31 de março de 2017

Servilismo é burrice e revela nossa mesquinhez


Refletindo sobre a subserviência que muitos se sujeitam, lembro da obra ‘O Contrato Social’ de Rousseau. É impossível não remeter as citações de privação de liberdade em que vivemos na sociedade. Contudo, não podemos aceitar estar sob qualquer tipo de jugo ou viver de forma servil a fim de satisfazer nossas ambições pessoais e/ou profissionais. Liberdade, amigos(as)!

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. (Gálatas 5:1)

Abaixo, algumas frases do livro ‘Os devaneios do caminhante solitário’, de Jean-Jacques Rousseau:
"Ao me libertar de todas essas armadilhas, de todas essas vãs esperanças, entreguei-me por completo à despreocupação e ao repouso do espírito que sempre foram meu interesse mais dominante e minha inclinação mais duradoura. Deixei a sociedade e suas pompas, renunciei a todo adereço (...), sem relógio, sem meias brancas, penteados, uma grossa veste de pano, e melhor que tudo isso, extirpei de meu coração os desejos e as cobiças que dão valor a tudo o que eu abandonava." [p. 31]
"(...) sejamos sempre verdadeiros, mesmo com todos os riscos. A justiça está na verdade das coisas; a mentira é sempre iniqüidade, e o erro é sempre impostura quando provocamos algo que não segue a regra do que devemos fazer ou crer: e seja qual for o efeito resultante da verdade, sempre somos inocentes quando a dissemos, pois nada lhe acrescentamos de puramente nosso." [p. 48]
Renilson Silva - Blog Biritinga Informa 

30 de março de 2017

Efetivo, Bahia vence o Sergipe e fica próximo das semifinais do Nordestão

Efetivo, Bahia vence o Sergipe e fica próximo das semifinais do Nordestão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia está muito próximo de chegar às semifinais da Copa do Nordeste. Em Aracaju, o ataque funcionou no segundo tempo e o Esquadrão venceu o Sergipe na noite desta quarta (29) por 4 a 2, pela primeira partida das quartas de final da competição. Elton e Fabiano marcaram para o time da casa. Hernane, Matheus Reis, Zé Rafael e Régis marcaram para a equipe de Guto Ferreira.

Bahia Notícias

27 de março de 2017

Previsão de chuvas a partir de quarta-feira em Biritinga

Segundo o instituto de meteorologia do Google, a previsão é de chuvas para o município de Biritinga (BA) a partir da próxima quarta-feira (29). De acordo com as informações, a chuva se intensifica na quinta até a próxima segunda-feira (3 de Abril).

O Município de Biritinga teve o 'estado de emergência' reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional no dia 10 de Março. A portaria com a determinação foi publicada no Diário Oficial da União. om a medida, as prefeituras passam a ter acesso às ações emergenciais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água potável à população.

Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa, o reconhecimento também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, a aquisição de cestas básicas e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.
Blog Biritinga Informa - Renilson Silva
informações: G1

Moro autoriza uso de imagens de condução coercitiva de Lula em filme

Moro autoriza uso de imagens de condução coercitiva de Lula em filme
Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas
O juiz federal Sergio Moro afirmou na última sexta-feira (24) que impedir que as imagens de condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sejam usadas pela produção do filme "Polícia Federal - a lei é para todos" e pela revista Veja seria um ato de censura. Na quinta, a defesa do petista pediu sigilo sobre as imagens, com a justificativa de que o filme busca "macular a imagem de Lula perante a sociedade. Eles ainda questionam o sigilo dos financiadores do filme. "Com estes dois elementos em vista, questionamos: a quem interessa financiar um filme que elege, seletivamente, como principal símbolo da atuação da PF no combate a? corrupção a ilegal condução coercitiva de Lula, ignorando outros tantos fatos e pessoas que compõem a história da referida operação? A quem interessa macular a imagem do ex-Presidente, justamente quando simulações de institutos de pesquisa o colocam em posição de destaque na disputa presidencial de 2018?", afirmaram os advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, segundo o Conjur. "Observo inicialmente que não cabe a este juízo impor censura a veículos de comunicação ou mesmo à produção de algum filme. Não são eles sequer partes deste processo", decidiu Moro.

24 de março de 2017

Recuperação da BA-233 entre Biritinga a Serrinha é indicação do Deputado Gika Lopes e do Vereador Jorge do Portal


Durante a passagem pela cidade de Riachão do Jacuípe, Rui Costa anunciou o lançamento do edital de licitação para recuperação das BA-233 e BA-409, no trecho entre Conceição do Coité, Serrinha e Biritinga, A recuperação dessas estradas foram indicadas pelo deputado Gika Lopes, “é com muita alegria que recebemos essa notícia do nosso governador, a cada reunião, a cada encontro com o Rui e com o Secretário de Infraestrutura eu cobrava a recuperação dessas estradas”, afirmou o parlamentar.

Vereador Jorge do Portal 
O Deputado Gika Lopes fez diversas cobranças, entregas de ofícios e indicações solicitando a recuperação da BA 233 - Biritinga a Serrinha, através de pedidos do Vereador Jorge do Portal (PT). 


O governador entregou em Riachão do Jacuípe a nova pavimentação da BA-120, no trecho que liga o município a Conceição do Coité, foram investidos R$ 9,3 milhões na recuperação dos 28km da estrada.


REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA 

Atendo outra solicitação do deputado Gika Lopes, o Governo do Estado entregou 20 novas viaturas que irão reforçar a segurança pública no território do Sisal, os veículos foram entregues aos prefeitos municipais e representantes das polícias Civil e Militar, cinco viaturas serão destinadas para a PM e 15 para a Polícia Civil.


“Esses novos veículos certamente irão ajudar na diminuição do índice de violência e propor agilidade nos processos de investigação, ajudando a coibir ações criminosas nos municípios, já que a presença da polícia funciona como inibidor de atividades ilícitas” ressaltou o deputado Gika.

OUTRAS PAUTAS – Projeto Araci-Norte

A Bahia vem passando por um longo processo de estiagem, que prejudica principalmente os territórios localizados no semiárido baiano, nesse sentido, o deputado Gika entregou em mãos do governador Rui Costa a solicitação de perfuração de 02 poços artesianos para comunidades rurais de Araci e cobrou a retomada do Projeto Araci-Norte, “a implantação desse sistema de abastecimento de água beneficiará mais de 34 mil pessoas de 64 comunidades dos municípios de Araci e Tucano” assegura o parlamentar.

21 de março de 2017

‘Quem manda na Câmara é o regimento e não a presidente’ afirma Vereador Jorge do Portal


O Vereador Jorge do Portal (PT) criticou a Presidente da Câmara de Vereadores de Biritinga, Margarida Queiroz (PDT), após ser impedido de usar a tribuna da casa para discursar na sessão desta segunda-feira (20). Segundo o edil, ao chegar 10 minutos após o início da sessão, a sua fala não foi concedida pela mesa. 

Em nota divulgada através da página de rede social de uma das filhas, a presidente da câmara, a vereadora Margarida Queiroz, disse: 

“A presidente da câmara, a vereadora Margarida Queiroz informa que em nenhum momento houve ato ditatorial na sessão da Câmara ocorrida hoje, mas sim o cumprimento de regras. E como presidente, tem o dever de fazer manter a ordem nas atividades do legislativo. 

Portanto, mesmo que não esteja no regimento a recusa de se fazer uso da palavra por quem não a pediu no momento da inscrição, por interpretação lógica, se já havia passado o momento de inscrição do uso da palavra, é claro que não se podia fazer uso qualquer que fosse o membro que não o fez, seja porque se manteve inerte estando presente, ou simplesmente porque não se encontrava presente no momento da inscrição.”

Também através da rede social, o Vereador Jorge questionou: “A presidente tá com receio de discutir O AUMENTO SALARIAL QUE RESTRINGE AO PROFESSOR? Tá com receio de discutir o Engessamento na Folha de Pagamento? tá com receio de discutirmos questões referente a Entrega do Centro de Abastecimento? tá com receio de debatermos sobre as CONTAS DOS MESES DE NOVEMBRO, DEZEMBRO, E JANEIRO QUE NÃO FORAM APRESENTADAS AO TCM?!!! E outras demandas?”

20 de março de 2017

MP investiga suposto nepotismo na prefeitura de Teofilândia


O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça em substituição na 4ª Promotoria de Justiça de Teofilândia, instaurou um procedimento investigatório preliminar para apurar suposta prática de nepotismo pelo prefeito da cidade, Tercio Nunes Oliveira (PDT).

A promotora Letícia Queiroz de Castro recomenda que o gestor anule todas as contratações temporárias, no prazo de 20 dias, de pessoas ligadas ao próprio prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e servidores municipais. O prefeito Tércio Nunes também terá o prazo de 10 dias úteis para enviar ao MP a relação de eventuais servidores municipais que sejam cônjuge, companheiro ou parente dos gestores ou agentes políticos. 

Na recomendação publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da Justiça, a promotora ressalta que a nomeação de parentes pelo prefeito vai de encontro ao que rege a Constituição Federal, como reforçou a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal.

A súmula diz que “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

A promotoria de Justiça também classifica como "nefasto" o 'hábito' de gestores do poder Executivo em nomear, para cargos e funções de confiança, parentes seus ou de subordinados ou ainda de vereadores em troca de apoio político.

Fonte: Portal do Cleriston Silva

Gregório Duvivier é contratado pela HBO para fazer piada com política no Brasil

Gregório Duvivier é contratado pela HBO para fazer piada com política no Brasil
Foto: Divulgação
O canal HBO contratou Gregório Duvivier para comentar e fazer piada com o cenário político brasileiro. O formato tem obtido êxito em programas americanos, como o “Last Week Tonight” comandado por Olivier no mesmo canal. O novo programa ainda não tem nome definido

14 de março de 2017

Bons diálogos: Darcy Ribeiro e Rubem Alves - A UTOPIA (tvPUC) 1995


 A UTOPIA - Darcy Ribeiro e Rubem Alves
Debate entre o antropólogo, escritor e senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ) e o psicanalista e escritor Rubem Alves, no dia 29/08 de 1995"

Sem dúvidas, esse vídeo é uma das pérolas "perdidas" pela rede. Um diálogo muito produtivo sobre UTOPIA. Já assisti diversas vezes. Admiro a história do Senador Darcy Ribeiro, sua coragem e determinação na defesa de um país justo e igual; Respeito também a trajetória do ilustre Rubem Alves, homem de palavras inspiradoras. 

Livros: 
O povo Brasileiro - Darcy Ribeiro
Ostra feliz não faz pérola - Rubem Alves

Homem é preso acusado de fazer sexo com uma jumenta na Bahia


Um homem de 60 anos foi preso, na manhã desta segunda-feira (13), por supostamente ter mantido relações sexuais com uma jumenta. O caso de Aiquara, região do Médio Rio de Contas. De acordo com o portal Giro em Ipiaú, uma testemunha filmou e compartilhou no aplicativo WhatsApp o vídeo do crime, que teria acontecido entre a noite de sábado (11) e madrugada de domingo (12) em uma rua do município.

Após a repercussão da filmagem, uma denuncia foi feita na delegacia local e o acusado foi preso por crime ambiental em uma operação das polícias Civil e Militar. Apesar de não existir a tipificação de zoofilia como crime, condena-se a prática de abuso e maus tratos aos animais com pena de três meses a um ano. O idoso está encarcerado no Complexo Policial de Aiquara.

13 de março de 2017

Aulão de Zumba em Biritinga, na próxima segunda-feira (20)


Studio Alfa Dance convida todos da região de Biritinga para participar de um 'Aulão de Zumba', no dia 20 de Março (próxima segunda- feira), às 18 horas, na quadra de esportes, próximo a prefeitura.

APLB de Biritinga fará manifestação contra Reforma da Previdência na próxima quarta-feira (15)


APLB - Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia, através do núcleo sindical do município de Biritinga, aderiu à mobilização nacional contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer (PMDB) que pretende definir a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, além de propor medidas que devem reduzir o valor dos benefícios.

Segundo um dos membros da APLB, a manifestação sairá da sede da APLB em Biritinga, a partir das 8 horas da manhã, e de acordo com ele, será entregue uma ‘Carta Aberta’ a comunidade, expondo o posicionamento em relação a reforma.

“É profundamente desumano que as novas regras propostas desvinculem os benefícios do salário mínimo que são pagos aos idosos e pessoas com deficiência e de baixa renda!" diz a nota publicada pela APLB-Biritinga, na sua página no Facebook.


12 de março de 2017

Arrasador, Bahia goleia o Moto Club e se classifica no Nordestão

Arrasador, Bahia goleia o Moto Club e se classifica no Nordestão
Foto: Reprodução / Esporte Interativo
Mesmo jogando fora de casa, o Bahia se sentiu muito à vontade. Na tarde deste domingo (12), no estádio Castelão, em São Luís (MA), a equipe tricolor venceu o Moto Club por 4 a 0 e garantiu a sua classificação para as quartas de finais da Copa do Nordeste. Hernane, duas vezes, e Régis marcaram os gols.

Bahia Notícias

Ministério reconhece 'emergência' em Biritinga e Conceição do Coité


Dezessete cidades em várias regiões da Bahia foram beneficiadas por portaria publicada nesta nesta sexta-feira (10), pelo Ministério da Integração Nacional.

Foi reconhecida a situação de emergência nos municípios de Adustina, Antônio Cardoso, Banzaê, Barra, Biritinga, Caém, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Glória, Itanhém, Ichu, João Dourado, Santápolis, Sapeaçu, Umburanas, Vitória da Conquista e Sítio do Quinto.

A portaria com a determinação foi publicada no Diário Oficial da União. om a medida, as prefeituras passam a ter acesso às ações emergenciais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água potável à população.

Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa, o reconhecimento também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, a aquisição de cestas básicas e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Pedra do Mocó | Biritinga - Bahia

A Pedra do Mocó

A pedra fica localizada na área urbana do município de Biritinga-BA, e é constantemente visitada por populares. O local é ícone histórico e pertence ao município. A paróquia da cidade utiliza o lugar como um dos pontos de orações e procissões, pois acima da pedra existe uma cruz, algo que também existe em outras partes da cidade.

A origem do nome veio de um animal que, segundo informações, era comum na área: O mocó é um roedor encontrado em áreas descampadas e pedregosas da Caatinga. Tal roedor possui o tamanho pouco maior do que o de um preá, cauda ausente ou vestigial e pelagem cinzenta, passando a maior parte do tempo em tocas, locais em que abrigam barbeiros (Triatoma), insetos transmissores da Doença de Chagas, que foi um dos motivos por que também os fizeram ser perseguidos para fins de pesquisa.
Para aproximar-se desse roedor, é preciso se locomover em sentido contrário ao do vento, a fim de não ser denunciado por seu olfato privilegiado. Nos dias nublados, o mocó sai para se alimentar de manhã e à tarde. Nos dias claros, abandona sua toca apenas à noite. Alimenta-se de cascas de árvores, brotos, folhas e frutos. Tal roedor é também domesticável.

 Visite a pedra! Valorize nossa terra!

Blog Biritinga Informa - Informação é poder!
Fotos: Renilson Silva






10 de março de 2017

Secretaria de Agricultura começa a entregar boletos do Garantia-Safra na próxima segunda-feira (13); Confira a lista:

Secretário de Agricultura e Pesca - Biritinga/BA
A Secretaria de Agricultura informa que está disponível na prefeitura a lista dos contemplados com o Garantia Safra. Os boletos de pagamento serão entregues dia 13 e 14 de março na prefeitura. O pagamento de 8,50 deverá ser realizado até o dia 31/03.

O Secretário Wdileston Souza informou ao blog Biritinga Informa a lista dos beneficiários no programa Garantia Safra 2017/2018, mas ressaltou que os agricultores contemplados devem encaminhar-se até a Prefeitura Municipal de Biritinga para pegar os boletos na próxima segunda e terça-feira. Os boletos devem serem pagos até o dia 31 de Março. Confira:

RAMIRO RODRIGUES BISPO
ACACIA FERREIRA
ACASSIO DE JESUS SANTOS
ADELADIO LADISLAU FERREIRA
ADELSOM DE JSSUS
ADEMILTON DOS SANTOS
ADEVILSON BARBOSA DE BRITO
ADILSON DA CRUZ GONÇALVES
ADILSON PEREIRA LIMA
ADMIR PEREIRA DOS SANTOS
ADRIANA DE ANDRADE SANTOS SILVA
ADVALDO RICARDO DOS SANTOS
AGNALDO JOSÉ DA SILVA
AGOSTINHO DE SOUZA
AILTON SANTOS DE CARVALHO
ALDACY DE JESUS SANTANA
ALESSANDRA DE JESUS SILVA
ALEXANDRE DE JESUS FIGUEREDO
ALINE  PEREIRA DA SILVA
ALINE BATISTA DE CERQUEIRA LIMA
ALINE DE JESUS OLIVEIRA DOS SANTOS
ALMERINDA DOS SANTOS LEAL
ALMIR MOURA DE JESUS
ALVARITO DA SILVA SOUZA
ANA ALICE PEREIRA DE JESUS
ANA ANGELICA FERREIRA DOS SANTOS
ANA CLAUDIA SILVA DA CRUZ
ANA DE SOUZA CARDOSO
ANA GONÇALVES DA SILVA
ANA JESUINA DA CRUZ
ANA MARIA AZEVEDO MOURA
ANA MARIA DOS SANTOS PEREIRA

ANA MUNIZ DOS SANTOS
ANA NERY CARNEIRO DOS SANTOS MENEZES
ANA PEREIRA DE JESUS
ANA RODRIGUES DOS SANTOS
ANA SANTOS SANTANA
ANAIDE DOS SANTOS OLIVEIRA
ANAILZA RODRIGUES DA SILVA
ANALIA DA CRUZ SOUZA
ANALIA FERREIRA DA SILVA
ANATALIA DE JESUS FIGUEIREDO
ANDREA SILVA DE FRANÇA
ANELZA SANTOS CRUZ
ANERINA PEREIRA DOS SANTOS
ANETE FERREIRA DA SILVA ANJOS
ANGELA MARIA SOUZA DOS SANTOS
ANIVALDA CERQUEIRA TEIXEIRA
ANTONIA DOS SANTOS
ANTONIA DOS SANTOS DANTAS
ANTONIO BARBOSA DE CERQUEIRA
ANTONIO BATISTA DOS SANTOS
ANTONIO CARLOS MONTES DOS SANTOS
ANTONIO CARLOS SANTOS BATISTA
ANTONIO FRANCISCO DOS SANTOS MEIRELES
ANTONIO JORGE DA CRUZ PEREIRA
ANTONIO JORGE DA CRUZ SANTOS
ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA
ANTONIO MAGNO LIMA SOARES
ANTONIO PEREIRA DE ANDRADE
ANTONIO SANTANA DOS SANTOS
ANTONIO SILVA MEIRELES
ANTONIO SOUZA SANTOS
ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA
ANTONIO VINICIUS TEIXEIRA DE SENA
ARGEMIRO DOS SANTOS LIMA
ARILMA BISPO TEIXEIRA DE CERQUEIRA
ARISNANDO OLIVEIRA TEIXEIRA
ARLETE ARAUJO SANTOS SENA
ARLETE DA SILVA BATISTA RIBEIRO
ARNALDO AZEVEDO DE CERQUEIRA
ARNALDO DIAS DOS SANTOS
ARNALDO LIMA SACRAMENTO
ATENALDO CERQUEIRA NASCIMENTO
ATHAIS DE SOUZA BORGENS
AURELINA DE JESUS SANTANA
AURINO DE JESUS SANTOS
BELMIRA DE JESUS
BENICIO PINHEIRO DE JESUS
BRUNO SACRAMENTO TEIXEIRA

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...