31 de outubro de 2015

Yamana Gold realiza terceira etapa do 'Seminário de Parcerias 2015' em Biritinga


Nesta sexta-feira (30), a representante da Mineradora Fazenda Brasileiro (Yamana Gold), Karine Barreto, recebeu projetos de diversas associações comunitárias, entidades da sociedade civil e órgãos municipais, durante toda manhã. Essa é a terceira etapa do Seminário de Parcerias 2015, programa de incentivo ao desenvolvimento e social do município de Biritinga. 

Karine Barreto, esclareceu para nossa equipe a importância do projeto, e ressaltou que essa é uma atividade que acontece anualmente, no mês de Agosto. A Yamana apoia iniciativas em locais onde atua. Biritinga, Barrocas e Teofilândia fazem parte do programa. 

A  Yamana Gold, dentro da sua política de responsabilidade social, realiza projetos de apoio às comunidades onde mantém unidades mineradoras em funcionamento, buscando integrar-se com a comunidade e proporcionar reais benefícios à população. São exemplos destes projetos o Programa Portas Abertas, que proporciona aos familiares dos funcionários visitas às unidades mineradoras; o Programa Integrar, que busca realizar ações que tragam melhoria na qualidade de vida das comunidades; o Programa Gestão Educacional, que traz novas formas de gestão para escolas municipais de ensino fundamental; o apoio à Cultura, com os Programas Estradafora, Ecoteca e Cineco e, finalmente o Programa Seminário de Parcerias.

Segundo Karine Barreto, gerente de comunidade da Mineradora, a Yamana entra com 85% dos recursos e a entidade beneficiada com 15%, que pode ser através de recursos próprios ou mesmo de parcerias com outras entidades (trabalho voluntário, recursos financeiros, doações de matérias ou serviços).

Karine esclareceu ainda que podem participar instituições filantrópicas e de assistência social, ONGs, entidades dos poderes constituídos (executivo, legislativo e judiciário), instituições religiosas, clubes de serviço, associação de moradores, associações de classes e associações e cooperativas de agentes econômicos.

Para ver as condições completas e as regras para participar do Seminário de Parcerias, observe no link abaixo o regulamento enviado pela Mineradora Fazenda Brasileiro.

30 de outubro de 2015

Andorinha: Prefeito segue tendência e reduz salário em 20%


O prefeito de Andorinha, no Piemonte Norte do Itapicuru, a 245 km de Serrinha, José Rodrigues Guimarães Filho, o Zé Branco (PP), anunciou um corte de 20% no próprio salário. A redução no mesmo percentual vale também para a vice-prefeita, secretários e o procurador do município.

Segundo o gestor, a medida visa controlar o orçamento e conter despesas do município, a fim de que o exercício financeiro de 2015 seja fechado de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A legislação limita as despesas de pessoal em 54% da receita da folha de pagamento. “Os repasses que o município recebe continuam caindo drasticamente. Foi preferível cortar os nossos salários e tomar algumas outras medidas, do que anunciar cortes dos nossos servidores”, disse.

29 de outubro de 2015

Motociclista cai ao bater em caminhão e morre atropelado por van na BR-116, em Serrinha

Um homem identificado como Edvaldo Santos da Silva morreu na noite desta quarta-feira (28), na BR-116, trecho entre Serrinha e Teofilândia, após ser atropelado por uma van, segundo testemunhas. O acidente aconteceu por volta das 19h20m, nas proximidades da Cajazeira.

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, o homem pilotava uma moto Honda, de placa JSS-7587, no sentido Serrinha-Teofilândia e teria batido no fundo de um caminhão que estava à frente dele, logo em seguida ele se desequilibrou e caiu do outro lado da rodovia. Com isso, uma van que vinha no sentido contrário atropelou a vítima.

Ainda de acordo com testemunhas, o homem foi arrastado por cerca de 10 metros e morreu no local. A moto ficou destruída. A van, segundo fontes do PCS, transportava alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEPS). Os passageiros da van não se feriram.

"Toquinha", como era conhecido o rapaz, morava no povoado de Barreiro, em Biritinga. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. (Atualizada às 07h15) PCS

Motociclista foi atropelado por van após bater em caminhão e cair na pista

Acidente aconteceu na BR-116, trecho entre Serrinha e Teofilândia

Vítima foi arrastada por cerca de 10 metros e morreu no local; moto ficou destruída

26 de outubro de 2015

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE BARROCAS É DIVULGADO

A publicação do Diário Oficial da Prefeitura de Barrocas Bahia desta segunda-feira (26) torna público Edital normativo para realização do Concurso Público Municipal para seleção e provimento de vagas do quadro geral de servidores do Município, em caráter efetivo.
O concurso será realizado, organizado e executado pela CONSULTTE PROJETOS E ASSESSORIA LTDA - ME, com registro CRA/BA sob o Nº 02516 (endereço eletrônico: consultte@consultte.com.br), cabendo à Prefeitura Municipal de Barrocas a coordenação administrativa e fiscalização, através da Comissão Fiscalizadora, nomeada pela portaria municipal Nº 065, de 15 de setembro de 2015.
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet: Das 00h00min do dia 03 de Novembro de 2015 ATÉ às 23h59min do dia 18 de Novembro de 2015, no site da organizadora www.consulteconcursos.com.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.
As provas serão realizadas no Município de Barrocas / BA e ocorrerá em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos e no diário oficial do Município e através da internet no endereço eletrônico da empresa Consulte Concursos. Vagas para 81 cargos serão preenchidas através do concurso, são 180 novos profissionais de ensino fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 788,00 a R$ 8.550,00, em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
Os valores das inscrições vão de 50,00 (cinquenta) a 120,00 (cento e vinte) reais a depender do cargo almejado.
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº 001/2015 - ABERTURA
A Prefeitura Municipal de BARROCAS, Estado da Bahia, juntamente com a Comissão Fiscalizadora do CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor TORNA PÚBLICO o Edital NORMATIVO para realização do CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL de Provas e Provas de Títulos para seleção e provimento de vagas do quadro geral de servidores do Município, em caráter efetivo, com base no presente Edital, nos dispositivos da Lei Orgânica Municipal, notadamente as Leis nº01 de 11 de Janeiro de 2001, nº111 de 18 de setembro de 2007 e nº314 de 28 de Agosto de 2015, vigentes e da Constituição Federal art. 37, IX, da CF/88 e Lei Federal 8.666, de 1993, em seu texto consolidado pela Lei Federal de nº 8.883, de 1994, que dão respaldo legal e normatizam as regras estabelecidas neste Edital.
Clique aqui e acesse o Edital na integra.

24 de outubro de 2015

Reni do blog é nomeado ao cargo de Coordenador da 29º CIRETRAN (Biritinga)


O Governo do Estado da Bahia, publicou neste sábado, através do Diário Oficial, a nomeação de Renilson Avelino da Silva, ao cargo de Coordenador do CIRETRAN-Biritinga. O cargo de confiança é uma conquista do mandato do Vereador Jorge do Portal, do Deputado Gika Lopes, dos companheiros Amicés, Vereador Roberto de Jesus, a equipe do PT em Biritinga, formado (também) pelos companheiros José Roberto, Budica, Jackson, Robson, Flávia Cardoso, Jucelino do Quipé, e tantos outros. Me esforçarei o máximo para contribuir de forma eficaz, e acreditando sempre que #JuntosSomosMais

Meu objetivo é poder desenvolver o trabalho que já vinha sendo feito pelo funcionário José Edvan, superando as dificuldades existentes e dando o máximo possível para que o CIRETRAN se estabeleça no âmbito de nosso município.

Renilson Silva 



22 de outubro de 2015

Comerciante morre após colisão entre moto e caminhão em Coité

Um comerciante morreu em um acidente envolveu uma moto e um caminhão, na manhã desta quinta-feira (22), que aconteceu na BA-409, em Conceição do Coité, na região do sisal. De acordo com informações do site Calila Noticias, a colisão ocorreu no KM-33 da rodovia, por volta das 10h.

Segundo a publicação, Pedro Alberto Freitas dos Santos, de 40 anos, conhecido como “Peu do frigorífico”, estava trafegando em uma motocicleta Suzuki, de cor preta, quando se chocou contra a lateral do caminhão pipa, placa GSV-7731. 

O comerciante não resistiu aos ferimentos ocasionados pela colisão e acabou morrendo no local do acidente. Já o garupa, identificado apenas como Aroldo, conseguiu ser retirado do local com vida e foi levado ao pronto-socorro do Hospital Regional. Não há informações sobre o estado de saúde dele. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos.

A polícia não confirmou as causas do acidente, mas a suspeita é que um dos condutores tenha tentado desviar de buracos na via, provocando a colisão. 

Ainda segundo o site, Pedro Alberto era proprietário de um frigorífico no bairro Cidade Jardim, em Conceição do Coité. O corpo dele foi encaminhado ao DPT de Feira de Santana. A ocorrência foi registrada na delegacia local. As informações e foto são do Calila Noticias.

Polícia suspeita é que um dos condutores tenha tentado desviar de buracos na via

Moto da vítima se chocou contra a lateral do caminhão

Colisão ocorreu na altura do km 33, da BA-409, em Conceição do Coité

Mãe recebe pedido de perdão e abraça suspeitos de assassinar o filho; veja vídeo

Dois suspeitos de assassinato foram apresentados nesta quarta-feira (21) em Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do Espírito Santo, e confessaram ter matado Magno Fonseca Leite, de 25 anos, em uma tentativa de assalto. Durante a apresentação na delegacia, a mãe da vítima recebeu o pedido de perdão dos acusados e abraçou a dupla.
"Tive pena. Na hora sentia que meu filho estava comigo. Tirei um peso das minhas costas, não negaria um abraço. Estou aliviada em ter falado com eles sobre Deus. Agora vou poder seguir em frente, continuar minha vida", disse Cleonice Fonseca Leite.
Após conversa, mãe aceitou pedido de perdão dos suspeitos
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O encontro aconteceu depois que Cleonice pediu à polícia para conhecer os suspeitos. Familiares de Magno estiveram na delegacia e conversaram com os criminosos, um deles afirmou que estava drogado no dia do crime.
"Eu sempre quis conhecer as pessoas que mataram meu filho, então pedi a polícia que me deixasse vê-los. Muita gente falou que eu fui louca em abraçar os assassinos, mas meu filho morreu e não vai voltar. Ele faria o que eu fiz. Eu fiz o que meu coração mandou", afirmou Cleonice.
CrimeMagno Fonseca Leite foi morto no dia 15 de março de 2015. Ele foi socorrido depois de colidir a moto em que estava com um carro. Ao chegar no hospital os médicos descobriram que ele havia sido atingido por três tiros. Durante as investigações, a polícia descobriu que ele tinha sido abordado por Walafis Oliveira dos Santos, e Vinicius Guamiel Vargas, 26 anos, em uma tentativa de assalto. 


http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/mae-recebe-pedido-de-perdao-e-abraca-suspeitos-de-assassinar-o-filho-veja/?cHash=7ed485c2196c607b734306fbf198df53

21 de outubro de 2015

Vereador Cosmenilton ‘se arrepende’ e pede para voltar ao cargo de 1º Secretário

Mais uma sessão conturbada na ‘casa da cidadania’ em Biritinga. Dessa vez, o vereador Cosmenilton Oliveira, que renunciou ao cargo de 1º secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Biritinga, no dia 28 de Setembro de 2015, pediu perdão, e solicitou a reintegração ao cargo. O vereador Roberto de Jesus, que seria candidato ao posto, ficou surpreso com o 'desalinho', e indignado com a forma como os fatos se desenrolaram. Roberto e Jorge pediram licença e saíram antes do término da sessão. A gente tem que levar essa casa de maneira mais séria. A gente percebe que existe uma imaturidade. Afirmou o vereador Jorge.


Na noite desta terça-feira (20), a sessão da Câmara de Vereadores de Biritinga foi marcada por um ato inusitado. O Vereador Cosmenilton Oliveira protagonizou mais uma supresa e desencadeou mais uma polêmica. Cosminho, que renunciou ao cargo de 1º Secretário da atual diretoria, voltou atrás, se retratando: Cosmenilton esclareceu que referente as parcelas de seu empréstimo, que estariam em atraso, se tratam de duas parcelas do ano de 2014, da gestão do ex-presidente da Câmara de Vereadores. Que, segundo o edil, será convocado junto ao contador para 'resolver' o problema. Ressaltando que, não foi culpa do atual presidente, Adilson Anjos, que disse ter perdoado o vereador.

Porém, para os vereadores Jorge do Portal e Roberto de Jesus, a atitude do vereador Cosminho foi inadmissível, sobretudo como se uma renúncia fosse algo ‘comum’ e pudesse ser revogada de maneira simples. Os vereadores de oposição acreditam que atitudes como essas desmoralizam a Câmara de Vereadores de Biritinga. 

Após discussões sobre a legalidade da revogação da renúncia, o vereador Roberto de Jesus se colocou como candidato ao cargo de 1º Secretário, porém após esclarecimentos da assessoria jurídica do legislativo municipal, e pela falta de legislação para o ocorrido, o presidente colocou em votação a aceitação da retratação do vereador Cosmenilton, que foi aprovada pelos vereadores Antonio (Bode), Clodoaldo, Milton Almeida, Margarida de Celso, e pelo presidente, Adilson Anjos. O vereador Luiz Mário se absteve do voto, e os vereadores Roberto de Jesus e Jorge do Portal votaram contra.

Vereador Roberto de Jesus
“Eu vou defender o nome do companheiro Roberto, justamente porque essa casa aqui não pode ser contrariada. Isso aqui não é uma brincadeira, onde as pessoas renunciam e depois quer voltar.” disse o vereador Jorge.

A assessoria jurídica classificou como ‘caso inusitado’. "É tão inusitado, que, sequer existe uma previsão expressa no regimento interno, versando sobre isso. A eleição suplementar para preenchimento da vaga do Vereador Cosmenilton, deveria ter sido feita na sessão subsequente. E nos foi noticiado, que já houve uma sessão após o pedido de renúncia." disse um dos advogados. 

Com a maioria dos votos, ficou aprovado a retratação, e volta ao cargo de 1º secretário, do Vereador Cosminho. Os vereadores Jorge do Portal e Roberto de Jesus prometeram entrar com recurso, e caso seja indeferido, será impetrado uma ação judicial para contestar a decisão da casa. 

O Vereador Jorge disse ainda que reafirma seu apoio a liberdade de expressão, garantida na Constituição Federal, através do Coletivo Juventude Ativa, ao canal ‘Juventudo Informa’, que é apresentado pelos jovens Rodrigo, Anderson, Raiane e Valdomiro, através da plataforma de vídeos, Youtube, e aos blogs que divulgam informações a toda população. 

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa

18 de outubro de 2015

Pesquisa mostra Biritinga está entre as 100 piores cidades do Brasil, para se viver

Biritinga é uma cidade linda, e eu confesso que amo muito minha terra. Porém, é preciso enxergar que, são irrefutáveis as informações que demostram Biritinga entre as 100 piores cidades do país para se viver, com base em dados do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Essa pesquisa foi publicada originalmente através do site mdig.com.br, e postada no blog Biritinga Informa em Novembro de 2014.

Qualquer pessoa pode acessar o site do PNUD-Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e também  verá o Ranking de Desenvolvimento Humano Municipal, que mostra Biritinga em 5339º lugar, entre os  5565 municípios listados. E com a nota 0,538, que é considerada BAIXA. 

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Biritinga, suas mazelas e potencialidades:



Nenhuma cidade é totalmente boa, agradável e desenvolvida, ou totalmente miserável e atrasada. Essa é uma dualidade incompatível com qualquer parâmetro comparativo. Todos os municípios tem seus problemas, suas mazelas, mas também tem suas potencialidades, e seus próprios ‘desenvolvimentos’. Relativizar o desenvolvimento municipal, baseando-se em outras cidades, de regiões e características diferentes, seria um grave erro. Não é isso que a FIRJAN, ou outras instituições fazem, quando define suas estratégias de pesquisas. (Para saber mais sobre a metodologia utilizada, disponibilizo todos os links no final do texto). 

Biritinga é uma cidade com potenciais importantes, porém, muito pouco explorado em detrimento dos próprios munícipes. Um exemplo disso é nossa água. Uma cidade que é rica hidrograficamente, distribui (gratuitamente) o líquido precioso para cidades próximas, não pode contrastar com a realidade de agricultores sem água em suas propriedades, e digo mais, sem sistemas de irrigação, que poderia ser uma eficaz ferramenta de alavancar a economia municipal, que baseia-se na agricultura familiar. Dar autonomia aos agricultores, para que cada vez mais, eles dependam menos da Prefeitura, com relação a empregos, é algo que põe em risco o projeto de poder político que muitas vezes tenho visto, escancaradamente aqui.

O cerne do problema está no sistema político habitual e “comum”.  A população já se acostumou com a falsa ideia de que política é sinônimo de roubalheira e corrupção, e por esse motivo, é visível a desesperança no olhar de cada um. Corrupção, é, também, segundo o dicionário: Alteração das propriedades originais de alguma coisa. Exatamente onde quero chegar. A política não é corrupta, as pessoas sim. Nós, muitas vezes temos sido corruptos, e sequer percebemos. Esse olhar diferente sobre o tema, nos coloca numa mesma linha - Cidadãos-eleitores, e cidadãos-eleitos. Todos expostos a práticas da corrupção, como uma condição da natureza humana. 

Porem,... não podemos nos acostumar JAMAIS com essa situação, a ponto de compreender que não existe solução. Como disse anteriormente, a raiz do problema, (não particular), é a corrupção, não a política. 

SUPERAÇÃO

A nossa Velha Manga pode superar essa cultura de politicagem, através da politização da população. Isto é: quando todo cidadão biritinguense tiver a plena ciência de seus direitos sociais, civis e políticos, certamente que teremos uma sociedade muito mais participativa, e consequentemente, menos ‘espertinhos’ no poder. E quando me refiro a ‘sociedade participativa’ direciono esse profundo desejo, a todo e qualquer cidadão, entidade sociaial, e igreja.

O projeto de poder, (que vejo elaborar-se todos os anos que antecedem as eleições municipais), precisam dar lugar a uma política plena, com mais ideias, com mais criatividade. A situação atual já é insuportável, e inadimissível, diante de todas as demandas de nossa cidade. Não podemos mais, tolerar essa maneira de fazer política, instrumentalizando a máquina pública com centenas de cargos comissionados, com diversas secretarias ineficientes, como forma de retribuir o apoio político. 

O candidato que vence uma eleição através de manobras das massas, ou pelo assistencialismo, certamente será um agente político inútil, ou mesquinho, como uma consequência natural de sua dissimulação, e das falsas promessas eleitoreiras. 

“Qualquer pessoa que precise ‘pegar dinheiro emprestado de agiotas’ ou que faz grandes ‘orçamentos’ para galgar uma cadeira do legislativo, ou o posto de gestor municipal, é por que têm planos de lucrar muito mais com a verba pública. Esse tipo de pessoa é natural (aqui, mas não somente aqui), e é justamente esse tipo de ‘sistema político’ que resulta no jovem desempregado, na marginalização, no empobrecimento cultural, na economia fragilizada e reduzida, e tantos outros problemas.”

Finalizo com uma mensagem para todos nós, para que juntos, possemos buscar e fazer acontecer em nossa cidade, o que de fato precisa: um real desenvolvimento. Continuo com a mesma Fé, que dias melhores virão, em que Biritinga será uma cidade-modelo, de participação popular, de política justa, de igualdade, de justiça, e com PLENA LIBERDADE, com PLENA DEMOCRACIA. E com a certeza, que a utopia de uma cidade melhor jamais morrerá, mas, se concretizará a cada dia!

Renilson Silva  - Blog Biritinga Informa

Links:

PNUD
http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-Municipios-2010.aspx

FIRJAN
http://www.firjan.com.br/

Post do blog Biritinga Informa (2014)
http://renilsonsilva01.blogspot.com.br/2014/11/biritinga-esta-entre-as-100-piores.html

Caravana do Detran orienta agentes de Serrinha sobre conduta em blitz


Na quinta-feira (15), a equipe da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) orientou policiais militares e agentes municipais de trânsito, na cidade de Serrinha, sobre o preenchimento correto de autos de infração e o uso do bafômetro nas operações de fiscalização. “Como temos ampliado as blitzes de alcoolemia em todo o estado, é importante passar essas informações aos agentes públicos parceiros do Detran”, disse o coordenador da equipe, Lázaro Brito.

Em blitz realizada na avenida Mário Andreazza, 165 veículos foram abordados, 17 apreendidos e 30 autos de infração lavrados. O aposentado José Raimundo Silva foi autuado e teve o veículo aprendido por estar sem o lacre da placa. "Nunca imaginei que o meu carro estivesse sem o lacre. Vou procurar regularizar a situação, o mais breve possível, porque a gente tem que andar certo", declarou.

O Detran realizou também ações educativas para 140 alunos das escolas municipais Dalva Negreiros e Rubens Nogueira, que aprenderam noções de trânsito em atividades lúdicas. "A cada novo encontro com as crianças no interior do estado, ficamos mais motivados para esse trabalho de implantar a cultura da conscientização no trânsito desde a infância", ressaltou a pedagoga Lise Gama.


Portal Cleriston Silva

Justiça proíbe exigência da CNH para 'cinquentinhas' em todo o Brasil

A Justiça Federal de Pernambuco, através da juíza Nilcéia Maria Babosa Maggi, concedeu na quinta-feira (15) liminar favorável à Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc), em que proíbe a exigência, em todo o território nacional, do uso de habilitação por parte dos usuários deste meio de transporte, também conhecidos como 'cinquentinhas'.

A Ação Civil Pública foi ajuizada na 5ª Vara Federal. No processo, a associação defende a inadequação da aplicabilidade prática da Resolução nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que iguala a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A, sendo que o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diferencia ciclomotores de motocicletas e automóveis.

Outro argumento utilizado é a inexistência no mercado de cursos preparatórios, teóricos e práticos, para formação específica de condutores de veículos ciclomotores, de modo que os usuários estão impossibilitados de obter a ACC, sendo obrigados a apresentar a habilitação.

Assim, a liminar prevê que a União suspenda, no prazo de 48 horas, a contar da intimação da decisão, a obrigatoriedade da habilitação, conferindo aos usuários o direito de conduzir ciclomotores até que seja devidamente regulamentada a ACC.

No dia 31 de julho deste ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou uma portaria tirando das prefeituras a reponsabilidade de emplacar as cinquentinhas. De acordo com a resolução, esses veículos já deverão sair das lojas emplacados, uma vez que passariam a ser considerados como qualquer outro veículo automotor.

De acordo com o diretor geral do Departamento de Trânsito da Bahia, Maurício Barcelar, o uso do capacete e o porte da Carteira Nacional de Habilitação também continuariam sendo exigidos.

16 de outubro de 2015

Caravana do Detran realiza blitz de alcoolemia e ações educativas em Serrinha


Conhecida como a porta de entrada do sertão baiano, Serrinha, localizada na região do sisal, é o 23º município a receber a Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que realiza ações educativas e de fiscalização.

Na quarta-feira (14), cerca de 250 alunos das escolas municipais Dermeval Oliveira, na zona rural da cidade, e Carlos Augusto Vilalva Negreiros Falcão, no Centro, aprenderam noções de segurança no tráfego. O estudante Gabriel Santos Freitas, 9 anos, falou sobre a triste experiência de ter sido vítima de uma imprudência grave no trânsito. “Fui vítima de um atropelamento, que me deixou paraplégico. O sinal fechou, fui atravessar e, para o meu azar, o carro não parou. Se o motorista tivesse prestado mais atenção, isso não teria acontecido”, desabafou.

A história comovente de Gabriel foi o ponto de partida da palestra da pedagoga do Detran, Lise Gama, que destacou a importância de preparar cidadãos conscientes para o trânsito. “Vocês são multiplicadores de boas ações e futuros condutores. Por isso, estamos aqui, para que aprendam noções de cidadania e bom comportamento no trânsito desde cedo”, disse.

À noite, em blitz de alcoolemia realizada com o apoio da Polícia Militar, da Secretaria de Transportes do Município e da Guarda Municipal, na praça Morena Bela, a equipe do Detran abordou 225 veículos e apreendeu quatro. Nenhum condutor foi flagrado no teste do bafômetro.

O comerciante Alan Moreira elogiou a iniciativa do Detran em Serrinha."Quando o cidadão sabe que está acontecendo fiscalização, ele procura regularizar toda a documentação. A importância da blitz é inibir irregularidades, o que resulta na segurança da população", declarou.

Portal Cleriston Silva

Justiça de São Paulo libera fornecimento de droga ‘cura do câncer’ não testada em humanos

Justiça de São Paulo libera fornecimento de droga ‘cura do câncer’ não testada em humanos
Fosfoetanolamina sintética | Foto: Reprodução
Com a decisão da Justiça de permitir o fornecimento de uma substância que supostamente trata inúmeros tipos de câncer, mas não testado em humanos, o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, se tornou destino de uma peregrinação de pacientes em busca da substância fosfoetanolamina, de acordo com a Folha de São Paulo. A determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), expedida na última sexta-feira (9) pelo desembargador José Renato Nalini, foi baseada em liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que já havia liberado a entrega das cápsulas da droga a um paciente.

13 de outubro de 2015

Liberdade de Expressão é direito garantido na Constituição; Ameaça é crime e dá prisão!

Liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos. A liberdade de expressão privada é uma relação natural entre as partes e por isso não necessita de prevenção ou censura. Já a liberdade de expressão pública necessita de censura como único meio de garantir a liberdade dos cidadãos e a igualdade de tratamento, responsabilizando-se o Estado em representar a parte a atingir pois não existe outra possibilidade prática. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.[1]
A liberdade de expressão é um direito humano, protegido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e pelas constituições de vários países democráticos.[2]
Segundo o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
"Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras".
>> AMEAÇA É CRIME! <<
Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:
Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.


9 de outubro de 2015

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE BIRITINGA LANÇA CAMPANHA PARA COLETA DE PILHAS E BATERIAS

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Biritinga, Laudelino Moura (Neto), está promovendo a “Campanha Salvando o Meio Ambiente” no nosso município, para coleta de pilhas em desuso. Com vistas a proteger o meio ambiente, a ação que teve início em setembro tem como objetivo principal fazer o descarte correto das baterias inutilizadas.
Para colaborar, o cidadão deve entregar pilhas, baterias e pastilhas de relógios sem uso nos estabelecimentos comerciais onde já foram colocadas caixas de coleta. Estão participando da campanha: Mercadinho de Joivan, no Campo da Ema (ao lado da Escola); Mercadinho J. Barbosa; Mercadinho Central e Mercadinho Coutinho. Além desses centros comerciais, outros locais de Biritinga também receberão em breve as caixas de coleta.
De acordo com o sr. Neto, “uma pilha comum, tipo AA, libera metais pesados que contaminam o solo por 50 anos e causam várias doenças, a exemplo de câncer, paralisia parcial, debilidade, anemia, mutações genéticas, entre outros prejuízos. Por isso é muito importante o destino correto do material.” Para promover o bem-estar da população e o equilíbrio do meio ambiente, após o recolhimento nos postos de coleta, o presidente do Conselho vai entregar o material na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia- Inspetoria Fazendária, situada em Serrinha.
A participação da população de Biritinga é fundamental para o sucesso da campanha. Deste modo, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Biritinga pede a colaboração de todos.
Fonte: Conselho Municipal de Meio Ambiente de Biritinga.

7 de outubro de 2015

Jovens criam canal no Youtube, e iniciam 'web-jornal' com notícias de Biritinga

Os representantes do canal 'Juventude Informa' se reuniram para preparar as matérias para próxima segunda-feira. O web-jornal é uma ideia criativa, onde a juventude irá se expressar de forma livre. O blog Biritinga Informa é um parceiro dessa iniciativa, e publicaremos os vídeos na nossa página do Facebook, e aqui no nosso blog. Os jovens idealizadores do canal, fazem parte do coletivo Juventude Ativa.


Com o objetivo de comentar as principais noticias da cidade, e temas gerais, o canal será um espaço importante nessa era tecnológica. Nesta sexta-feira, será gravada a primeira edição do jornal, que irá ao ar na próxima segunda-feira (12).



Se inscrevam lá no canal do YouTube, siga também nossas páginas, no Facebook e Instagram.



•Instagram: @Juventudeinforma
•Facebook: Expressão Política da Juventude


6 de outubro de 2015

IBDM faz publicação do município de Canápolis no Diário Oficial da cidade de Candeias

A empresa IBDM (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Municipal), que trabalha com publicações oficiais e outros serviços para Prefeituras de vários municípios, publicou na última segunda-feira (05), uma adjudicação e uma homologação do PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2015 da prefeitura de CANÁPOLIS, Bahia. 

O contrato se refere a aquisição de um trator agrícola, com grade aradora de controle remoto, carreta de transporte, plantadora e adubadora de quatro linhas e grade de niveladora hidráulica, no valor de R$ 154,3 mil.

O município de Canápolis, fica localizado na Bacia do Rio Corrente, extremo oeste baiano, e Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 



5 de outubro de 2015

MAIS DE 3 MIL PESSOAS SÃO ATENDIDAS NO MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA, EM BIRITINGA


A população de Biritinga atendeu ao convite da Secretaria Municipal de Saúde de Biritinga e uma multidão compareceu ao Mutirão de Prevenção e Combate ao Glaucoma realizado nos dias 3 e 4 (sábado e domingo), no Colégio Municipal de Biritinga. 

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Biritinga, em parceria com o HCOE - Hospital dos olhos e com o Governo do Estado da Bahia, a ação teve como público-alvo pessoas maiores de 40 anos, devido à maior incidência da doença a partir desta faixa etária. No primeiro dia da ação, 2.235 pessoas foram atendidas; enquanto no segundo dia, registramos 1.013 atendimentos, totalizando 3.248 pessoas diretamente beneficiadas. 

Para garantir o acesso das pessoas ao mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde de Biritinga também disponibilizou transporte que passou por diversas localidades rurais de nosso município. O roteiro do transporte foi entregue antecipadamente aos agentes comunitários de saúde, com vistas a divulgar junto à população. 

Além de fazer exames especializados, as pessoas que foram diagnosticadas com glaucoma, durante o mutirão, vão receber gratuitamente o colírio para o tratamento. O medicamento será entregue no dia 13 de novembro, na Secretaria de Saúde de Biritinga. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Biritinga

Estado suspende vistoria para licenciamento anual de carros


O governador Rui Costa determinou a suspensão imediata da obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, conforme estabelece a portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

A revogação do procedimento tem validade a partir de hoje. Rui também determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elabore parecer sobre a matéria com o objetivo de fundamentar a decisão final do governo do estado sobre a questão.

Publicada em dezembro de 2012, a portaria tornou obrigatória a vistoria para o licenciamento anual para automóveis com mais de 10 anos, a partir de janeiro de 2014; com mais de cinco anos, a partir de janeiro de 2015; e com mais de 1 ano, a partir de 1º de janeiro de 2016.

Antes de embarcar para a primeira viagem oficial à Europa, ontem à tarde, Rui explicou que levou em consideração os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para aplicar a medida. “Desta maneira, vamos garantir também a desoneração do cidadão”, disse Rui. Ele explicou que a vistoria no modelo atual estará suspensa até parecer da PGE.

Continuará obrigatória a realização de vistoria veicular para transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, norma definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aplicada em todos os estados brasileiros.

De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Mauricio Bacelar, “além da suspender a vistoria que estava sendo realizada nos automóveis com mais de cinco anos desde janeiro deste ano, nós vamos consultar formalmente o Denatran para que o órgão federal emita parecer sobre a Portaria, mesmo ciente de que é competência do Detran estadual estabelecer as condições de licenciamento”.

Nono dígito será implementando na Bahia no próximo domingo


Os usuários de telefonia móvel da Bahia, Sergipe e Minas Gerais devem ficar atentos. No próximo domingo (11), os números de celulares passarão a ter um 9 a mais antes do atual número, adotando o seguinte formato: 9xxxx-xxxx.

Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança, que começou a ser implementada em 2012, em São Paulo, promove alterações em chamadas originárias de DDDs da Bahia (DDDs 71, 73, 74, 75 e 77), Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) e Sergipe (79) e em todos números de celulares de todo país até dezembro do ano que vem.

Além dos paulistas, o nono dígito já já é realidade para os usuários do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Para facilitar a adaptação ao novo sistema, as ligações para celulares serão completadas com ou sem a inclusão do número “9” entre os dias 11 e 20 de outubro. A partir do dia 21, entretanto, as operadoras deixarão de completar as ligações que não forem feitas com o nono dígito.

Os consumidores serão alertados por meio de uma mensagem automática de voz sobre a mudança até 18 de janeiro de 2016. A partir de 19 de janeiro do próximo ano, porém, apenas discagens seguindo o padrão serão aceitas. A regra vale para as mensagens de texto e imagem, que não serão enviadas se forem usados só oito dígitos.

Resultado Final da Eleição para Conselheiro Tutelar no Município de Biritinga

Como candidato, e embora não tenha vencido, sou muito grato a todos que votaram não só em mim, mas em todos os demais candidatos. A eleição foi um desastre. A organização foi péssima. Muita gente desistiu de votar por não aguentar ficar em enormes filas. Os fiscais não foram treinados para organizar filas e orientar. E embora tudo isso, muita gente ficou na fila, esperou horas, e votou. Isso me deixa muito feliz, por mais que não tenha vencido. Muito obrigado a todos os eleitores, em especial, aos 84 eleitores de Reni do Blog. Contem comigo!
Resultado Final da Eleição para Conselheiro Tutelar no Município de Biritinga. 
1 Isabela Santana 171
2 Iracema Santos Batista 159
3 Rodrigo Barbosa 102
4 Maria Jose Santos de Souza 90
5 Leidiane Silva Ribeiro 89
6 Jurandir de Jesus 88
7 Renilson Silva 84
8 Josefa Claudene Lima 69
9 Davidson Souza Brito 59
10 Jean da Costa 58
11 Maria Ferreira dos Santos 58
12 Edilza dos Anjos Pereira Moura 55
13 Lucilia dos Santos 54
14 Eva Rubia 53
15 Luciana Dias de Souza 44
16 Leciene dos Santos Meireles 42
17 Uberlania Santos Dos Anjos 41
18 Kerlon Santana de Azevedo 38
19 Dalila Carvalho Almeida 34
20 Marlene dos Anjos Costa 34
21 Vanessa Santos de Jesus 34
22 Marilene dos Santos Santana 34
23 Fernanda Rodrigues de Cerqueira 31
24 Maria Jose Lopes da Costa 25
25 Adriana Cerqueira da Silva Gama 10
26 Graziela do Nascimento Santana 9

Santa Bárbara e Água Fria terão recursos para acelerar planos municipais de saneamento

Com prazo final para serem entregues até 31 de dezembro, os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) na Bahia terão um reforço com o anúncio de mais de R$ 1,6 milhão por parte do governo do estado.

Nesta terça-feira (6) será assinado um convênio entre o Consórcio Portal do Sertão, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento e suas vinculadas – Embasa, Agersa e Cerb – para permitir a capacitação de agentes em 18 cidades. A assinatura do convênio ocorre às 9h, no auditório da União das Prefeituras da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

As primeiras cidades contempladas são: Ipecaetá, Antonio Cardoso, Rafael Jambeiro, Santanópolis, Santa Bárbara, Irará, Tanquinho, Água Fria, Santo Estevão, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, Terra Nova, Teodoro Sampaio, São Gonçalo dos Campos, Conceição de Feira, Serra Preta e Anguera.

Os servidores municipais receberão informações, abrangendo quatro vertentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. “Com esta iniciativa, pretendemos apoiar os municípios na elaboração de seus Planos, oferecendo ferramentas capazes de orientá-los na gestão adequada dos serviços públicos de saneamento, tendo como fundamento a LEI 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico”, diz o secretário Cássio Peixoto.

Segundo o titular da pasta de Infraestrutura hídrica e Saneamento, durante as capacitações acontecerão oficinas e treinamento de agentes sociais, seguidas de reuniões setoriais, para elaboração de diagnóstico participativo.

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...