29 de junho de 2014

Ex-namorado é suspeito de matar mulher a facadas em Serrinha


Uma jovem, de 24 anos, foi encontrada morta dentro da própria casa, no Conjunto Residencial Vista Alegre, em Serrinha, com diversas perfurações no corpo, provocadas por facadas.

A família da vítima acredita que o ex-namorado dela seja o responsável pelo assassinato. Segundo a polícia, o rapaz suspeito de cometer o crime ainda não foi localizado.

A vítima, Mirlande Santos, foi assassinada dentro de casa na quadra F. Porém, o corpo da jovem foi encontrado pelo pai do filho dela. Segundo informações colhidas pelo Portal Clériston Silva – PCS – o homem foi visitar o filho por volta das 19h quando encontrou a mulher caída em meio a uma poça de sangue na sala da casa e o filho trancado em um dos quartos do imóvel. Ele pediu ajuda aos vizinhos e acionou a polícia.

A família acredita que o ex-namorado de Mirlande Santos, um homem conhecido como ‘Turi da Oficina’, seja o autor do crime. “Eles estavam separados há uns quinze dias, só que ele não aceitava terminar namoro e vivia procurando ela”, conta um parente.

Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha fizeram a pericia no local e encaminharam o corpo para o DPT de Feira de Santana.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial (DT/Serrinh). Segundo a polícia, algumas pessoas, como vizinhos e parentes da vítima, ainda serão ouvidos. Ninguém foi preso até o momento. Portal Clériston Silva


Mulher foi morta dentro de casa no Residencial Vista Alegre, em Serrinha

PM prende dupla com maconha e motos com chassis adulterados em Biritinga

Dois homens foram presos pela Polícia Militar (PM) e duas motos adulteradas que estavam com a dupla foram apreendidas, durante fiscalização na cidade de Biritinga, a 26 km de Serrinha, na manhã desta sexta-feira (27).

No início da tarde, os policiais suspeitaram de dois ocupantes de uma moto e resolveram abordá-los.

Em vistoria nas motocicletas, uma Honda CG 150 e uma YBR YAMAHA, os policiais constataram indícios de adulteração em alguns sinais identificadores dos veículos, motivo pelo qual as motocicletas foram apreendidas e os dois suspeitos Antônio Carlos Santos Batista, conhecido como “Toinho”, e José Milton Santos Birinio, o “Varinha”, presos.

Além das motocicletas, a polícia apreendeu também uma porção de maconha. Ao averiguar a identidade de ambos, os PMs constataram que contra José Milton havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto.

A dupla foi conduzida à Delegacia Territorial (DT) de Serrinha. Portal do Cleriston Silva 

PM prende dupla com maconha motos adulteradas em Biritinga

27 de junho de 2014

Ficha suja: TCE divulga lista de ex-prefeitos de sete municípios do Território do Sisal

candidato inelegivel no parana
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou esta semana ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) a lista de gestores com finanças desaprovadas, com “decisão irrecorrível”, no período de 1º de julho de 2004 a 4 de julho de 2012. Ao todo, são mais de 200 prefeitos, ex-prefeitos, secretários e responsáveis por celebrar contratos com órgãos públicos, entre eles, oito ex-prefeitos de sete municípios do Território do Sisal.
Estão na lista do TCE José Mauro de Oliveira Filho e Heydi Maria Del Mastro de Amorim Cayres Rodrigues (ex-prefeitos de Queimadas); José Eliotério da Silva Zedafó (ex-prefeito de Araci); Izaque Rios Da Costa Junior (ex-prefeito de São Domingos); Ederlino José dos Santos Lima (ex-prefeito de Lamarão); Francisco Pedreira Curcino (ex-prefeito de Biritinga); José Martins Carneiro (ex-prefeito de Ichu) e  Reinaldo Ramos Rios (ex-prefeito de Valente).  De acordo com o TCE, independentemente de pretensões políticas, todos estão impedidos de concorrer nas eleições de outubro deste ano.Veja a lista completa (aqui).
Quem escapou da lista de fichas-sujas do TCE, ainda corre o risco de aparecer – caso haja pendências – nas listas do Tribunal de Contas da União (TCU) e também no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A expectativa é que ambas sejam divulgadas nos próximos dias.(Foto: Divulgação| Informações Notícias de Santaluz) avozdocampo

24 de junho de 2014

Homem perde a mão após soltar rojão em Teofilândia

Está internado na enfermaria do Hospital Geral do Estado (HGE) um homem que perdeu a mão após soltar um rojão na manhã desta segunda-feira (23), véspera de São João, em Teofilândia, cidade que fica a 25 quilômetros de Serrinha.

Segundo informações colhidas pelo PCS, o incidente aconteceu por volta das 5h. A vítima foi identificada como Edson Santana, mais conhecido como “Negão de Guarirá”.

Após o incidente, o homem foi socorrido para o hospital da cidade, de onde foi transferido para o HGE de Salvador, por conta da gravidade dos ferimentos.

O deslocamento para o HGE ocorreu no mesmo dia. O rapaz passa bem.

Cuidados com fogos - O uso de fogos de artifício é intensificado no período dos festejos juninos, por isso o cuidado deve ser redobrado durante o manuseio.

A orientação para evitar acidentes é seguir a recomendação dos fabricantes sobre a faixa etária adequada para cada um e a forma de utilização, não tomar bebida alcóolica enquanto solta fogos, não acender os fogos perto do rosto. Acidentes com fogos podem causar queimaduras, lesão na córnea, cegueira, surdez, amputação de membros e até a morte. Portal do Cleriston Silva 

Incidente ocorreu na manhã desta segunda (22), em Teofilândia

Mãe de professor de capoeira morto em Senhor do Bonfim faz desabafo

Maria Glória da Paz, mãe de Edigar da Silva Passos Paz, que foi assassinado na madrugada desse domingo (22) ao sair da casa dela em Senhor do Bonfim, fez um desabafo emocionado no Facebook na tarde desta segunda-feira (23).

"Aos assassinos do meu filho eu desejo que Deus em sua infinita misericórdia nunca os deixe passar pela DOR que nós estamos passando agora. Que os seus filhos sejam os mais saudáveis, que lhes deem muitas alegrias, que a sua velhice seja tranquila, feliz e sem as marcas que nós ora carregamos. Voces, assassinos do meus filho, que se imaginam "PAPO CABEÇA", nunca saberão o que e ter sonhos interrompidos, não saberão o que é passar trinta anos construindo uma pequena e decente historia, de lutas, superações e respeito a vida do outro, pois, passaram um bom tempo de suas vidas cultuando ódio, planejando e praticando o mal para os outros. Vcs meninos bonitos, de alma triste e encoberta pelo ódio, nunca saberão o que é a dor de uma mãe que acaba de perder um filho, morto numa ação fria e calculada; pois as mães de vcs estão a sentir dor por terem dado a luz á criaturas tão infelizes, doente e tão frias quanto vcs. Que a luz do meu filho se multiplique, que o sangue por ele derramado seja transformado em luz, em vida e em bons sentimentos para todos nós, e que este doloroso acontecimento nos ajude a repensar que sociedade queremos e que homens estamos parindo e somando para a vida!

ESTE É O MEU FILHO MUITO AMADO QUE VCS ASSASSINOS ROUBARAM-LHE A VIDA!  

QUE ESTEJAM SACIADOS!

QUE ESTEJAM FELIZES!

QUE AS SUAS CONSCIÊNCIAS ESTEJAM TRANQUILAS!

QUE DEUS OS CUBRA DE BÊNÇÃOS!

A minha dor é imensa e sinceramente não a desejo para as mães que pariram vcs! Gloria da Paz- Senhor do Bonfim, 23 de junho de 2014", escreveu.

23 de junho de 2014

São João: Segundo dia de festa em Biritinga

circuito-forro-2
Os Meninos de Soró e Banda Zepa: Essas foram as atrações do segundo dia do São João em ritmo de Copa do Mundo em Biritinga. Não faltou diversão para quem foi ao Circuito do Forró neste Domingo (22)

A expectativa era grande para a apresentação da banda local Os Meninos de Soró, sucesso nas redes sociais faz jus à fama, colocou todo mundo pra cantar os grandes sucessos do forró, levantando os forrozeiros. Depois, foi a vez da Banda Zepa fazer seu show, mesclando forró e sertanejo, além do autêntico forró pé-de-serra, fechando a grande noite.


biritinga.ba.gov.br

Idosa com problemas cardiacos morre após susto causado por bomba de São João em Riachão do Jacuípe

O fato aconteceu na noite deste sábado (21), por volta das 19hs no povoado de Vila Aparecida, que fica a 12 km de Riachão do Jacuípe. Segundo informações de uma filha, a idosa vivia em Amélia Rodrigues, onde tinha todos os cuidados necessários, pois a mesma tinha um grave problema cardíaco, veio a residir em 74 a poucos meses com o marido e outro filho.
De acordo com o marido, poucos minutos antes de ir para uma igreja evangélica que ele frequentava, alguém jogou uma bomba do tipo 10 no batente da porta da casa da idosa causando um forte susto na mesma, que no momento se manteve calma, mas cerca de 15 minutos depois começou a passar mal, o marido que já se encontrava na igreja foi avisado e ao retornar à residência, encontrou a idosa vomitando sangue e passando muito mal.
Ela foi encaminhada ao HMRJ (Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe) onde infelizmente já deu entrada sem vida, nada mais pôde ser feito para salvar a idosa. Nossa reportagem não obteve informações nem do nome nem da idade da idosa, devido a movimentação de atendimento do acidente que ocorreu horas antes, a filha que estava em estado de choque não teve condições de falar, pois ao começar narrar os fatos do acontecido, desmaiou.
REPORTAGEM E FOTOS – ALANA ADRIELLE (Bombas – foto da internet).
http://www.alnoticiasichu.com/?p=63024

17 de junho de 2014

Secretários de Agricultura de seis municípios da região do sisal, realizam manifesto contra o não pagamento do Garantia Safra 2012/2013


Secretários de Agricultura de Biritinga, Barrocas, Conceição do Coité, Ichu, Teofilândia e Serrinha, realizaram uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (16), onde formalmente apresentaram discordância em relação ao não pagamento do Garantia-Safra 2012/2013.

Segundo o MDA, esses municípios não tiveram direito ao programa por conta de informações emitidas através de pesquisas onde mostram índices pluviométricos favoráveis a produção, e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) que afirma um ganho de safra nesse período.

Na reunião, os secretários elaboraram um documento para ser entregue à Coordenadora Geral do Garantia-Safra, Dione Maria de Freitas. O Manifesto apresenta contrarrazões referente a decisão interposta pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

O documento que segue assinado pelos secretários Antonio Silva Souza (Biritinga) Ronaldo Queiroz (Barrocas), Antonio Carneiro (Ichu), Renildo de Iranda (Serrinha), Sérgio Carvalho (Teofilândia) e Gilca Carneiro (Conceição do Coité), apresenta anexos ondem comprovam que esses municípios estavam em situação de emergência nesse período, e aderiram inclusive ao crédito emergencial do Banco do Nordeste contemplando mais de 3.500 agricultores familiares, disponibilizando mais de R$ 40 milhões .

Cabe agora, ao setor responsável pelo monitoramento do Garantia-Safra, ter bom senso para compreender a necessidade desse auxílio para os pequenos agricultores que sofrem desde 2012 com os efeitos severos da seca.

Renislon Silva – Blog Biritinga Informa

16 de junho de 2014

Serrinha: Homem é morto a facadas durante briga em bar


A polícia está à procura do suspeito de matar um homem de 23 anos na madrugada deste domingo (15) na zona rural de Serrinha.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o crime aconteceu num bar na localidade conhecida como Macambira e teria motivação passional. Peritos estiveram no local.

Segundo a PM, testemunhas disseram que Silvando Sena de Jesus estava no bar quando discutiu com um cliente, ainda não identificado, que o esfaqueou no ombro esquerdo.

Silvando foi socorrido e levado para o Hospital Municipal, mas não resistiu e morreu. A perícia esteve no local.

As investigações devem ficar sob a responsabilidade do delegado Hidelbrando Alves, titular da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha. Portal Clériston Silva

Nova Soure homenageia São João com quatro dias de festa


De 20/6 (sexta-feira) a 23/6 (segunda-feira), o município de Nova Soure (210 quilômetros de Salvador) faz festa para São João, o profeta enviado por Deus, primo de Jesus Cristo, e considerado o padroeiro da amizade.

Na Praça da Apoteose do Forró, espaço criado para a realização dos festejos no Largo Monsenhor Gaitto, Centro, a área para as barraquinhas de comidas e bebidas juninas está garantida. Bolos tradicionais da época, como de aipim e puba; canjica, pamonha, amendoim, milho cozido e assado; laranja e licores de sabores diversos, principalmente o de jenipapo, fazem parte das iguarias que vão atiçar o paladar de moradores e visitantes.

Em ano de Copa do Mundo, que acontece no Brasil no mês de junho, a decoração assume as cores verde e amarela, com detalhes que lembram o torneio, mesclado com elementos juninos, como balões e bandeirolas. A ornamentação, além de estar em toda a praça, enfeita ainda as ruas principais, que vão dar no circuito da festa.

Os shows musicais estão programados para as 22h, com atrações como Adelmário Coelho, Estakazero e Cacique do Nordeste. Mas antes, a partir das 17h, o espaço é aberto para manifestações populares, como as quadrilhas. Quem estiver na cidade, também pode participar do Jegue Elétrico, uma das tradições juninas locais, que atrai a atenção de todos com suas carroças enfeitadas, tocando um bom forró pelas ruas do município.

Para mais informações sobre o São João em Nova Soure, entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 75-3437-2141. Já as linhas do sistema intermunicipal de transporte podem ser consultadas pelo site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/index.asp.

Programação – a partir das 22h

Adelmário Coelho
Cavalo de Aço
Arreio de Ouro
Estakazero
Sela Vaqueira
Verônica Costa
Cacique do Nordeste
Osvaldinho
Calango Tião
Luciene Melo
Zezinho da Ema
Sutiã Rendado
Bruma Leve

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biritinga obtém registro sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego

No dia 5 de Junho deste ano, foi publicado no Diário Oficial da União o registro sindical da Unidade de Biritinga/Bahia. O registro efetiva o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biritinga junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Uma conquista histórica marcada pela entidade. 

O Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão competente para conceder o Registro Sindical à organização representativa de categoria econômica, profissional ou específica, com o fim precípuo de zelar pela unicidade sindical.
Trata-se de atividade atributiva de personalidade, o que não implica em interferência do Poder Público na organização sindical, mas ato administrativo vinculado, tornando pública a existência da entidade, revestindo-a de personalidade sindical.

9 de junho de 2014

Mulher de 50 anos morre em acidente de moto na BA-233, em Serrinha

Uma mulher morreu e um homem ficou ferido em um acidente de moto por volta das 22h deste domingo (8), na BA-233, entre Serrinha e Biritinga.

Segundo informações colhidas pelo Portal Clériston Silva – PCS - o condutor José de Jesus, que reside no povoado do Recanto, perdeu o controle da moto Yamaha YBR, placa JSB-0757, e caiu. A idade do motociclista não foi revelada.

A dona de casa Maria Coitinho de Almeida, de 50 anos, que estava na garupa da moto, foi encaminhada para o Hospital Municipal de Serrinha (HMS) e, de acordo com informações da Polícia Militar, morreu antes de receber os primeiros socorros.

O condutor também foi levado para o HMS, mas o estado de saúde dele é desconhecido. O corpo de Maria Coitinho foi enterrado na tarde desta segunda-feira (9) no cemitério Paroquial de Serrinha.


Mulher de 50 anos morreu no Hospital Municipal

Fato aconteceu por volta das 22h deste domingo (8), em Serrinha

Condutor perdeu o controle da moto e caiu na BA-233

Do Portal Clériston Silva

Acusado de roubo e formação de quadrilha é preso em Biritinga

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (4), Marcelo Pinho dos Santos, de 30 anos, acusado de roubo e formação de quadrilha.

A prisão aconteceu na cidade de Biritinga, por volta das 16h, quando os investigadores da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), sob o comando do delegado Mozart Cavalcante, abordaram o suspeito dentro de uma oficina mecânica no bairro Água Boa.

Marcelo Pinho teve a prisão preventiva decretada pela juíza da Vara Criminal de Nova Soure.

O delegado Mozart Cavalcante solicita a pessoas que tenham sido vítimas de roubo e reconhecerem Marcelo Pinho como o responsável por outros crimes, que compareçam à sede da 15ª Coorpin.

O acusado foi levado à carceragem local e, em seguida, será transferido para a delegacia de Nova Soure, onde ficará à disposição de Justiça. Portal do Cleriston Silva

Chapa de oposição ao governo participa de encontros em Itaberaba e Alagoinhas


Diante das reclamações sobre a precariedade atual do funcionamento do Hospital Regional Dantas Bião, o pré-candidato oposicionista a governador, Paulo Souto, garantiu que, no caso de eleito, não poupará esforços para ‘restabelecer a qualidade e a dignidade do atendimento deste estabelecimento hospitalar’. “Dessa vez, vamos buscar também implantar os serviços de oncologia e neurocirurgia nesta unidade pública de saúde tão importante para a população de Alagoinhas e toda a região”, disse Souto, ao lado dos prefeitos ACM Neto, de Salvador, e José Ronaldo, de Feira, e dos pré-candidatos Joaci Góes, a vice, e Geddel Vieira Lima, ao senado, além de políticos e lideranças, durante o encontro “Unidos pela Bahia”, realizado no final da tarde deste sábado (07), em Alagoinhas.

“O Hospital Dantas Bião é mais um exemplo do descaso do atual governo com as necessidades básicas dos baianos”, observou Paulo Souto. Para ele, a gestão petista virou as costas para a população. “Várias prefeituras estão sem receber remédios de alto custo para distribuir com quem precisa, conforme determina a Justiça”.

De acordo com Souto, hoje, quando as pessoas precisam desses medicamentos, em vez de procurarem a Secretaria de Saúde, recorrem ao Ministério Público ou à Defensoria para que o governo cumpra a sua responsabilidade. “Isso é uma desumanidade com quem mais necessita da atenção dos governantes”. Na avaliação de Paulo Souto, a requalificação dos serviços públicos precisa ser imediata. “Essa foi a mensagem das manifestações de 2013. Um homem público sério, capaz de efetivar mudanças, não pode deixar de escutar”.

Chuvas deixam quatro mortos e 472 desabrigados no Paraná

Chuvas deixam quatro mortos e 472 desabrigados no Paraná
Foto: Paula Batista/Arquivo pessoal
Os transtornos causados pelas chuvas no Paraná desde sábado (7) deixaram quatro mortos, várias rodovias interditadas e afetaram mais de 38 mil pessoas, segundo último boletim divulgado pela Defesa Civil no estado. A população sofre com alagamentos, destelhamentos, falta de energia elétrica e água. Mais de cinco mil tiveram as casas danificadas e 472 pessoas, desabrigadas. Ao todo, 38 municípios foram afetados. Curitiba foi a cidade mais atingida pelas chuvas, com 1,5 mil pessoas também está em alerta desde sábado. Na capital, setenta moradores não tiveram como retornar para casa e permanecem em abrigos.

5 de junho de 2014

Menor de 11 anos mata tio com tiro de espingarda na zona rural de Araci

4c3642cd5d9ae3776d011d04929db801-300x225Um menor de 11 anos matou seu tio na noite desta última terça-feira (3), na localidade de Perpetua, zona rural do município de Araci. O ocorrido aconteceu por volta das 21h.

De acordo com informações, os dois iniciaram uma discussão e o menor conseguiu pegar uma espingarda e atirar contra seu tio. O rapaz de 26 anos, foi ferido no peito e ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Araci, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade.


O corpo da vítima foi encaminhado para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Feira de Santana, onde será realizado a perícia e logo em seguida liberado para o sepultamento. Ninguém sabe dar detalhes do caso. 

2 de junho de 2014

Bahia é o estado com pior desenvolvimento, aponta pesquisa


Os números são bastantes positivos: em um ano, 76% das cidades da Bahia melhoraram em saúde, educação e emprego. A alta no desenvolvimento foi puxada principalmente pelo aumento do número de professores com curso superior e avanços no acompanhamento de gestantes.

Ainda assim, a Bahia ainda tem muito a percorrer: entre as 500 piores cidades do país, 182 (43%) são do estado, sendo que entre as dez últimas do ranking estão Caatiba (7ª) e Novo Triunfo (8ª).

Os dados fazem parte do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), uma pesquisa realizada anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Em sua sétima edição, a IFDM tem como base os dados de 2011. Também nesse ano a pesquisa mudou sua metodologia para aproximá-la de estudos de mesmo teor desenvolvidos pelo mundo.

Para desenvolver as estatísticas, a Firjan utiliza informações fornecidas pelos Ministérios da Fazenda, Saúde e Educação, que repassam os dados de cada prefeitura. Por isso a pesquisa alcança todos os 5.565 municípios brasileiros.




Resultados - Para avaliar se uma cidade cresceu, melhorou ou piorou de um ano para outro, a Firjan analisa três áreas: saúde, educação e emprego e renda.

O índice varia em uma escala de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo do 1, maior o desenvolvimento, que é dividido em quatro classificações. De 0,0 a 0,4 é baixo. De 0,4 a 0,6 é regular. Entre 0,6 e 0,8 é moderado e, entre 0,8 e 1 é alto.

Na Bahia, o desenvolvimento regular em 2011 foi 3% a mais que no ano anterior. O número de cidades com baixo avanço caiu de 19,4% para 11% e o crescimento moderado subiu de 6,5% para 10,1%. A má notícia é que não há nenhuma cidade do estado com desenvolvimento alto.

Emprego e renda - Para saber como anda o mercado de trabalho em uma cidade, a Firjan analisa quantos empregos formais foram gerados, o aproveitamento da mão de obra local, a geração de renda, os salários médios e a desigualdade.

As cidades baianas que apresentaram os melhores resultados em 2011, com nota superior a 0,8, foram Camaçari, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães e Simões Filho, com destaque para Ibirapuã, que saltou do 30º lugar para a sexta posição no ranking de maiores IFDMs do estado.

“A chegada da agroindústria do laticínio e de usinas de álcool aumentou a oferta de empregos. Outro elemento que colaborou foi a ampliação do acesso à educação com a chegada de faculdades na região, facilitado pelo Prouni e Fies”, conta Renata Barros, chefe de gabinete de prefeitura de Ibirapuã.

Por outro lado, Feira de Santana apresentou queda expressiva, de 3º para 10º lugar. Já a cidade com pior desenvolvimento em geração de emprego e renda da Bahia é Rio de Contas (na Chapada Diamantina), com 0,1635 de nota. Em uma visão mais ampla, A Bahia sofreu com o desaquecimento da economia do país, e o reflexo foi uma diminuição de geração de emprego de 50,5%.

Saúde - Na área de saúde, Salinas da Margarida é a única com alto desenvolvimento no estado: 0,8043. “Agora tem ‘meio mundo’ de médico no hospital. Tem dermatologista, ginecologista, tem até médico de varizes, e antes não era assim. Não dá mesmo para reclamar porque em Salvador é bem pior”, diz Eliana Silva, que há 22 anos saiu da capital e hoje trabalha em uma pousada na cidade.

Em 2011, 71,9% dos municípios registraram crescimento nesse setor. O aumento de consultas pré-natais por nascidos vivos foi ainda maior, de 81,3%.

Várzea do Poço, na região de Jacobina, é o município que mais evoluiu entre 2010 e 2011: 42,1%, impulsionada pela alta na saúde. “Com a chegada de profissionais do Mais Médico e unidades de atendimento básico, melhorou muito.

De resto, continua tudo ruim. Tanto que a cidade tem 50 anos e a população não sai dos 8 mil habitantes, porque os jovens, assim que se formam, vão buscar emprego em outro lugar”, diz José Santos de Oliveira, conselheiro tutelar.

A cidade com pior índice de saúde é Itambé, no Sudoeste. “A Santa Casa de Misericórdia vive em dificuldades, com falta de profissionais. O próprio diretor precisa dar plantão”, conta Reginaldo Spinola, dono de um blog de notícias da região.

Educação - Na Bahia, a educação foi área que mais evoluiu em relação a 2010. Das 417 cidades baianas, 87,3% mostraram índices melhores, impulsionadas, principalmente, pelo aumento do percentual de professores com ensino superior, que cresceu 82%.

Mesmo assim, apenas 24,5% apresentaram desenvolvimento moderado, enquanto 71,2% ainda têm desenvolvimento regular e 28,3% com baixo desenvolvimento. Nenhuma cidade registrou desenvolvimento alto no IFDM 2014.

O município com melhor índice é Amélia Rodrigues, na Região Metropolitana de Feira de Santana - com a maior nota desde a criação do IFDM, 0,7481.

Na outra ponta aparece Caatiba, no Sudoeste, com índice em 0,2788. A Secretaria da Educação do munícipio, no entanto, afirma que a cidade “não está em mil maravilhas”, mas que tem resultados melhores que de cidades vizinhas, com salas de informática e número adequado de alunos por turma.

“Seriam necessários 13 anos de estagnação dos estados do Sul e Sudeste para que a Bahia alcançasse os índices registrados por eles”, diz Jonathas Goulart, pesquisador da Firjan. O jeito, então, é correr.

Demonstrativo de arrecadação dos municípios no mês de maio

Veja os valores transferidos pelo Governo Federal aos municípios da Região do Sisal e Bacia do Jacuípe, inclusive adicionais e acréscimos legais, no período de 01/05/14 a 31/05/14  

Biritinga – R$ 2.782.890,64Serrinha – R$ 9.503.215,24
Monte Santo – R$ 7.572.489,30
Itiúba – R$ 5.228.026,52
Nordestina – R$ 2.303.037,31
Cansanção – R$ 5.255.748,15
Queimadas – R$ 4.029.505,00
Santaluz – R$ 5.033.095,50
Valente – R$ 3.325.856,82
Retirolândia – R$ 1.846.878,34
Nova Fátima – R$ 1.383.093,69
São Domingos – R$ 1.487.761,47
Conceição do Coité – R$ 6.779.464,27
Ichu – R$ 1.300.314,09
Candeal – R$ 1.420.307,26
Riachão do Jacuípe – R$ 3.882.042,52
Gavião – R$ 1.254.171,70
Capela do Alto Alegre – R$ 1.940.501,46
Pé de Serra - R$ 2.289.188,25
Serra Preta - R$ 2.519.032,95
Feira de Santana – R$ 39.822.318,93
Tanquinho – R$ 1.218.590,42
Santa Bárbara – R$ 2.878.912,92
Irará – R$ 4.087.179,80
Água Fria – R$ 2.801.528,54
Lamarão – R$ 1.508.250,36
Sátiro Dias - R$ 3.279.635,31
Barrocas - R$ 3.008.253,59
Teofilândia – R$ 3.896.585,89
Euclides da Cunha – R$ 7.305.482,63
Araci – R$ 8.076.420,69
Tucano – R$ 7.153.222,48
Quijingue – R$ 4.409.144,35
Cipó – R$ 2.641.055,70
Nova Soure – R$ 3.846.993,66

1 de junho de 2014

Pré-candidato à Deputado Estadual, Gika Lopes recebe apoio de lideranças políticas de Biritinga

Em reunião no sábado (30/05), lideranças políticas de Biritinga declararam apoio ao pré-candidato a Deputado Estadual, Gika Lopes. Dentre elas, Jorge do Portal, Vereador pelo PT em Biritinga; Cosminho de Aristóteles, Vereador pelo PHS em Biritinga; Além de presidentes de Associações, dentre outras pessoas que estiveram presente no evento. 

Gika é vice-prefeito de Serrinha pelo PT. 







Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...