19 de janeiro de 2016

Paróquia de Biritinga inicia festejos do co-padroeiro São Sebastião

Missa realizada pelo Pe. Antonio na Fazenda Tapera
Iniciado na última sexta-feira (15), os festejos de São Sebastião, co-padroeiro do município de Biritinga segue até o próximo domingo (24). Fieis participam todas as noites das missas em homenagem ao mártir. Fruto de uma promessa feita por três homens no ano de 1919, a tradição religiosa está prestes a completar 100 anos. 

Após infestação da Peste Bubônica, doença contagiosa e que se espalhava com rapidez pela pequena vila de Manga (Biritinga),  os senhores Cirilo, Cesário e Luiz Arara fizeram uma promessa a São Sebastião ‘que se acebasse todo aquele sofrer, se realizaria todos os anos em 20 de Janeiro, uma festa em sua homenagem”. Desde então, a festa é realizada todos os anos pela Paróquia Nossa Senhora de Belém. A novena do co-padroeiro finaliza com realizações de batismos, procissões e leilões. 

Imagem: Facebook Paróquia Nª Sª de Belém - Biritinga
Na segunda-feira (25), acontece a tradicional ‘Acompanhamento’, evento em que fieis e foliões seguem para a Fazenda Tapera, onde é celebrada a missa na capela e logo após acontece festa com bandas locais. O acompanhamento é um evento de encerramento da homenagem ao mártir São Sebastião. Um costume que a igreja mantém desde a promessa feita em 1919, quando o cortejo saía da igreja em direção a casa de um dos responsáveis pela promessa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI