19 de agosto de 2010

V Feira do Conhecimento No Colégio Municipal de Biritinga (C.M.B)


Nesta Sexta-Feira e Sábado dias (20 e 21) de Agosto Haverá a Quinta Feira do Conhecimento que Reunirá em sua Apresentação Meios Culturais, Econômicos e Outros Aspectos da Africa.

    O tema Central é: ÁFRICA O BERÇO DA HUMANIDADE. 
A Apresentação será Dividida em Stands em Uma Diversidade de Exibições e Manifestações Culturais.

                                    


África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo Madeira, pertencente aPortugalIlha de Ascensão pertencente ao Reino Unido entre outras.
Apresenta grande diversidade étnica, cultural e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos.[2] Apesar disso existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável (comparável no máximo a Bulgária), assim não existe nenhum país realmente desenvolvido na África.[3] O subdesenvolvimento, os conflitos entre povos e as enormes desigualdades sociais internas, são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus. Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia,Maurícia e Seicheles, com qualidades de vida superiores a de países como BrasilMéxico e Ucrânia. Ainda há outros países africanos com qualidades de vida e indíces de desenvolvimento razoáveis, podendo destacar a maior economia africana, a África do Sul e outros países como MarrocosArgéliaTunísiaCabo Verde e São Tomé e Príncipe.
A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional ou do Norte, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.
Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficialAngolaCabo VerdeGuiné-BissauMoçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.

>> CULTURAS <<

AFRO-BRASILEIRAS, 


RENILSON SILVA

Um comentário:

  1. MUITO IMPORTANTE ESTA INICIATIVA RESSALTA A CRIATIVIDADE E VALORIZA CULTURAS!

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI