9 de novembro de 2015

Assessor do Deputado Gika Lopes, Luizinho dá entrevista ao programa ‘A Voz do Povo’ e fala do ‘Novembro Negro’


O assessor do Deputado Gika Lopes, conhecido com Luizinho, deu entrevista ao programa ‘A Voz do Povo’ da Rádio Biritinga FM no último sábado (8). O programa é dirigido pelos vereadores Jorge do Portal e Roberto de Jesus, e vai ao ar todos os sábados das 10:00 as 12:00hs. Luizinho deu entrevista ao vereador Jorge do Portal. 

Novembro Negro

Luizinho falou sobre o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra: Esse é o mês que a gente reflete a vida do grande líder Zumbi dos Palmares. Um companheiro que deixou um legado importante de que o povo negro, do campo e da cidade, não permita baixar a cabeça diante de nossas lutas sociais. A população elitizada criou essas falácias, para que a população do povo negro acreditasse que não têm competências de por exemplo fazer um curso universitário, ou que, malmente conseguíssemos concluir o segundo grau. E a gente vem quebrando essas amarras. Se tá lá na Constituição Federal que todos nós temos direitos, cabe a gente fazer essa luta.

Preconceitos 

Perguntado sobre o preconceito, Luizinho disse: Quando uma pessoa de uma pele mais clara, e outra pessoa negra entram numa loja, a gente percebe que o atendimento, geralmente é diferenciado. A pessoa de pele mais clara é atendida com mais rapidez e elegância, se comparado a uma pessoa negra. Principalmente se for negro e da zona rural. 

Comunidades Quilombolas 

Uma das pautas importantes da entrevista foi sobre o reconhecimento de comunidades Quilombolas. Atualmente, Biritinga tem uma comunidade com certificado de reconhecimento, que é a Vila Nova. Porém, existem outras comunidades com traços e características de povos tradicionais, e que devem estar passando pelo mesmo processo de reconhecimento. Encorajando essas comunidades para a importância do título de reconhecimento, Luizinho disse: Pedir que vocês visitem a comunidade de Vila Nova, em Biritinga, ou o Sítio Santana em Lamarão, ou qualquer outra comunidade reconhecida, e vocês verão as comunidade quilombolas que não baixaram a cabeça e foram pra cima.

Movimento Negro


A jovem Juriti, que é uma das mobilizadoras do Movimento de Mulheres e do Movimento Negro, falou da importância do ‘Novembro Negro’. Esse ano a gente traz o tema ‘Genocídio da Juventude Negra - Até quando?’ Quando um jovem é morto, a família toda sofre. Hoje, há uma inversão do natural, onde os pais estão tendo que enterrar seus filhos. disse Juriti.

Na oportunidade, o Sargento Berg Borges, também comentou sobre o tema. O jovem Anderson Barbosa, do Coletivo Juventude Ativa também participou, e . Além dos comentários iniciais do Dr. Carlos Bispo, com relação a BA 233, e sobre a consciência negra. 

*Próximo sábado haverá uma entrevista com o ex-prefeito Aurélio Amicés. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...