7 de maio de 2011

Identidade Cultural de Biritinga

Foto 01 - Grupo de samba de roda de Biritinga
A identidade cultural de Biritinga é formada por uma diversidade de grupos culturais, são eles: grupos de samba de roda, reisado, folclore e capoeira, toda essa classe forma  uma variável  fonte de oportunidades que contribui para o desenvolvimento social do nosso município, fortalecendo e revitalizando  a nossa cultura.

Ressalto aqui a importância de homens e mulheres que lutam para não deixar “morrer” a arte de festejar, exaltar e relembrar as culturas herdadas pelos mais velhos, os contos e mitos criados e cultivados no solo fértil das mentes brilhantes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, tropeiros e viajantes, que mesmo vivendo num terreno árduo, da labuta do dia-a-dia, foram e são enfim, felizes.

A Principal atividade que move a economia de Biritinga é a agricultura familiar, e é no campo, onde as tradições e diferentes manifestações culturais continuam vivas.

A Vila Nova é uma comunidade de Biritinga que foi reconhecida no mês de Outubro do ano passado (2010), como remanescente de quilombo, um incentivo á comunidade e ao representante, e presidente da associação Vilas Unidas, o Sr. Jacinto Costa, um dos remanescentes que tem uma parcela de responsabilidade pelo reconhecimento.

Na comunidade existe um grupo de mulheres quilombolas  que são produtoras de encantadores artesanatos, são bolsas, esteiras e outras artes que formam uma diversidade artística, que complementam a economia familiar.

Por: Renilson Silva – Blog Biritinga Informa
Foto 01 – Blog Jorge do Portal – (Militante na área Cultural em Biritinga)

Um comentário:

  1. Adimiro muito o trabalho, parabéns pelo o título de comunidade Quilombola parabéns sempre pedi a Deus q um dia essa comunidades seja reconhecida valeu a pena mais q nunca parabéns ao senhor Jacinto Vieira, e comunidades também ao secretario de cultura e ao Deputado Luiz Alberto pois recebeu muitas baixas Assinadas pelo apelo da comunidade fico orgulhoso pois participei dessa luta e apelo.
    Quem sabe em breve possamos ter uma rádio comunitária em nossa comunidade pois agora tudo esta mais facíl ? mesmo estando em São Paulo procuro visar o melhor para minha cidade abraço a todos de KEL DA VILA NOVA e AVANÇAR FM

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...