4 de abril de 2018

Evangélicos e Católicos de Biritinga deveriam se unir por uma cidade melhor



Durante algum tempo fazendo algumas reflexões, percebi a segregação entre as diferentes igrejas e religiões na cidade de Biritinga, e penso como a união fraternal dessas igrejas poderia produzir uma cidade muito melhor.

Na maioria das comunidades rurais de Biritinga existem diferentes tipos de igrejas e templos, contudo, ainda que estejam próximas umas das outras, há um enorme distanciamento. Isso é muito ruim para a propagação do evangelho em si. A relevância dessas igrejas nas comunidades, em muitos casos, é zero.

No Povoado União, (à exemplo), zona rural de Biritinga, existem templos evangélicos e uma capela católica muito próximos, mas, não tenho conhecimento de que essas diferentes igrejas, tenham, em algum momento, se reunido para debater os problemas sociais daquele lugar. Nunca! A comunidade de nome União, respira a indiferença e talvez a desunião de líderes comunitários e religiosos que ocupam espaços ali.

A violência, descasos, falta de políticas públicas criativas, tornaram durante os últimos anos, as comunidades rurais de Biritinga em espaços hostis. Ouvi relato de pessoas que tiveram que sair de suas casas no povoado para vir morar na área urbana porque sofriam constantes assaltos em suas residências.

Mas, quer dizer que a culpa é das igrejas?

Não. Mas a indiferença que a maioria das igrejas assumem diante de cenários como esses, relevam uma total irrelevância das ‘bases cristãs’ instaladas nessas comunidades. Cruzar os braços frente aos problemas sociais tão expostos nas frentes dos templos não é a melhor opção.

Imagino que seria muito efetivo se essas igrejas fossem unidas, reunissem com as comunidades onde estão inseridas e debatessem ideias para resolver problemas locais. Muitas vezes, agricultores familiares estão sem acesso a água de qualidade, ou existam famílias em situações de vulnerabilidade social extrema nos escombros desses lugares, que “passam despercebidos”, ou situações de jovens que poderiam estarem tendo uma qualificação profissional ali mesmo, ou quem sabe a construção de uma quadra de esportes... ações em conjunto, simples, poderiam fazer enorme diferença na realidade local.

Pastores e padres precisam dar visibilidade aos clamores dos excluídos das comunidades onde estão presentes. E que essas ações sejam mais eficazes, e não se limitem aos incentivos assistenciais, como doações de cestas básicas. 

Reni Silva - Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...