A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, nesta quarta-feira (17), o período de testes da obra que vai levar água da Barragem de Ponto Novo aos municípios de Senhor do Bonfim e Jaguarari. Até o final do mês, a adutora entrará em operação.
Realizada mediante dispensa de licitação, por conta de seu caráter emergencial, a obra garantirá a continuidade do serviço de abastecimento de água nos dois municípios, que atualmente enfrentam um severo racionamento, com algumas localidades sendo atendidas por caminhões-pipa.
A obra emergencial implantou um trecho de 4,3 quilômetros que foi interligado a 46,7 quilômetros de tubulação já implantados, totalizando 51 quilômetros de adutora. Além disso, foram construídas quatro estações de bombeamento, que serão responsáveis por trazer cerca de 140 litros por segundo de água bruta da Barragem de Ponto Novo até a Estação de Tratamento de Água de Senhor do Bonfim.
Com investimento de R$ 6 milhões, a obra vai beneficiar cerca de 113 mil pessoas. Ela integra um investimento maior, de R$ 58,1 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Ponto Novo, que vai atender às cidades de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Itiúba e Andorinha.
Segundo o gerente da Embasa em Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, neste período de testes serão avaliados todos os trechos de execução do empreendimento, com a realização de ajustes técnicos, caso seja necessário. “Esperamos que tudo ocorra bem durante os testes, para que possamos entregar a obra o mais rápido possível à população”, afirmou. PCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI