A imagem da pequena Nicole Aquino Santos, de apenas 10 anos de idade, revela uma beleza rara e impressionante. A menina tem os olhos com cores diferentes, um castanho e outro safira, o que dá um contraste marcante com o tom da pele negra. A pequena biritinguense que é surda participará nesta sexta-feira (17) do Desfile de Beleza Negra na cidade de Serrinha.
A mãe da pequena Nicole, Marlene Nascimento também é surda, e tem os olhos iguaizinhos aos da filha.
Movida pelo sonho de poder um dia melhorar a sua qualidade de vida, a pequena Nicole revela que o seu maior desejo é poder comprar uma casa para a sua mãe ela diz: “Quero poder um dia ter uma casa para morar, somente eu minha mãe e meu irmãozinho Gabriel.” Sobre suas expectativas para o grande dia do desfile ela, fala: “Estou muito feliz, mas com medo, nervosa porque terão muitas pessoas olhando”.
O acesso do surdo aos serviços do intérprete de libras nas séries iniciais, ainda é precário, uma realidade que assola não somente o município, como também todo pais. A situação ganhou notoriedade por ter sido o tema da redação do Enem 2017, que tratou dos “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. No caso de Nicole foi diferente, a menina vem superando desafios e preconceitos, agora está tendo uma oportunidade ímpar na história dos surdos, principalmente do município de Biritinga. Ela já cursa o 3° ano com interprete de libras em sala de aula e tem acompanhamento na sala de recurso.
Segundo Luciana Barros, tradutora interprete de libras, Nicole é uma menina inteligente, meiga e muito sonhadora “A gente conversa bastante, ela me conta sobre seus objetivos, só é tímida, ela ainda precisa romper a timidez, mas é um processo comum pela idade, eu quero que Nicole entenda que existe um mundo para além daquele mundo que ela vive, para além daquela realidade da vida dela, esse é o meu maior objetivo em incentivá-la a participar desse desfile, e o maior prêmio será ela mostrar a sociedade, que as mulheres negras, surdas e da periferia, podem alcançar seus espaços sim, e que ela tem que ser respeitada independente da condição dela, de ser surda e que isso não a impede, ela estará vencendo barreiras, e eu acredito que ela será pioneira na questão dos surdos politizados de Biritinga.”
Nicole está recebendo o apoio de todos os funcionários da escola Eujácio Simões onde estuda, além de amigos, todos estão em uma felicidade sem tamanho, por poder estar contribuindo de alguma forma com o sonho de Nicole.
Por: Daniele Oliveira / Foto: Adryano Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI