15 de fevereiro de 2011

Trabalhadores rurais de Lamarão protestam nas ruas


A manifestação solicitava a renúncia da atual Diretoria e a demissão da assessoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Cerca de 150 trabalhadores  rurais do município de Lamarão ocuparam as ruas no último dia 10 de fevereiro, para protestar contra os desmandos administrativos do atual grupo que dirige o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais daquele município.
Portando faixas e gritando palavras de ordem os participantes da grande mobilização popular, em passeata caminharam pelas principais ruas da cidade e terminaram na porta da Entidade, solicitando a renúncia da atual Diretoria e a demissão da assessoria, bem como a realização de eleições transparentes para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Entidade.
Segundo Evalda, uma das lideranças do Movimento, o Sindicato atualmente é dirigido pelo atual assessor da Entidade. Entre as reclamações que foram motivos da mobilização segundo Evalda estão”a inoperância da entidade em representar de fato os interesses da categoria, os maus-tratos aos trabalhadores/as que comparecem a sede da Entidade, ofensas às mulheres, cobranças abusivas de altas taxas pelos serviços prestados, sendo também que alguns diretores nem sabiam que eram diretores do Sindicato”.
Participaram do Movimento representantes de 13 associações das comunidades rurais do município, representantes da Secretaria Municipal de Ação Social e da Secretaria da Agricultura do município, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores/as Rurais dos municípios de Teofilândia, Biritinga, São Félix, Santa Bárbara e Água Fria. Além disso, estavam presentes também ao Movimento Renilda Santos e Edifrâncio Oliveira da Coordenação Regional da FETAG-BA, Rozete Evangelista, Assessora Regional desta Entidade, bem como Milton Sales, da Coordenação Regional da CTB-Bahia.
Segundo lideranças que participaram do movimento caso uma posição não seja tomada no sentido resolver a situação do Sindicato, novas mobilizações vão acontecer e as vias legais serão utilizadas para que o Sindicato de fato possa existir como entidade dos trabalhadores/as, dirigida pelos trabalhadores/as e para os trabalhadores/as rurais.
Por: Genaldo de Melo
Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI