6 de janeiro de 2012

ONG Viver e Crescer em Comunidade realiza a 9ª Festa de Reis em Biritinga neste sábado (07/01)

Grupo de Samba de Roda - Comunidade Campo da Ema - Biritinga/Ba
A Festa de Reis em Biritinga é uma tradição cultural que se repete há alguns anos, uma manifestação e resistência dos povos em defesa de sua cultura e seus costumes. Tendo como uma de suas propostas a: promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico, apoiar, produzir, pesquisar e divulgar a cultura popular brasileira... a ONG Viver e Crescer em Comunidade fortalece essas manifestações através de apoio aos grupos culturais existentes em nosso município.

“Este evento Cultural tem como principal objetivo revigorar e promover a cultura de raiz do nosso município e região, de acordo ao censo cultural que realizamos em 2010 há uma diversidade cultural muito grande em Biritinga, identificamos através do censo o Reizado, Samba de Roda, a Chula, Samba de Martelo, Quadrilha, Capoeira, Candomblé, Aboio, Repente, Bumba-meu-boi, as Burrinhas, os Bonecos, as Rezadeiras, as Ladainhas, artesanato,  Artistas Plástico, entre outras expressões, portanto, é necessário criar espaço para promover e manter estas expressões tradicionais e modernas que promovem tantas alegrias através de seus cânticos, batuques, nas suas danças, pulos e brincadeiras, e nas suas chulas onde expressam seus sentimentos e lamentações,  isso tudo faz parte da nossa IDENTINDADE como Biritinguense.” Ressaltou um dos organizadores do evento Jorge Sérgio (Jorge do Portal)

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Cabe apontar que, a “Folia de Reis” apresenta um caráter profano-religioso e faz parte do ciclo natalino, realizado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, havendo comemorações ao nascimento de Jesus por meio de festividades.
Sem dúvida, se cabe à comunidade preservar aquilo que lhe é próprio, que ela reconhece como um bem que possui valor identitário, então, convém que a mesma busque, juntamente com os grupos de Reis locais, os representantes da municipalidade e do clero, a preservação dessa tradição cultural.

  > O Evento

Quando? 07 de Janeiro de 2012

Onde? Quadra Municipal

Que horas? A partir das 17:00 hs

Blog Biritinga Informa – Renilson Silva
[Informações: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st1/Pergo,%20Vera%20Lucia.pdf]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...