13 de novembro de 2010

Bahia 3 x 0 Portuguesa - Tricolor reencontra elite e leva "parceiro" Figueirense junto

Tricolor baiano não disputava Série A do Brasileiro desde 2003
Salvador, BA, 13 (AFI) - O Bahia está de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro depois de sete anos. Diante de um grande público, o time tricolor venceu a Portuguesa por 3 a 0, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e confirmou o acesso com duas rodadas de antecedência. De quebra, garantiu também o acesso antecipado do Figueirense, que perdeu para o Coritiba por 2 a 1 neste sábado, mas foi beneficiado pela derrota da Lusa.

» Coritiba vence e fica perto do título; Brasiliense se complica com derrota
Com a vitória em casa, o Bahia chegou aos 65 pontos e abriu nove de vantagem para a própria Portuguesa, primeiro time fora do G-4. O time tricolor ainda luta pelo título da competição com o Coritiba, que tem 70 pontos. No entanto, uma vitória dos paranaenses já garante o título.
Por outro lado, a Portuguesa lutará contra América-MG (59 pontos) e Sport (56) a última vaga no Brasileiro de 2011. Para manter as chances vivas, precisa vencer o Ipatinga no próximo sábado, no Canindé, e torcer por empate entre América-MG e Sport, que também duelam no sábado.
Diferença brutal!
O primeiro tempo no Pituaçu pode ser definido por três lances, que mostraram o quanto Bahia e Portuguesa fizeram em campo. "Pilhado" por jogar com sua torcida a favor, o Tricolor baiano teve dois ataques e aproveitou os dois. Já a Lusa, na única chance que teve, a jogou para bem longe.
Aos quatro minutos, o Bahia abriu o placar. Adriano recebeu lançamento de Ávine, invadiu a grande área e bateu de perna direita, na saída de Weverton. A torcida explodiu em alegria e facilitou ainda mais a missão dos donos da casa.
A ampliação do placar veio mais tarde, aos 25 minutos. Adriano pegou sobra de escanteio e, fora da área, arriscou um chute firma. A bola desviou no zagueiro Preto Costa e enganou o goleiro.
Do outro lado, a Portuguesa teve um primeiro tempo apagado. Na única vez que teve a bola em condições de atacar, chutou para muito longe. Aos 33 minutos, Dodô recebeu de fora da área e encheu o pé. A bola subiu muito e saiu sobre o travessão.
Só esperar o tempo passar!
O Bahia iniciou o segundo tempo com a mesma força da primeira etapa e teve uma chance de ouro de ampliar sua vitória. Aos três minutos, Adriano invadiu a área e foi derrubado por Preto Costa. Na cobrança, Jael bateu no canto direito e Weverton defendeu, salvando a Lusa de um vexame em Salvador.
A defesa do goleiro deu mais ânimo ao time de Sérgio Guedes. Aos 13 minutos, Marco Antônio cobrou falta da intermediária e forçou grande defesa de Omar. Seis minutos depois, o mesmo Marco Antônio arriscou mais um chute de longe e quase marcou. O chute passou perto da trave esquerda.
As chances desperdiçadas pela Lusa não mudaram o rumo da partida. O Bahia logo tratou de recuperar a posse de bola do confronto e controlou o jogo até o fim, sempre com passes para o lado para ganhar tempo. Sem ação, a Portuguesa apenas assistiu a troca de passes e esperou o apito final do juiz.
A sorte esteve ao lado do Bahia até nos acréscimos. Aos 47 minutos, o capitão Nen fechou a vitória com um gol digno de centroavante. Recebeu cruzamento do lado direito e completou para o gol vazio, enlouquecendo o Pituaçu.
Próximos Jogos
Os dois times voltam a jogar pela Série B no próximo sábado, às 17h, em rodada confirmada pela CBF. O Bahia recebe o Santo André, no Estádio Pituaçu, em Salvador. Já a Portuguesa enfrenta o Ipatinga, no Canindé, em São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Bahia 3 x 0 Portuguesa
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Alexandre Kleiniche (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Público: 32.157 pagantes
Renda: R$ 760.737,50
Cartões Amarelos: Marcone e Alison (Bahia); Preto Costa (Portuguesa)
Gols: Adriano aos 4'/1T e aos 25'/1T e Nen aos 47'/2T (Bahia)
Bahia
Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Hélder e Morais; Adriano e Jael.
Técnico: Márcio Araújo.
Portuguesa
Weverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Romano (Athirson); Ademir Sopa (Marcos Paulo), Glauber, Marco Antônio e Héverton; Fabinho e Dodô (Zé Carlos).
Técnico: Sérgio Guedes.

fonte: Agencia Futebol Interior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...