampla programação de eventos que oportunamente será divulgada, para que todo o cidadão soteropolitano possa ter lazer, cultura e entretenimento durante a realização dos jogos em nossa cidade”, informou a nota da assessoria da Ecopa.
Questionada se a Fifa teria “alugado” a cidade, a Ecopa se manifestou. “Salvador, bem como todas as cidades-sede, tem recebido investimentos em diversas áreas (infraestrutura, requalificação de espaços urbanos, mobilidade, segurança, capacitação de mão de obra, saúde, equipamentos públicos, cultura, turismo), o que tem dinamizado a sua economia, através da geração de emprego e renda para os mais variados setores, trazendo benefícios para toda a população. Tudo isso vem gerando oportunidades que impulsionam o desenvolvimento da cidade e elas estão acontecendo justamente por conta da realização dos jogos. Uma vez bem sucedidos, Salvador poderá se posicionar cada vez mais como uma cidade apta a receber novos eventos em inúmeras áreas”, sinaliza e acrescenta: “Salvador está cumprindo rigorosamente o que determina a Lei Geral da Copa (Lei Federal nº. 12.663/12), no sentido de garantir a realização de todas as atividades previstas com pleno êxito. Assim, estamos trabalhando intensamente para que a capital baiana se torne uma cidade cada vez melhor e seja ainda mais desfrutada por todos os soteropolitanos”. 
Tribuna da Bahia

24 de abril de 2013

Perigo: Ponte que liga Biritinga a Serrinha está parcialmente interditada


A ponte na BA 233, recentemente recuperada pelo governo do estado ameaça cair?

Pois é. Segundo informações de motoristas que trafegam pela BA, a ponte que liga Biritinga/Serrinha foi interditada na noite desta quarta-feira (24), pela policia militar de Biritinga, a possível causa é o cedimento do asfalto próximo a ponte. (informações ainda não confirmadas)



Blog Biritinga Informa 

22 de abril de 2013

Maria da Penha em Serrinha: Alex visita ativista e acerta os últimos detalhes


Alex visita Maria da Penha e acerta últimos detalhes
A ativista Maria da Penha participa de uma palestra em Serrinha. O evento acontece na segunda-feira (29), a partir das 19h, na Associação Atlética do Banco do Brasil. Os últimos detalhes do evento foram acertados na semana passada em uma visita de Alex da Saúde à ativista na cidade de Fortaleza/CE. Segundo ele, o acesso é gratuito.

Para se inscrever é preciso acessar o site da prefeitura municipal ou se dirigir até a secretaria de Desenvolvimento Social até a quinta-feira (25). É preciso levar um quilo de alimento não perecível para efetivar a inscrição. Os alimentos serão entregues para famílias que sofrem em conseqüência da seca que atinge o estado, além de instituições filantrópicas.

As medidas de proteção específicas para mulheres vítimas de violência doméstica foram criadas pela Lei Maria da Penha, que está em vigor há quase sete anos. Considerada um avanço nos direitos das mulheres, a lei tornou mais difícil a vida dos autores dessas agressões.

A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome à lei. A violência contra ela ocorreu em maio de 1983 e foram 23 anos até a criação da lei específica. Ela foi baleada pelo ex-marido. Ele foi condenado e passou dois anos preso. Ao recomeçar a vida, Maria decidiu escrever um livro e lutar contra a impunidade para os agressores.

Maria da Penha posa para foto ao lado de Alex e Marcelo Bello
PCS

Baianos terão nova redução na conta de luz a partir desta segunda-feira


A partir desta segunda-feira (22), os baianos terão uma nova redução nas contas de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores residenciais, considerados de baixa tensão, terão uma redução nas contas de 9,9%. Já a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, terá uma diminuição maior, de 10,53%. No caso dos consumidores de médio e grande porte, a redução será de 4,03%. A redução média em todo o estado será de 7,92%.

A medida acontece depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (16), os reajustes nas contas de luz após o 3º Ciclo de Revisão Tarifária, realizada a cada quatro ou cinco anos. Segundo a Coelba, concessionária que administra o serviço no estado, a redução para o consumidor residencial comum, de 9,9%, equivale a cerca de 99% do estado. A concessionária atende a cinco milhões de unidades consumidoras em 415 municípios baianos.

De acordo com a Coelba, para se definir as novas tarifas energéticas, são considerados fatores como custos com encargos (equivalente a cerca de 33% da conta), despesas com transmissão (36,6%) e custos de operação e administração dos serviços (30,6%). A Aneel não informou quais fatores tiveram as diminuições que acarretaram na redução da conta final para o consumidor.

Segunda redução - Esta é a segunda redução da tarifa de energia na Bahia neste ano. Em janeiro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.783/2012, que gerou uma redução nas contas no país, que na Bahia chegou a 18,96% para as residências e 22,56% nas indústrias. Segundo a Coelba, somadas as duas reduções, a conta do consumidor final poderá chegar a menos 27,5% para as residências e 25,7% nas indústrias. 

Biritinga, 51 anos de emancipação política


 Biritinga completa nesta terça-feira (23/04), 51 anos de emancipação política. 


Parabéns Biritinguenses, o blog segue com o objetivo inicial, na busca melhorias para nosso município. 

21 de abril de 2013

Carro bate de frente com caminhão e mata duas jovens em Conceição do Almeida


Duas jovens morreram na moite desta sexta-feira (19) na BR-101, próximo à cidade de Conceição do Almeida, a 172 km de Serrinha.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, Fabiane Rodrigues de Souza, 28 anos, e Mariny Rodrigues de Oliveira, 18, estavam em um carro que bateu de frente com um caminhão.

O acidente aconteceu por volta das 23h, no km 234, na rodovia que liga Conceição do Almeida a Sapeaçu. Segundo informações do site local Voz da Bahia, as vítimas eram primas. Elas não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente.

Ainda de acordo com Voz da Bahia, Fabiane dirigia o veículo, da marca Peugeot, quando perdeu o controle da direção e bateu de frente com um caminhão que passava na rodovia. Chovia no momento do acidente e a pista estava bastante escorregadia.

O motorista do caminhão fugiu do local e ainda não foi identificado. As vítimas devem ser enterradas na tarde deste sábado na cidade Santo Antônio de Jesus, onde moravam.

Em entrevista ao Voz da Bahia, o padrasto de Mariny, Elvis Pita, disse que Fabiane não tinha experiência ao volante, mas que preferia voltar de Salvador pela rodovia, já que o ferry boat sempre estava lotado. Mariny estudava em um curso pré-vestibular na capital.


Fabiane e Mariny morrem no local
Acidente aconteceu na BR-101, em Conceição do Almeida
Peugeot perdeu o controle e bateu de frente com um caminhão 
PCS Foto: Blog do Valente

Desperdício: 3 Dias jorrando água e EMBASA não resolve o problema apesar de reclamações

Três dias jorrando água. Apesar de eu ter informado por três  vezes na central 0800 da EMBASA, nada foi resolvido. 
E depois vem falar em RACIONAMENTO DE ÁGUA



A terra da água é assim: Jorra água em vários lugares enquanto moradores de comunidades rurais sofrem com a falta de água por 15 dias ou mais no mês. 

18 de abril de 2013

Lamarão: Chuva alaga ruas e deixa carro 'ilhado'

Área central da cidade
Choveu forte em Lamarão na manhã desta quinta-feira (18) e em muitos locais da cidade, as ruas ficaram completamente alagadas. Algumas casas chegaram a ser invadidas pela água.

Na principal avenida da cidade a água tomou conta das duas pistas e os motoristas tiveram que desviar os carros. Um veículo que estava estacionado próximo a entrada da cidade ficou ilhado.

A cidade de Serrinha que não recebia chuva há mais de quatro meses, também presenciou o início de uma possível temporada chuvosa. A previsão meteorológica indica que Lamarão, Serrinha e outras cidades da região do sisal continuarão com chuvas isoladas até domingo (21).

Segundo Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período chuvoso no estado vai de abril até junho.

Na zona rural do município também choveu
Meteorologia - Mesmo com as chuvas que têm caído em parte do estado, o problema da seca na Bahia deve continuar, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a meteorologista Marinês Cardoso, os registros de chuvas no estado ainda são considerados "pontuais". "Na região sudoeste, por exemplo, o prazo de chuvas está previsto para terminar no final de abril. Há chuvas pontuais, mas não temos no satélite previsão de chuvas suficientes para amenizar o problema da seca", aponta.

Conforme explica a especialista, os índices pluviométricos estão abaixo da meta trimestral na maior parte do estado, principalmente nas regiões do semiárido, do oeste e do sudoeste. A expectativa é que as chuvas, ao fim de abril, retornem somente a partir do mês de outubro. PCS

Chuva em Lamarão alagou estradas e ruas da cidade

Chove forte na Bahia após longa estiagem



Após um longo período de estiagem, a chuva voltou a cair, nesta quarta-feira, 17, em Salvador e diversas regiões da Bahia. Segundo dados do site Climatempo, foram registrados 15 mm de chuva na capital baiana.
"As pessoas reclamavam que ainda não tinha chovido na capital, mas as chuvas começam de verdade agora", afirma Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.
No ano passado, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu quase 50 mm em todo o mês de abril, bem pouco levando-se em consideração a média do período, que  é de 326 mm.
Segundo o Inmet, o mês de abril deste ano será diferente  e deve chover  forte até o fim da semana, dando início a um período chuvoso que poderá se estender até junho.
Por conta desse período, a Codesal (Comissão de Defesa Civil do Salvador) deu início à Operação Chuva. O objetivo é evitar acidentes e minimizar os estragos provenientes das  chuvas fortes.
Como parte do trabalho de prevenção, o órgão vem realizando a colocação de lonas em diversas encostas, a fim de evitar o escorregamento de terras.
Até o último dia 10, foram instalados 11.620 metros de lona em 75 áreas de risco. E mais 121 encostas serão contempladas. De acordo com Álvaro da Silveira Filho, diretor-geral da Codesal, a Defesa Civil tem registro de cerca de 700 locais de risco, localizados, principalmente, nos bairros de Plataforma, São Marcos, Pau da Lima, Sussuarana e Tancredo Neves, de onde parte a maioria das ocorrências.
Codesal - Até as 17h de quarta, a Defesa Civil havia recebido 15 solicitações de emergência. Foram três alagamentos de área, um alagamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de imóvel, quatro ameaças de deslizamento de terra, três deslizamentos de terra e duas orientações técnicas. Não houve registro de feridos.
Uma das solicitações partiu do Condomínio Village Jardim, no Imbuí. As casas foram tomadas pela lama, que, segundo os moradores, desceu das obras do Condomínio Torre Madri, da Iberkon Construtora, localizado atrás do Village Jardim.
Ao lado do village, no Edifício Beija-Flor, parte do muro da garagem cedeu. Ninguém ficou ferido. Os moradores também acreditam que o acidente está relacionado com a obra, em atividade há cerca de 6 meses.
Técnicos da Codesal foram ao local e notificaram a construtora. O órgão solicitou, ainda, a recuperação da parede da garagem atingida. Também vai ser encaminhado um ofício para a Sucom (Superintendência de Conservação e Uso do Solo do município) para que técnicos avaliem a construção do Torre Madri.
Interior - Se a chuva trouxe transtornos para a capital,  para o interior  levou esperança a quem vem sofrendo com a seca.
Um dia após anunciar racionamento de água, a Ilha de Itaparica, na Grande Salvador, registrou índice pluviométrico de 15 mm. Segundo Ariosvaldo Gama, gerente da Embasa em Itaparica, o volume não foi suficiente para alterar a capacidade da Barragem de Tapera, que abastece 26 localidades da ilha e mais um distrito do município de Jaguaripe.
"O problema é que choveu na área da barragem, mas não na cabeceira do rio que abastece o reservatório", esclarece.
Em Barreiras, oeste da Bahia, o índice pluviométrico foi de cerca de 35 mm. A microrregião de Irecê, na Chapada, registrou média de 20 mm. No centro-sul, Vitória da Conquista teve índice pluviométrico de 12 mm. Ilhéus, localizada no sul, obteve uma média de 30 mm de chuva.
No Semiárido baiano, a região que mais sofre com a estiagem prolongada, Senhor do Bonfim registrou 88 mm de chuva, uma média bastante significativa.
"Choveu isoladamente em alguns pontos do Semiárido, mas, pelo menos por enquanto, a chuva não será suficiente para resolver o problema da agricultura e da pecuária". A Tarde

Embasa inicia testes em sistema de abastecimento de Ponto Novo


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, nesta quarta-feira (17), o período de testes da obra que vai levar água da Barragem de Ponto Novo aos municípios de Senhor do Bonfim e Jaguarari. Até o final do mês, a adutora entrará em operação.

Realizada mediante dispensa de licitação, por conta de seu caráter emergencial, a obra garantirá a continuidade do serviço de abastecimento de água nos dois municípios, que atualmente enfrentam um severo racionamento, com algumas localidades sendo atendidas por caminhões-pipa.

A obra emergencial implantou um trecho de 4,3 quilômetros que foi interligado a 46,7 quilômetros de tubulação já implantados, totalizando 51 quilômetros de adutora. Além disso, foram construídas quatro estações de bombeamento, que serão responsáveis por trazer cerca de 140 litros por segundo de água bruta da Barragem de Ponto Novo até a Estação de Tratamento de Água de Senhor do Bonfim.

Com investimento de R$ 6 milhões, a obra vai beneficiar cerca de 113 mil pessoas. Ela integra um investimento maior, de R$ 58,1 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Ponto Novo, que vai atender às cidades de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Itiúba e Andorinha.

Segundo o gerente da Embasa em Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, neste período de testes serão avaliados todos os trechos de execução do empreendimento, com a realização de ajustes técnicos, caso seja necessário. “Esperamos que tudo ocorra bem durante os testes, para que possamos entregar a obra o mais rápido possível à população”, afirmou. PCS

16 de abril de 2013

Ampliação da oferta de água está em fase de conclusão na região de Serrinha, diz gerente

André Felipe, gerente do escritório local

A conclusão das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água na região de Serrinha, com captação no município de Biritinga, foi anunciada na última quinta-feira (11) pelo gerente do escritório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa/Serrinha), André Felipe Oliveira, na sessão da Câmara de Vereadores de Serrinha. Segundo André, a obra está na etapa final e será entregue pelo governador Jaques Wagner a partir do dia 20. Ele não confirmou a data.

As intervenções para ligar as redes distribuidoras das cidades de Biritinga, Teofilândia, Lamarão, Conceição do Coité, Retirolândia, Barrocas e Serrinha, além de mais 24 localidades, vai aumentar em 50% a oferta de água e melhorar significativamente a distribuição em áreas críticas da região.

O investimento, de R$ 42,1 milhões, financiado pelo BNDES, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), começou em 2010 e, até a conclusão total, é preciso fazer a ligação das redes distribuidoras das cidades que serão atendidas com a estrutura ampliada do sistema. Isso significa que, para realizar cada ligação, é preciso interromper o fornecimento de água pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Serrinha e Conceição do Coité.

Segundo o gerente, isso tem causado irregularidades no fornecimento de água em algumas áreas, principalmente em Conceição do Coité, Serrinha, Barrocas e Retirolândia, por conta das interrupções que precisam ser feitas. “Esse transtorno é temporário e vai possibilitar a melhoria do atendimento. Em casos críticos de desabastecimento por causa das interrupções, a Embasa está atendendo pedidos de carros-pipa feitos junto ao escritório local da empresa”.  PCS

14 de abril de 2013

Idosa de 69 anos é encontrada com faca cravada no pescoço; suspeita é de suicídio


Uma mulher de 69 anos foi encontrada na manhã deste sábado (13) com uma faca cravada no pescoço na Avenida Tiradentes, no bairro do Ginásio, em Serrinha.

A mulher foi encontrada pela filha e levada para a emergência do Hospital Municipal (HM) de Serrinha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com base nas informações da família, a polícia suspeita que a idosa tenha cometido suicídio. Analice Pereira dos Santos, conhecida como “Analice de João Batata”, estava depressiva desde o dia que a irmã dela Antonieta Oliveira de Santana, de 66 anos, se envolveu em um acidente com um ônibus de turistas de Serrinha.

Antonieta era uma das passageiras do ônibus da empresa Líder Tur, placa LXV-0011, que capotou na descida de uma serra na BR-235, próximo ao município de Itabaiana, no estado de Sergipe, no dia 24 de fevereiro deste ano. Ela e um adolescente de 15 anos morreram no acidente e outras 45 ficaram feridas.

De lá para cá, segundo a família, Analice começou a apresentar sinais de depressão. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a morte.

O corpo de Analice foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana e sepultado às 8h deste domingo (14) no Cemitério Paroquial de Serrinha. 

Santaluz: Homem esquizofrênico é suspeito de matar o próprio pai a pauladas


Clerison Leal da Silva, de 34 anos, foi preso suspeito de assassinar a pauladas o próprio pai, Raimundo Barreto da Silva, de 58 anos, em Santaluz, cidade da região do sisal, a 74 km de Serrinha. O crime aconteceu por volta das 20h30min, de sexta-feira (12), na casa da família, na Rua Pedro Evangelista, próximo ao Hospital Municipal.

Familiares informaram que o filho da vítima sofre de esquizofrenia. O caso vai ser investigado pelo delegado Renato Miranda, titular da Delegacia Territorial (DT) de Santaluz. Raimundo Barreto foi encontrado morto na cozinha da casa com um profundo corte na cabeça, provocado provavelmente por um golpe de porrete.

Peu, como é conhecido o suspeito, foi encontrado pelos policiais dentro da casa e conduzido à delegacia onde está custodiado em uma sela isolada. A polícia vai ouvir os vizinhos e familiares da vítima para tentar esclarecer o caso. Clerison, segundo o site Calila Noticias, já havia jurado matar o pai. 


Clerison Leal foi conduzido à delegacia

Foto: CN

'Feliciano quer tirar proveito da situação', diz líder evangélico


'Feliciano quer tirar proveito da situação', diz líder evangélico
Foto: Divulgação
O presidente reeleito da Convenção Geral das Assembleias de Deus, José Wellington Bezerra da Costa, 78, afirmou que o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) "está querendo tirar proveito" da onda de protestos para que ele deixe a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Feliciano faz parte da Convenção, principal entidade da maior denominação evangélica do país, que possui 12,3 milhões de fiéis e 28 deputados federais. "Ele é político, está querendo tirar proveito desse troço. Ele está dando corda na coisa. Bobo ele não é", afirmou Wellington em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O líder religioso lembrou ainda, no entanto, que a entidade dá "respaldo" para Feliciano, que antes da polêmica era pouco conhecido fora dos círculos evangélicos. "Somos muito assediados [por políticos]", disse o pastor, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT): "A candidatura dela é uma nomeação, não precisa nem ir para a eleição". BN

Seca: “Deus me deu, Deus tirou, louvado seja o nome dele”, diz pequeno produtor de Cansanção


Seca: “Deus me deu, Deus tirou, louvado seja o nome dele”, diz pequeno produtor de Cansanção
Foto: Cansanção.Net
Manuel Soares Cordeiro, de 98 anos, mais conhecido como “Seu Nezinho”, perdeu nos últimos meses mais de 150 bovinos da sua fazenda, localizada no município de Cansanção, no nordeste baiano. A região é castigada pelos efeitos devastadores provocados pela pior seca dos últimos 50 anos. "Deus me deu, Deus tirou, louvado seja o nome dele”, disse o pequeno produtor em entrevista ao site Cansanção.Net. A frase é uma referência ao Livro de Jó, do Antigo Testamento. De acordo com Seu Nezinho, um poço artesiano perfurado recentemente mantém vivo o restante dos animais que sobreviveram à escassez, muitos deles já sem força para levantar. Os sobreviventes são sustentados por um rodízio de alimentos que inclui torta de algodão, farelo de trigo, milho e por palha de licurizeiros e mandacaru, duas fontes de alimentação que ainda são encontradas na propriedade.
Bahia Noticias

12 de abril de 2013

José Wellington é reeleito presidente da Assembleia de Deus


O pastor José Wellington foi reeleito presidente da Assembleia de Deus, com 9.003 votos. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (11), em Brasília. Há 22 anos no cargo, Wellington vai chefiar a maior denominação evangélica do país pelos próximos quatro anos.

José Wellington, de São Paulo, disputou a eleição com Samuel Câmara, de Belém do Pará, que disputou o posto pela terceira vez. Ao todo, foram 16.747 votos, sendo 7.407 para Câmara, 162 em branco e 175 nulos Foi a segunda vez, em 12 anos, que a escolha do presidente da Assembleia de Deus aconteceu em Brasília.

A eleição foi realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A convenção geral começou no dia 8 e se encerra nesta sexta (12), prazo máximo para divulgação do resultado da votação. A cerimônia de posse do eleito vai ser realizada ainda no último dia do evento.

A Assembleia de Deus tem cerca de 12 milhões de fiéis e um patrimônio que inclui uma editora, uma fundação educacional, hospitais e creches. Além da eleição, durante o encontro são promovidos estudos bíblicos e cultos, estes últimos aberto ao público em geral.

Marco Feliciano - O pastor da Assembleia de Deus e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano (PSC), fez uma rápida visita ao evento para participar da votação da presidência da igreja. Ele chegou no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade por volta das 12h20 desta quinta.

Feliciano visitou o estande da editora da Assembleia no local e posou para fotos ao lado dos fiéis.

Para o pastor da Assembleia de Deus em Salvador (BA) Miguel Pereira, a convenção geral, que acontece a cada dois anos, é importante para unir os membros, trocar experiências e traçar os rumos da denominação para os próximos anos. "É sempre bom se reunir, encontrar velhos amigos de outros estados e ver a movimentação. A votação é feita de maneira democrática, com liberdade de expressão. É muito bonito ver isso", disse.

Marco Feliciano durante a Convenção Geral das Assembleias de Deus
PCS

11 de abril de 2013

Bahia é o estado nordestino com mais casos de dengue entre janeiro e março


Bahia é o estado nordestino com mais casos de dengue entre janeiro e março
Foto: Divulgação
Balanço divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Saúde aponta que, nos três primeiros meses do ano, a Bahia registrou mais casos de dengue do que a soma das ocorrências nos outros oito estados nordestinos no período. Foram notificados 29,8 mil casos da doença entre 1º de janeiro e 30 de março, o equivalente a 63% dos casos na região e um aumento de 60,5% do registrado no mesmo período de 2012 na Bahia. O Ceará ocupa a segunda colocação no Nordeste, com 7 mil casos nos três primeiros meses de 2013, seguido da Paraíba, com 2,2 mil, e do Rio Grande do Norte, com 2,1 mil ocorrências. A Bahia também é líder na região em incidência de dengue, com cerca de 210 para cada 100 mil habitantes. O número é inferior à média nacional, de 368 casos, e superior à média nordestina, de 87 casos por 100 mil habitantes. Minas Gerais foi o estado brasileiro com o maior número de casos notificados, 152 mil, seguido de São Paulo, com 122 mil, e Goiás com 84 mil ocorrências. Informações do Correio.

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...