17 de junho de 2014

Secretários de Agricultura de seis municípios da região do sisal, realizam manifesto contra o não pagamento do Garantia Safra 2012/2013


Secretários de Agricultura de Biritinga, Barrocas, Conceição do Coité, Ichu, Teofilândia e Serrinha, realizaram uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (16), onde formalmente apresentaram discordância em relação ao não pagamento do Garantia-Safra 2012/2013.

Segundo o MDA, esses municípios não tiveram direito ao programa por conta de informações emitidas através de pesquisas onde mostram índices pluviométricos favoráveis a produção, e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) que afirma um ganho de safra nesse período.

Na reunião, os secretários elaboraram um documento para ser entregue à Coordenadora Geral do Garantia-Safra, Dione Maria de Freitas. O Manifesto apresenta contrarrazões referente a decisão interposta pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

O documento que segue assinado pelos secretários Antonio Silva Souza (Biritinga) Ronaldo Queiroz (Barrocas), Antonio Carneiro (Ichu), Renildo de Iranda (Serrinha), Sérgio Carvalho (Teofilândia) e Gilca Carneiro (Conceição do Coité), apresenta anexos ondem comprovam que esses municípios estavam em situação de emergência nesse período, e aderiram inclusive ao crédito emergencial do Banco do Nordeste contemplando mais de 3.500 agricultores familiares, disponibilizando mais de R$ 40 milhões .

Cabe agora, ao setor responsável pelo monitoramento do Garantia-Safra, ter bom senso para compreender a necessidade desse auxílio para os pequenos agricultores que sofrem desde 2012 com os efeitos severos da seca.

Renislon Silva – Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...