21 de abril de 2025

Conheça relatos históricos de Biritinga; O coreto, índios Beritingas, estrada real e contribuição de Antônio Conselheiro


Criamos ilustrações como estas, com Inteligência Artificial, para "pintar" momentos históricos de Biritinga que não temos fotografias.


Tem muitas histórias de Biritinga que o povo desconhece. Sem acervo público, pesquisa, documentação, a identidade de Biritinga vai se perdendo... e temos alguns exemplos:

1. O coreto que existia na praça da matriz, uma das edificações que vemos em muitas cidades vizinhas como Serrinha, Barrocas e Coité, aqui em Biritinga ele foi destruído.

2. A estrada real que cortava Biritinga, (Manga) enquanto ainda era distrito de Serrinha; um importante trajeto para escoamento, por onde passavam boiadeiros, tropeiros, peregrinos e romeiros, inclusive trajeto de Antônio Conselheiro em suas andanças.

Além de outros relatos históricos que você poderá ler no nosso blog, na próxima terça-feira (22), véspera do aniversário de emancipação política de Biritinga.

9 de abril de 2025

Homem descobre que é casado com cunhada após ida a cartório em Biritinga

 


Um “b” trocado por um “c” criou um problema familiar, a ponto de um homem descobrir que estava casado, sem querer, com a própria cunhada. Essa situação inusitada ocorreu em Biritinga, na região sisaleira, quando Abel Menezes foi a um cartório, pediu um documento e foi informado que estava casado, de papel passado, com Fábia Almeida. 

Segundo o G1, Fábia, na verdade, é casada como Acel Menezes, irmão de Abel, desde 2012. O caso foi descoberto há quatro anos e até o momento não foi resolvido. Conforme Acel, a confusão aconteceu, provavelmente, por causa da similaridade dos nomes. Além disso, os irmãos têm os mesmos sobrenomes e nasceram na mesma cidade e no mesmo mês. Abel em 16 de agosto de 1981, e Acel em 15 de agosto de 1986. 

A reportagem diz ainda que as semelhanças de nome fizeram com que os irmãos passassem por situações engraçadas ao longo da vida. No entanto, não imaginaram que chegassem a “casar” com a mesma pessoa. 

Fábia e Acel moram em Abrantes, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Desde que descobriram o caso fazem viagens constantes à Serrinha, também na região sisaleira, para resolver a questão, ainda sem desfecho.

Conheça relatos históricos de Biritinga; O coreto, índios Beritingas, estrada real e contribuição de Antônio Conselheiro

Criamos ilustrações como estas, com Inteligência Artificial, para "pintar" momentos históricos de Biritinga que não temos fotograf...