13 de dezembro de 2012

Joaquim Barbosa diz que Ministério Público deveria investigar denúncias contra Lula


O ministro Joaquim Barbosa que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou durante a terça-feira (11), que o Ministério Público deve realizar as investigações que o operador do mensalão Marcos Valério fez e que iriam colocar o ex-presidente brasileiro como pessoa central do esquema.
Quando saía da sessão em que estava presente no Conselho Nacional de Justiça, Barbosa disse que ficou sabendo o conhecimento oficioso, mas não oficial do Marcos Valério havia dito em seu depoimento no mês de setembro e que foi revelado na quarta-feira (11). Quando questionado se o Ministério Público deve investigadar as questões, ele diz que acreditava que sim.
Conforme foi informado, Valério afirmou que Lula deu “ok” para que houvesse empréstimos dos bancos para poderem financiar o esquema. O encontro ocorreu no gabinete do ex-Presidente, conforme aponta a versão que Valério diz. O empresário que operava o mensalão afirmou também que havia repassado dinheiro para que Lula pudesse arcar despesas pessoais. Conforme Valério, estes recursos tiveram seu depósito realizado na conta no grupo de segurança Caso, que é propriedade do ex-assessor do presidente Freud Godoy. Durante o depoimento, Valério classificou Godoy como sendo um “faz-tudo” do ex-presidente.
Esta existência de um novo depoimento contendo novas acusações do empresário foi feita no dia 1.º de novembro. Depois que Valério foi condenado pelo STF como sendo o “operador” do esquema do mensalão, Valério foi procurar de maneira voluntária a Procuradoria-Geral da República. O objetivo dele, era trocar este novo depoimento e outras informações que ele diz ter para contar, como forma de obter proteção e ter sua pena reduzida. A declaração aconteceu durante o dia 24 de setembro na capital Brasília, tendo seu início às 9h30 e acabando a 1 hora da tarde. Neste período houve o preenchimento de 13 páginas contendo as declarações do empresário.
http://www.noticiasbr.com.br/joaquim-barbosa-diz-que-ministerio-publico-deveria-investigar-denuncias-contra-lula-89503.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...