A Embasa informa que, para possibilitar a substituição programada de um dos equipamentos que compõem o sistema de abastecimento da região, o fornecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (1º) nos municípios de Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Lamarão, Retirolândia, Serrinha e Teofilândia.
29 de setembro de 2025
Para substituição de equipamento, abastecimento de água será interrompido na região de Biritinga, Serrinha e Conceição do Coité nesta quarta-feira (01)
Embasa envia 'nota' ao Blog Biritinga Informa; Confira:
Atcs,
26 de setembro de 2025
Falta de água castiga moradores de Biritinga; EMBASA vende água extraída no município para outros 5 municípios e mineradora
19 Poços da EMBASA perfurados no município de Biritinga 'leva a água' para outros 5 municípios vizinhos e uma Mineradora em Barrocas. População sofre com torneiras secas semanalmente, mesmo com abundância de recursos hídricos no município. (https://www.calilanoticias.com/2024/10/reducao-de-agua-em-pocos-afeta-abastecimento-no-sistema-serrinha-coite-gerente-regional-da-embasa-explica-a-situacao)
Biritinga (BA) – A população de Biritinga vem enfrentando uma situação crítica: a falta constante de água. Moradores relatam que, semanalmente, o abastecimento é interrompido por dias seguidos, comprometendo tarefas básicas como cozinhar, lavar roupas e manter a higiene. A irregularidade tem provocado indignação e sensação de descaso.
O problema gera ainda mais revolta porque Biritinga está situada sobre um lençol freático e abriga uma adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), responsável por levar água para municípios vizinhos. 19 poços instalados sobre o Aquífero Tucano, explora a água e também o meio ambiente, para sustentar o lucro da empresa.
A contradição é evidente: enquanto outras localidades são abastecidas pela estrutura local, os biritinguenses convivem com a escassez.
As consequências atingem não apenas as famílias, mas também escolas, unidades de saúde e o comércio. Em alguns bairros, quando o fornecimento retorna, a água chega com baixa pressão ou até mesmo turva, aumentando a insegurança quanto à qualidade do serviço.
Diante da situação, a comunidade exige providências imediatas da EMBASA e das autoridades. Os moradores pedem transparência sobre as causas da falta d’água, investimentos em infraestrutura e um plano concreto de regularização. Para a população, conviver com torneiras secas não pode ser rotina em uma cidade que, paradoxalmente, fornece água para fora de seus limites.
Para substituição de equipamento, abastecimento de água será interrompido na região de Biritinga, Serrinha e Conceição do Coité nesta quarta-feira (01)
A Embasa informa que, para possibilitar a substituição programada de um dos equipamentos que compõem o sistema de abastecimento da região, o...
-
A manhã desta quinta-feira, 22 de maio de 2025, começou com luto em Biritinga, na região sisaleira da Bahia, com o falecimento de Joivan S...
-
Um “b” trocado por um “c” criou um problema familiar, a ponto de um homem descobrir que estava casado, sem querer, com a própria cunhada. ...
-
O Blog Biritinga Informa presenteia você leitor com fotos antigas e contemporâneas do município de Biritinga, algumas relíquias colhidas ...