16 de setembro de 2010

Agricultores baianos recebem máquinas desfibradoras de sisal em Valente

Uma parceria entre o governo da Bahia e o governo federal viabilizou a entrega, na manhã desta quinta-feira (16), de 140 máquinas desfibradoras de sisal aagricultores de dez municípios, na região de Valente, interior do estado. Inventada pelo autodidata José Faustino Santos e testada pelo Ministério do Trabalho, a nova máquina soluciona um problema social na região sisaleira da Bahia - a multilação de mãos e antebraços de trabalhadores em equipamento de desfibrar a folha do sisal, chamado de "Paraibana".

Cerca de 3,6 mil agricultores familiares foram beneficiados com a iniciativa. A entrega das máquinas foi realizada pelo ministro do Desenvolvimento
 Agrário, Guilherme Cassel, pelos secretários estaduais de Ciência e Tecnologia (Feliciano Tavares), da Agricultura (Eduardo Salles) e da Casa Civil (Eva Chiavon).

Cultura tem peso na
 economia baiana

A cultura do sisal gera a renda que possibilita a sobrevivência de aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 260 mil hectares da cultura, distribuídos em mais de 40 municípios do semiárido baiano, englobando os territórios do Sisal, Chapada da Diamantina, Piemonte da Diamantina, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Jacuípe, Irecê, Vale do Jiquiriçá e Piemonte Norte do Itapicuru. Sendo que em mais da metade destes, o sisal é a fonte de renda mais
 importante.

O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, o que corresponde a 56% da safra mundial. É também o maior produtor mundial de sisal, com uma fatia de 40% do mercado. A Bahia é o principal produtor de sisal do território brasileiro, contribuindo com 94% da produção nacional.

No estado, tem uma grande importância social por envolver aproximadamente 150 mil famílias, que encontram no sisal a única fonte de renda. Os grupos reunidos em Arranjos Produtivos Locais (APL) são apoiados pelo programa estadual Progredir, coordenado pela Secti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI