28 de fevereiro de 2016

‘Jovens e Adolescentes estão usando Drogas no Mercado Municipal na Praça de Biritinga’ denuncia radialista Joel Oliveira


O Radialista Joel Oliveira denunciou uso de drogas e prostituição de jovens e adolescentes no Mercado Municipal na Praça do município de Biritinga através de seu programa na Rádio Biritinga FM. Ouvintes do programa ligaram para a emissora e confirmaram a denúncia, na última sexta-feira (26). O programa ‘Tribuna Livre’, vai ao ar todas as sextas-feiras, através da Rádio Biritinga FM (104.9). 

Ainda segundo Joel, o Prefeito emitiu um ‘oficio’ solicitando que comerciantes de bebidas alcoólicas se retirassem do local onde é comercializado cereais e alimentos. No entanto, não houve nenhuma atitude da administração que inviabilizasse a venda de bebidas alcoólicas no local. 

Biritinga vive uma onda de usuários de drogas, criminalidades e constantes assaltos na zona rural e na zona urbana do município. Tudo isso pode ser resultado da falta de trabalho, falta de incentivo a cultura e educação. A juventude desassistida fica vulnerável a marginalidade, enquanto os interesses políticos levam a cidade para total descaso. 

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa 

16° BPM/Serrinha lança Operação Sisal em Paz



O Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), com sede na Cidade de Serrinha e responsável pelo policiamento ostensivo em mais treze cidades do Território do Sisal, justamente por isso conhecido como o “Guardião da Região Sisaleira”, dará início a partir desta sexta-feira (26), à Operação Sisal em Paz. 

De acordo com o Comando do 16º BPM essa será apenas a primeira fase da Operação, que tem por objetivo, antes de tudo, garantir a liberdade e o bem estar do povo sisaleiro, trazendo tranqüilidade e promovendo sensação de segurança nas comunidades. Para isso haverá um aumento da ação de presença da Polícia Militar nas ruas, durante a Operação.

Segundo o Tenente Coronel PM Gilson Paixão, Comandante do Batalhão, a Operação Sisal em Paz reúne, por um período de tempo, todas as outras operações menores que vêm sendo desenvolvidas de forma isolada pelo 16º BPM, a exemplo da Operação Sentinela do Sertão, da Operação Ronda Rural, da Operação Ronda Itinerante e da Operação Intensificação.

Essa proposta da Operação, a de aumentar a ostensividade do policiamento feito pelo 16° BPM, sincronizando as ações operacionais, tem como objetivo, além daqueles já elencados acima, reduzir a criminalidade, principalmente retirando de circulação o maior número possível de armas de fogo e coibindo o tráfico de drogas. (Ascom 16º BPM)



Portal Cleriston Silva

PT confirma Gika Lopes como pré-candidato à prefeitura de Serrinha



O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta sexta-feira (26), durante a comemoração dos seus 36 anos de existência, a pré-candidatura do deputado estadual Gika Lopes à prefeitura de Serrinha, no território do sisal. Na oportunidade, o presidente municipal do partido, Josenildo Carneiro (Shodan), disse que mesmo tendo definido o candidato, o PT não nega as candidaturas dos partidos aliados. 

"Nós vamos agora, com o nome definido, discutir com a base aliada para chegar a um consenso. Porque, acima de tudo, acima das diferenças está o projeto de sociedade que vem mudando o Brasil, que vem mudando a Bahia e que transformou Serrinha numa cidade bem melhor de se viver”, destacou.

O prefeito da cidade, Osni Cardoso, aconselhou o seu provável sucessor e avaliou que, por conta da redução do período de campanha e dos gastos eleitorais, a disputa vai exigir muito diálogo. “Escolha proteção, escolha gente honesta e trabalhadora, escolha fazer para todo mundo e não para meia dúzia. Então, se apaixone pela campanha, vá visitar todo mundo, pois essa eleição é de quem vai conversar. A campanha é diferente, de poucos dias, e só pode oficializar R$ 100 mil, por causa da média das últimas. Não cometa erros, nem excessos. Vamos fazer a democracia e ganhar a eleição de 2016”, finalizou, sob aplausos.

Emocionado, Gika declarou que aceita o desafio e agradeceu o apoio do partido, da família e dos partidos aliados. “Eu tenho que atender esse chamado, o chamado do Partido dos Trabalhadores, o melhor partido que esse país já teve”, disse.

O evento contou com a presença dos empresários Vardinho Serra e Berg da Aragon, este último pré-candidato a prefeito, provavelmente pelo PSD, dos secretários Radson Rogério (infraestrutura), Jivaldo Oliveira (administração), Edvaldo Teixeira (governo), Jorge Gonçalves (saúde), Renildo Miranda (agricultura) e Gelcivânia Mota (educação) e dos vereadores Lailson Cunha (PSD), Malcon Greenhalgh (PT), Fernando Oliveira (PT) Rosineide da Silva Lima (PT) e Jose Francisco dos Apóstolos (PRB).


Portal Cleriston Silva PCS

Ato contou com a presença de integrantes de partidos aliados

PT confirma Gika Lopes como pré-candidato à prefeito de Serrinha

Prefeito de Biritinga confirma pré-candidatura de vice Celso da Sucam

O Dia News: Teofilândia3: Prefeito de Biritinga confirma pré-candidatura de vice Celson da Sucam
Ao prestigiar a visita do Governador Rui Costa em Teofilândia, o prefeito reeleito do Município de Biritinga Gil de Gode confirmou apoio a pré-candidatura do seu vice prefeito Celso da Sucam, Gil disse que existe no grupo demais nomes e que a democracia é importante a ser analisada com cautela, ainda em conversa com a equipe do site ODiaNews, Celso disse que tem planejamentos importantes para o Município.
Fonte: http://odianews.com.br/

27 de fevereiro de 2016

ATENÇÃO: Geovane Gomes procura familiares em Biritinga

Veja a mensagem enviada para o Vereador Jorge do Portal:
"Nós estamos procurando alguém do sitio Sao Joao ai em Biritinga ou familiares (filhos ou netos) de MARIA e ZUCA os donos do SÍTIO SÃO JOÃO... meu avo esta de idade não ver a família a mais de 50 anos, eles são fundadores de Biritinga. Nós moramos longe e meu avo esta doente com 72 anos....de noticias meu avo já perdeu as esperanças de encontrar, mas eu estou na procura...(67) 96981042 ou via Facebook, nos ajude por favor!!!!! qualquer noticia...abraços...
COMPARTILHEM!!!

23 de fevereiro de 2016

Homem se suicida em Biritinga com tiro no ouvido


Um homem identificado como Antônio Carlos Bispo de Cerqueira, 52 anos, morreu após atirar contra a própria cabeça por volta das 13:30hs desta terça-feira (23), na Fazenda Piabas, município de Biritinga. Segundo informações, o corpo foi encontrado com a arma próximo ao pescoço, após vizinhos ter ouvido um disparo de tiro na localidade onde o mesmo residia. 

Ainda segundo informações, a atitude da vítima pode ter relações com um possível ‘quadro de depressão’ que o mesmo estava passando. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica. 

O Blog Biritinga Informa se solidariza com a família enlutada, desejando conforto aos corações dos familiares e amigos do nosso querido amigo Cacau. 

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa

22 de fevereiro de 2016

Com proibição para filmagens, Câmara de Vereadores de Biritinga retoma atividades nesta segunda-feira (22)


A Câmara de Vereadores de Birtinga retoma atividades nesta segunda-feira (22). Os vereadores de oposição acreditam que a sessão poderá ser deliberada normalmente, pois a sessão solene que aconteceria no dia 15, foi suspensa pelo falecimento do pai de um ex-vereador do município. 

A proibição de filmagens dentro da Câmara, foi publicada através de Decreto Oficial, pelo Presidente da Casa, Adilson Anjos, no dia 17 de Dezembro de 2015. A ação pode ter sido desencadeada após o Blog Biritinga Informa ter começado a divulgar os vídeos de sessões nas redes sociais e no Youtube. 

"A ideia do nosso blog é publicitar o que já é público. Não haveria nenhuma necessidade do Blog ir até a Câmara e fazer um papel que é do próprio legislativo. A exemplo disso, os Legislativos de cidades vizinhas como Serrinha, Coité e outras, já trasmitem as seções pela internet. Biritinga permanece no atraso. A Câmara de Vereadores não é casa dos vereadores, e sim da população. Todos os atos discutidos ali, dizem respeito ao público, e por isso, eu achei um absurdo a proibição. Mas, vamos acreditar que o povo entenda o recado, e vá as sessões todas as segunda-feiras"Renilson Silva

A sessão começa as 18:45 hs na sede da Câmara, localizada na Rua do Aracy em Biritinga. Os vereadores Laércio Brito e Adilson (Nego de Abad) estarão reocupando suas cadeiras, e deixando as secretarias de saúde e secretaria de administração. Os Vereadores Suplentes, Antonio Souza, e Clodoaldo Damasceno deixarão as cadeiras. 

18 de fevereiro de 2016

TCM rejeita denúncia da oposição contra prefeito de Conceição do Coité


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou denúncia contra o prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), acusado de ter cometido irregularidades ao firmar contrato de locação de micro-ônibus para transporte escolar e de pacientes com dispensa de licitação.

A representação foi formulada por vereadores da oposição do município localizado na região do Sisal baiano. Em seu parecer, o conselheiro Raimundo Moreira justificou que não há provas suficientes de danos aos cofres públicos nos contratos firmados no início de 2013.

A Corte de Contas também julgou improcedente outra denúncia da oposição contra o gestor, que teria atrasado a entrega de documentos da prestação de contas do exercício 2014.

15 de fevereiro de 2016

Portaria do Detran-BA muda regra do porte obrigatório do CRLV; entenda


Desde o Carnaval, os órgãos de trânsito do Estado estão autorizados a aceitar a substituição do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) pelo comprovante de pagamento dos débitos (IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e multas, se houver), no prazo de 30 dias após o vencimento do documento.

O Detran- BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) baixou a Portaria 223/16, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 30 de janeiro de 2016, estabelecendo a mudança. No artigo 2º, o texto diz que “os agentes dos órgãos executivos de trânsito do Estado da Bahia, dentro de cada circunscrição, para efeito de lavratura de auto de infração, somente deverão exigir o porte obrigatório do CRLV, do ano em curso, após 30 dias corridos, a contar da data do documento bancário que comprove a quitação dos débitos, conforme previsto em lei”.

Hoje, o condutor aguarda, em média, de dez a 15 dias para receber o documento do veículo pelos Correios. Antes da portaria, quando era abordado em uma blitz, o motorista era obrigado a apresentar o licenciamento atualizado, sob o risco de sofrer penalidades, mesmo tendo feito o pagamento dos valores devidos. 

As regras para o licenciamento anual não mudam, correspondendo ao calendário do pagamento do IPVA, conforme disposto pela Sefaz-BA (Secretaria da Fazenda do Estado).

O diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, afirmou que vai solicitar ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para que a portaria sirva de modelo para implantar a mudança em todo o território nacional. "Decidimos adotar essa medida para atender à demanda de condutores por novas regras para a exigência do documento obrigatório do veículo", disse Bacelar.

13 de fevereiro de 2016

Agência Bradesco Express agora na ConstruAgro Oliveira em Biritinga


A ConstruAgro Oliveira, materiais para construção e produtos agropecuários, cada dia mais perto de você, na busca de sempre dispô do que o cliente e amigo mais precisar, conta agora com mais uma novidade.


Uma agência do Bradesco, onde você poderá sacar, pagar boletos, retirar seu extrato e ainda fazer depósito bancário. Tudo isso, você faz agora na sua loja de materiais de construção e produtos agropecuários.

A loja ConstruAgro, do grupo DRR, Informa a todos, clientes e amigos, que já está em funcionamento a agência, onde será mais um recurso para você.

Lembramos também que, você pode pagar sua conta mensal de água e luz.

Faça nos uma visita, e confira o que estamos anunciando!

Aproveitamos para convidar a você, para seguir nossa página oficial no instagran: ConstruAgro Instagran Fique por detro de tudo.

ConstruAgro Oliveira, agradece a preferência.

Fonte: Blog Expressão Política da Juventude (Rodrigo Silva)

Atenção Alunos de Biritinga:


12 de fevereiro de 2016

Tio e sobrinho são mortos com tiros de pistola e escopeta calibre 12 em Biritinga


Dois homens de 32 e 19 anos, tio e sobrinho, foram mortos a tiros na noite desta quinta-feira (11), no município de Biritinga, na microrregião de Serrinha. De acordo com o repórter Renny Maia, o crime ocorreu no povoado de Colônia da Boa Sorte, por volta das 19h.


Segundo informações, Givaldo Birino Costa, mais conhecido como “Buiu”, e o sobrinho Givanildo Costa Santos, o “Chico”, estavam jogando dominó em um bar, quando foram surpreendidos por pelo menos quatro homens armados, que estavam com os rostos cobertos.



Givaldo foi morto na frente do bar. Givanildo tentou fugir, mas também foi morto. O corpo dele foi encontrado em uma chácara, distante 700 metros do local onde tudo aconteceu.




Amigos das vítimas estavam no local e presenciaram o crime. Um deles relatou que os criminosos chegaram a apontar as armas para os frequentadores do bar e ordenaram que todos deitassem no chão. Em seguida, efetuaram disparos de pistola e escopeta calibre 12 contra as vítimas.


Os atiradores, segundo testemunhas, fugiram em um carro preto. Equipes da Polícia Civil (PC) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para realizar os primeiros procedimentos e recolher os corpos.



A polícia ainda não tem suspeitas sobre o motivo e autoria do crime, mas acredita que o duplo homicídio tenha sido motivado por um ‘acerto de contas’.


Vítimas estavam jogando dominó quando foram surpreendidas por quatro homens armados
Crime ocorreu no povoado de Colônia da Boa Viagem, em Biritinga

Redação Portal Cleriston Silva PCS

11 de fevereiro de 2016

Biritinga em Fotografias

Blog Biritinga Informa presenteia você leitor com fotos antigas e contemporâneas do município de Biritinga, algumas relíquias colhidas através da internet, e de arquivos pessoais. Estaremos atualizando ao longo do tempo, e postando novas imagens. Veja: 

Desenho 'Fonte/Champrão' Biritinga - Bahia, por Raimundo Carvalho  (Artista Plástico)

Desenho 'Fonte/Champrão' Biritinga - Bahia, por Raimundo Carvalho (Artista Plástico)

Praça 23 de Abril, Biritinga/BA

Pedra do Mocó, Biritinga/BA

Celebração de Missa na Fazenda Tapera, Biritinga/BA

Ponto de Ônibus 'São Geraldo' em Biritinga/BA

Prefeitura de Biritinga (anos 2000)

Paróquia Nª Sª de Belém e Praça da Matriz em Biritinga/BA

Religiosidade: Fiéis Católicos em frente a Paróquia em Biritinga/BA


Inauguração do BANEB (Banco do Estado da Bahia) em Biritinga/BA

Inauguração do BANEB (Banco do Estado da Bahia) em Biritinga/BA

Praça 23 de Abril (Anos 70) Biritinga/BA

Construção da Prefeitura Municipal de Biritinga/BA

Fonte/Champrão em Biritinga/BA
A Fonte é o marco municipal, pois representa o nascimento de uma cidade enriquecida pelo bem mais precioso: a água.

Praça da Matriz (em frente a Paróquia Nª Sª de Belém) Biritinga/BA

A Fonte, Biritinga/BA
O maior símbolo da abundância de água no município de Biritinga/BA.

Festa da Quixabeira, (2003), expressão da Cultura Popular em Biritinga/BA




Pôr-do-sol em Biritinga - Bahia, por Renilson Silva
(01/01/2016)

9 de fevereiro de 2016

Carnaval Popular de Biritinga é cancelado através de Notificação do Ministério Público

O evento organizado pela ONG Viver e Crescer em Comunidade, que aconteceria pela segunda edição, foi cancelado através de notificação da Promotora de Justiça, Letícia Baird, da 3ª Promotoria de Justiça do Ministério Público da Bahia, em Serrinha. A notificação foi expedida nesta terça-feira (09), e entregue pelo Sub Tenente Ângelo Amorim, nesta tarde.
O primeiro estrofe do documento entregue, deixa claro que se tratou de uma denúncia feita ao Ministério Público relacionada ao evento. “Chegou ao conhecimento do órgão do Ministério Público a notícia da suposta realização de evento carnavalesco “BLOCO DE CARNAVAL EM BIRITINGA”, na data 09/02/2016, a partir das 14h, no Município de Biritinga.”
A notificação assinada pela Promotora Letícia Baird, chamou atenção pelas seguintes exigências requeridas:
(i) laudo de vistoria do corpo de bombeiros;
(ii) comprovação da prévia comunicação à polícia militar;
(iii) apresentação de alvará municipal;
(iv) cópia do contrato firmado com empresa de segurança privada;
(v) apresentação de plano de gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos para o evento;
(vi) indicação do percurso dos blocos;
(vii) cópia dos documentos dos veículos puxadores dos blocos (o mini trio);
(viii) cópia da vistoria dos veículos-puxadores dos blocos;
(ix) indicacação dos motoristas e cópia das respectivas CNH’s;
(x) etc...
A população que veio participar do evento saiu nas ruas com pandeiros, e sem trio elétrico, para protestar contra a decisão. 
A ONG Viver e Crescer em Comunidade, através do Coordenador Executivo, Renilson Silva, dos demais coordenadores, e do Mobilizador Cultural, Jorge do Portal, pedimos desculpas a todos que vieram para o evento, e todos os colaboradores.

8 de fevereiro de 2016

Jovens são Assaltados e Agredidos em Biritinga

Sete jovens foram assaltados na noite deste domingo (7), na Rua Alcides Barbosa, por volta das 21:40hs. Dois homens armados se aproximaram dos jovens em uma motocicleta, anunciaram o assalto e roubaram três celulares. Uma das jovens resistiu ao assalto e correu, após ser alcançada pelos assaltantes, a jovem foi espancada. Segundo informações, a ação durou cerca de 5 minutos. Até o momento, ninguém foi preso.

(Em respeito aos adolescentes e familiares näo divulgamos nomes.)

Informações do blog Biritinga em Pauta

3 de fevereiro de 2016

Eleições 2016: Vote na enquete através do Celular

Nós divulgamos que a votação na enquete (ao lado) estaria impossibilitada através de celular, porém, é possível votar através de seu aparelho, configurando da seguinte forma:

Passo 01: Acesse o Blog Biritinga Informa através de seu celular.

Passo 02: Configure para 'versão para computador' e retire a palavra /?m=1 no final da url do blog, conforme imagem abaixo:

 RETIRE A CARACTERE: '/?m=1'
 

CONFIGURE A PÁGINA PARA 'versão para computador' CONFORME IMAGEM ABAIXO:




Suspeito morre em troca de tiros com a CETO após assaltos em Serrinha


Um jovem de 22 anos morreu durante uma troca de tiros com a polícia na noite desta segunda-feira (2), na BR-116/Norte, em Serrinha. Segundo informações colhidas pelo PCS, por volta das 20h30 a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que dois homens estariam praticando assaltos na região do entroncamento de Lamarão.

Uma viatura da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) do 16º Batalhão foi acionada e chegou ao local minutos depois da denúncia. Ao avistar a viatura, os criminosos reagiram, atirando contra os PMs. Os policiais revidaram e, na troca de tiros, Luan Farias da Silva, que morava no povoado do Murici, zona rural do município, foi atingido e morreu na emergência do Hospital Municipal. O outro suspeito conseguiu fugir se embrenhando no mato. Nenhum policial ficou ferido.

Com Luan, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12, com um cartucho deflagrado e outro intacto, um revólver Taurus calibre 32, com duas munições deflagradas e duas picotadas, e uma balança de precisão.

Segundo a polícia, ele foi preso no dia 14 de julho do ano passado, ocasião em que confessou ter assaltado um posto de combustível no povoado do Cajueiro, na companhia de Israel Menezes Gomes, o “Real”, assassinado a tiros no dia 1º de novembro do ano passado, em Lamarão.

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana. A polícia realizou buscas, mas até a publicação desta matéria o outro suposto assaltante não foi localizado. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial (DT/Serrinha).

Portal do Cleriston Silva

Homem morto era suspeito de praticar assaltos no município de Serrinha

1 de fevereiro de 2016

Demonstrativo de arrecadação dos municípios no mês de janeiro

Confira os valores transferidos pelo Governo Federal aos municípios da Região do Sisal e Bacia do Jacuípe, inclusive adicionais e acréscimos legais, no período de 01/01/16 a 30/01/16.

Biritinga – R$ 2.747.695,72
Serrinha – R$ 8.786.356,01
Monte Santo – R$ 6.809.384,56
Itiúba – R$ 4.996.445,02
Nordestina – R$ 2.176.857,95
Cansanção – R$ 4.902.228,62
Queimadas – R$ 3.773.952,47
Santaluz – R$ 4.578.505,25
Valente – R$ 3.216.356,08
Retirolândia – R$ 1.724.001,50
Nova Fátima – R$ 1.316.750,69
São Domingos – R$ 1.328.377,21
Conceição do Coité – R$ 6.145.861,05
Ichu – R$ 1.221.347,62
Candeal – R$ 1.318.434,36
Riachão do Jacuípe – R$ 3.638.086,27 
Gavião – R$ 1.128.742,83 
Capela do Alto Alegre – R$ 1.713.026,36
Pé de Serra - R$ 2.081.191,50
Serra Preta - R$ 2.354.418,62 
Feira de Santana – R$ 35.091.412,16
Tanquinho – R$ 1.089.898,15
Santa Bárbara – R$ 2.574.636,96
Irará – R$ 3.873.554,91
Água Fria – R$ 2.801.969,18 
Lamarão – R$ 1.371.235,95
Sátiro Dias - R$ 3.081.505,00
Barrocas - R$ 2.800.127,36
Teofilândia – R$ 3.509.341,60
Euclides da Cunha – R$ 6.891.666,40
Araci – R$ 7.405.031,11 
Tucano – R$ 6.635.422,10
Quijingue – R$ 3.960.066,81
Cipó – R$ 2.655.347,92
Nova Soure – R$ 3.528.194,94

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...