7 de janeiro de 2019

Novena do Co-Padroeiro de Biritinga, São Sebastião, vai do dia 11 ao dia 20 de janeiro


Janeiro é mês de festa em Biritinga, pois todos os anos acontece os tradicionais festejos ao santo co-padroeiro do município, São Sebastião. A novena acontecerá entre os dias 11 e 20 de janeiro, todas as noites, às 19:30h, na Paróquia Nossa Senhora de Belém.

Uma novidade este ano é inauguração do monumento de São Sebastião, que está sendo instalado na entrada da cidade. A entrega será feita no dia 20. 

Ainda no dia 21, acontece o acompanhamento para a Fazenda Tapera, onde ocorre missa, e finalizações dos festejos. 

Você sabe como começou a tradicional festa de São Sebastião em Biritinga?

Conta-se que em 1918 uma epidemia tomou conta da velha Manga (como Biritinga era denominada). E, sofrendo com a chamada Peste Bubônica uma doença infectocontagiosa que se espalhava cada vez mais, três homens deram início a uma promessa ao mártir para pôr fim a todo sofrer. Os senhores Luiz Arara, Cirilo e Cesário clamaram ao Mártir São Sebastião e lhes fizeram a promessa que se acabasse aquele sofrer, se realizaria todos os anos em 20 de janeiro uma festa em gratidão.

Informações do livro Saga de Biritinga - Antônio Anílson

2 comentários:

  1. São Sebastião abençoi tds nos biritinguense

    ResponderExcluir
  2. De fato, a peste bulbônica foi uma catástrofe em nossa região de Biritinga, inclusive na parte em que nasci, a Fazenda Gameleiro dos Praxedes, a minha avó materna, Dona Elvira Nery Praxedes, de saudosa Memória, relatava os fatos daquela epidemia hedionda. Conta-se que o Cemitério de Fazenda Nova foi aberto para dar conta daquelas demandas de sepultamentos, decorrentes da passada epidemia. Mas, O NOSSO DEUS TEVE MISERICÓRDIA DE NÓS, ATRAVÉS DAS INTERCESSÕES A SÃO SEBASTIÃO!

    José Plínio de Oliveira
    (Serrinha - Bahia)

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...