'Política' como disciplina escolar
A política precisa ser no mínimo, um tema em constante discussão nas
escolas públicas e privadas do Brasil. Para indicar uma ideia ainda melhor, proponho
que a política possa ser uma disciplina escolar presente do ensino fundamental
ao ensino médio.
Hoje no Brasil existe cerca de 16 milhões de analfabetos. Esse é um
número muito triste para todo país. Índices de analfabetismo são ainda mais
constantes na região nordeste do país. Porém o que dificulta ainda mais o
desenvolvimento social do país, é o analfabetismo político, ou ignorância sobre
questões políticas, e na maioria dos casos é por falta de interesse mesmo. Isso
propicia um ambiente para que a corrupção seja ainda mais presente nesse meio.
É importante dizer que se existe uma força capaz de elevar qualquer
pessoa aos mais altos níveis cultural é a educação. Portanto, seria
interessante e até necessário que a política fosse um tema com mais ênfase nas escolas.
A ideia de provocar um debate como esse nas salas de aula é para que esse
assunto se estenda até os lares, e seja então discutido entre a família e pela
comunidade.
Começar a falar de política é como ascender um candeeiro numa densa
escuridão. As pessoas desconhecem seus direitos, e por isso padecem tanto. A
constituição brasileira garante muitos direitos que são violados simplesmente
pela ignorância política de milhões de brasileiros. Se ao menos, essas pessoas pudessem
entender qual seu papel na política municipal, estadual e federal, cobrariam
mais e se submeteriam menos aos desmandos desses poderes.
O projeto de lei 02/2012 do senador paranaense Sérgio Souza (PMDB),
propõe a inserção de duas disciplinas de orientação ética e política nos
currículos escolares. A ideia é implantar a disciplina de Cidadania Moral e
Ética no ensino fundamental e a de Ética Social e Política no ensino médio. O
projeto foi aprovado no senado e seguiu para o Congresso Nacional.
Renilson Silva – Blog Biritinga Informa
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