4 de abril de 2018

Juventude: Iº Café Filosófico realizado pelo COJIS já está obtendo resultados positivos!

 O Coletivo de Juventude e Iniciativas Sociais- COJIS realizou o Iº Café Filosófico da Juventude, com o Tema: Juventude e Diversidades: A importância das mulheres nos espaços de decisão local, no sábado (24/02), no pátio do Colégio Estadual de Biritinga.

Um dos objetivos primordiais foi à discussão dos temas e a criação de ações e intervenções a partir da troca de informações e problemáticas que a sociedade enfrenta diariamente, como um dos resultados do evento foi à construção de uma carta aberta a sociedade e aos órgãos competentes da cidade para indicar ações no fomento a constituição de um sistema de políticas que garantam a defesa dos direitos da juventude, transversalizando com o enfrentamento à violência contra a mulher, principalmente com as jovens.

Disse a representante do CEJUVE, Helaine Souza, “O sistema que está ai já não nos representa e não responde nossos anseios. E a juventude está procurando outros meios que alimente a necessidade da representação”. Hoje, os jovens buscam novas formas de militância para alimentar o enfrentamento da quebra de direitos e inovação do sistema de garantia das políticas afirmativas para a sociedade.

“Está mulher, ser mulher em um espaço que passam 600 jovens, e, a maioria mulheres. É defender a juventude em sua diversidade, escutando e ajudando a resolver seus anseios”, assim afirmou a diretora do CEB, Isana Barboza. Vale salientar que um dos propósitos da ação foi alcançado, servindo de referência para a execução de atividade nas turmas do EJA.

O mediador da ação Aristanan Pinto, atualmente residente em Biritinga, ativista cultural- social e ex-conselheiro de juventude do Estado da Bahia, ressalta a importância da ação para o protagonismo juvenil e sua interferência no modo de pensar- agir no enfrentamento as vulnerabilidades sociais, principalmente que atinge as mulheres em sua maioria jovens.

O evento contou com a presença de lideranças da sociedade civil e instituições como Instituto Federal Baiano campus Serrinha, Associação de Vilas Unidas, CMDCA, BAMAB, ONG Crescer e Viver em Comunidade, Conselho Municipal de Juventude de Serrinha, Rede de Mulheres Negras Dandara do Sisal, grupo de dança The Black Dance, representante de grupo de Capoeira de Pataiba, Conselho Estadual de Juventude- CEJUVE, Blog Adailton de Cerqueira, Biritinga Informa- Reni Silva, Biritinga no Ar- Anderson Barbosa, jovens da cidade e convidados, dentre outros ouvintes.

Fonte: https://adailtondecerqueira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...