12 de setembro de 2011

EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE BIRITINGA

Renilson, Joabson e Marivania
O Blog Biritinga Informa realizou na tarde de Sexta-feira 09/09/11, uma entrevista com a secretária de saúde Marivania Cerqueira dos Anjos, na sede da secretaria situada na rua nova soure. A secretária respondeu as perguntas deixando uma pendente, Onde o lixo hospitalar é despejado e como ele é tratado. Retornamos à mesma através de telefone más não obtivemos resultado, resolvemos entrar em contato com o departamento de limpeza pública do município, o responsável pela empresa disse que o lixo é queimado e enterrado em um buraco, para não causar danos aos catadores de lixo.  Não foi o que vimos.
CONFIRA A ENTREVISTA ABAIXO:

Considerando seu tempo de atuação como secretária de saúde de Biritinga, que mudanças foram feitas e o que há de novo na saúde do município?

Teve muitas coisas que mudaram, quando eu cheguei aqui na verdade existia muita falta de médico no hospital e nos PSF’s também. Hoje graças a Deus não existe mais esse problema. Se um médico não vem cumprir seu plantão, não tenho dificuldade em conseguir outro médico para cumprir aquele plantão.
“Ela ressaltou também que todos os médicos que atendem no Hospital Municipal de Biritinga são registrados no CRM (conselho regional de medicina), ninguém aqui é estudante de medicina, são todos profissionais.” Ressaltou a secretária
.


Como está a situação dos PSF’s das comunidades rurais de Biritinga?

Bem! Tinha também problemas com profissionais que não tinham responsabilidade, na área mesmo da saúde, eram pessoas descompromissadas. Tive dor de cabeça e quando cheguei aqui eu chorava de preocupação, más tudo isso já teve uma solução. Optamos por trocas de profissionais.

Existem projetos/propostas para ampliação e melhoramento do atendimento prestado no HMB?

Já foram feitas, mudamos os profissionais.

Como a senhora trata as demandas para marcação de consultas e exames ?

Funcionários responsáveis que são separados para atender essas demandas. Regulação que vai para Feira e Salvador. Tem três pessoas responsáveis. Existe muita organização.

Os medicamentos fornecidos pela farmácia básica tem sustentado a demanda da população?

Graças a Deus, quando eu cheguei aqui que abri o almoxarifado, não tinha nada. O paciente que sai da unidade quer entrar na farmácia e sair com a medicação. Caso não tenha, o mesmo  se dirige até a sala da secretária para sair com a medicação. Existe uma contrapartida do município, e o governo também nos fornece a medicação trimestralmente. Agente faz a demanda do município, mas nem sempre é atendido, e de quando estou aqui, agora é que veio chegar uma medicação suficiente.

Existe conselho de saúde?

Sim.

Como o conselho de saúde acompanha as decisões e as prioridades?

Inserimos no conselho de saúde alguns agentes comunitários de saúde, para que possam dar opiniões, afinal são eles que estão nas casas e nas comunidades com frequência.

Quais são as prioridades da secretaria Municipal de saúde?

Não faltar medicação nem o médico com a equipe completa.

Como é realizada a compra dos materiais de saúde?

Através de licitações.


As solicitações são realizadas de forma transparentes?

Sim, as licitações são feitas de forma transparentes, onde, quando tem reunião do conselho  que eles pedem a presença de quem realizou a licitação eu faço a solicitação e ele vem.

Como a população acompanha isso?

De forma clara. Da forma que alguém procura o agente, ele passa. Por isso a necessidade de ter o agente. O Agente é a base de esclarecimentos.

Se um cidadão necessita de um atendimento de média ou alta complexidade, qual suporte que o município dar?

É marcado as consultas pela regulação, e eles vão com carro disponibilizado pelo município para outras cidades, cujo atendimento seja propício.

Se o governo afirma que está tendo total disponibilidade com a saúde, porque há tanta insatisfação dos usuários dos serviços prestados?

Hoje, todo mundo sabe como é que funciona a saúde em todo Brasil, Nós aqui não somos os piores. Isso eu tenho certeza. Já perdemos macas para que pacientes ficassem lá (Feira de Santana/Salvador) para não perderem a vaga.

Existe no Município o setor de auditoria em saúde?

sim.

Como fazer para a população ter acesso direto ao relatório dessa auditoria?

À pedido deles. Se eles quiserem a gente tem. Tudo é na transparência.

Onde o lixo hospitalar é despejado e como ele é tratado?

Não obtivemos resposta para esta pergunta.


Produzido por: Renilson Silva e Joabson Ribeiro
Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI