17 de fevereiro de 2011

MUNICÍPIO DE BIRITINGA É CONTEMPLADO COM PROJETO CINEMA PARA TODOS



O Projeto Cinema para Todos encaminhado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal foi contemplado com equipamentos para montagem da sua primeira sala de cinema que funcionará na sede do próprio sindicato tendo como objetivo promover a inclusão sócio cultural no setor audiovisual no município de Biritinga, através da promoção de exibições semanais, promoção de debates, como meio de promover a inserção cultural de sujeitos culturalmente excluídos. É digno de nota que o município não possui nenhuma política pública voltada para o setor audiovisual, e esta iniciativa irá dinamizar o setor em nosso município. Terá como público alvo todas as faixas etárias, com exibições voltadas para os diversos públicos – jovens, adultos, infantil e terceira idade. Serão desenvolvidas parcerias com as diversas entidades como associações, igrejas, sindicatos, escolas. Esta é uma ação que sem dúvida irá revolucionar e dinamizará o setor audiovisual no município, promovendo a interação, fortalecendo a cidadania e promovendo a inclusão social. A entidade irá desenvolver um modelo de gestão participativa, focando o desenvolvimento de ações conjuntas com a comunidade e as entidades representativas. Será realizada uma articulação institucional com as entidades existentes no município visando divulgar a programação do Cine Mais Cultura, tais como associações de moradores, associações rurais, sindicatos, igrejas, escolas, buscando inseri-las no novo contexto que o Cine Mais Cultura proporcionará ao município.
 A senhora Ana Neide, Coordenadora do Sindicato relata:  "esta é uma importante conquista para o nosso município, enfatizando que o Sindicato, além de defender os interesses da classe trabalhadora, trabalha buscando desenvolver ações que promovam a inclusão social, dinamizando o espaço que temos disponível, espaço esta que está a disposição da população e de entidades para realização de encontros, palestras, reuniões etc."
O Projeto Cinema para Todos irá realizar uma capacitação de um coordenador e um assistente para exibição da programação audiovisual e coordenação das atividades do Cine. 


 Wdileston Souza fala da importância de um espaço como este para o município:
   
"Esperamos contar com a participação da população nas exibições e atividades desenvolvidas para o êxito do nosso projeto, quando elaboramos este projeto pensamos na importância para desenvolvermos ações para inclusão social de pessoas de todas as idades, toda a população será convidada a participar das exibições que serão gratuitas."


Alem do Projeto Cinema para Todos o Sindicato dos Servidores Públicos é a única entidade do município que teve o convênio aprovado para desenvolver o Programa Todos pela Alfabetização - TOPA que neste ano trabalhará com 60 turmas em diversas comunidades do Município, o Sindicato teve aprovado o Projeto Biblioteca Comunitária Paulo Freire que será um convênio direto com a Fundação Cultural Pedro Calmon para implantação de uma Biblioteca Comunitária, um outro projeto relevante é o Projeto Inclusão Digital que implantará um infocentro com 20 computadores na sede do Sindicato. Estas são algumas conquistas que a direção do Sindicato tem buscado para o desenvolvimento social do nosso Município.

Os Cine Mais Cultura são espaços para exibição de filmes com equipamento de projeção digital, obras brasileiras, em DVD, do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista.
Cada Cine recebe um kit contendo telão (4m X 3m), aparelho de DVD, projetor, mesa de som de quatro canais, caixas de som, amplificador, microfones sem fio e centenas de filmes brasileiros (curtas, médias e longas metragens, além de documentários e animações) selecionados pela Programadora Brasil, para exibições semanais.



Biritinga Informa - Renilson Silva

Um comentário:

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...