25 de setembro de 2018

Política boa tem que ter oposição

Foto: Bahia em Foco / Antonio Andrade
Há quem diga que seria ótimo se em Biritinga não houvesse divisão política, nem oposição. Isto seria muito ruim para nossa cidade. Política boa tem que ter oposição. Democracia tem que ter oposição. É assim que se testa a força das novas ideias, é assim que o debate faz sentido. A boa oposição contribui para um governo bem alinhado com o que é correto, com a lei. 

Na democracia, o papel da oposição é claro: fiscalizar a administração, os atos dos governantes, atuar como agente capaz de aperfeiçoar proposições de governo, ser catalisadora das demandas e insatisfações populares e, de certa forma, ajudar o governo a errar menos e administrar melhor, criticando, apontando equívocos e incongruências, destacando as consequências de desacertos e denunciando erros e omissões. Oposição competente contribui para se alcançar o objetivo da ação política. Além disso, deve ser propositiva e apresentar caminhos diferentes dos atuais para garantir maior eficiência do setor público e possibilitar o constante crescimento nacional.

A má oposição não conversa, não dialoga, apenas deseja prejudicar. A boa oposição indica falhas, dá sugestões, conversa,  e se for ignorada, denuncia erros. Oposição mantém o equilíbrio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI