20 de abril de 2017

Vereador Jorge do Portal visita agricultores e suas produções na Comunidade Roça do Mato em Biritinga


Em visita na comunidade Roça do Mato, zona rural do município de Biritinga-BA, o Vereador Jorge do Portal (PT) e o blog Biritinga Informa conheceram as propriedades de dois agricultores familiares: os senhores Leonel de Souza e Baixinho Eletricista.

Leonel que é popularmente conhecido como ‘Da hora’, é exemplo de superação e de perseverança. A deficiência física não interfere na produtividade do jovem agricultor, que nos contou que produz uma diversidade de frutas e alimentos, mas, por não ter suporte técnico e nem capacidade de escoamento de sua produção, sente-se desmotivado, mas continua suas plantações.

A capacidade produtiva de agricultores familiares precisa ser tratada de forma especial pelo poder público. Essas pessoas precisam de suporte técnico para produzir em maior escala, e poder comercializar seus produtos.


O senhor 'Baixinho Eletricista', que mora na mesma comunidade de Leonel, tem um peculiaridade em sua área de terra. Talvez ele seja o único agricultor do município com plantações de pés de cacau no quintal de casa. A experiência do plantio do cacau na região é pioneira, e segundo ele, a planta conseguiu se adaptar as condições locais com facilidade, contudo, o fruto que é utilizado para produção de polpas de suco, ainda é pouco explorado.

As comunidades biritinguenses têm grandes potenciais produtores. Segundo dados do IBGE, a agricultura familiar e pecuária é responsável por maior parte do PIB municipal. A dificuldade maior para o fortalecimento desses agricultores é a falta de políticas públicas de incentivo e assistência técnica.

Um dos pontos positivos no município é o abastecimento de água na zona rural, que é custeado pela Prefeitura Municipal de Biritinga. Segundo os moradores da região de Roça do Mato, a nova bomba do poço artesiano da Comunidade Engenho Velho, instalado pela administração do Prefeito Celso da Sucam melhorou bastante a distribuição na rede local. “Esse é um benefício que nós temos do Município” disse um morador.

Renilson Silva – Blog Biritinga Informa 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...