11 de março de 2019

'Não sabemos mais onde buscar água' diz moradora de Biritinga; comunidades rurais vivem crise


Na era digital e sem amparo das mídias tradicionais, a população recorre a internet para publicar suas indignações diante do descaso público. É que mutas comunidades de Biritinga estão vivendo tempos de crise no abastecimento de água.

Na tarde do último domingo (10), uma moradora da comunidade Umbuzeiro, zona rural de Biritinga, publicou uma mensagem em uma rede social, em que reclama a falta de água na sua comunidade. A situação se repete em outras comunidades. 

Na mensagem, a moradora divulgou fotos de pessoas carregando baldes de água na cabeça e ressaltou "estamos sem água a quatro semanas e não temos mais onde pegar água". 

A  situação lamentável que deveria mobilizar líderes políticos, religiosos e presidentes de associações, acaba sendo ofuscada pelo medo da maioria da população em cobrar melhorias. Contudo, há grupos organizando manifestações e protestos se o problema persistir.

Durante muito tempo o poder executivo do município de Biritinga assume o compromisso de custear a manutenção e distribuição de água na maioria das comunidades rurais. Os custos com os poços artesianos nunca foram divulgados, mas deve  ser entendido como compensação diante de uma cidade com índices de desenvolvimento humano e produto interno bruto baixos, cuja população carente compreende maior parte dos habitantes beneficiados. 

O blog Biritinga Informa procurou um site da Prefeitura de Biritinga ou e-mail para solicitar respostas para os problemas apontados, mas não encontramos. 

Renilson Silva - blog Biritinga Informa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...