29 de agosto de 2012

Energia eólica promete gerar emprego e renda em Biritinga


Foto: Agecom Bahia

A  SoWiTec uma empresa transnacional Alemã que vem sistematicamente desenvolvendo projetos de energias alternativas em todo mundo. A empresa atualmente desenvolve mais de 150 Parques Eólicos somando quase 10.000 MW, divididos em diversos estados do Brasil como: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e São Paulo.  

Segundo a Revista Bahia Oportunidades, o complexo tem capacidade de gerar 90 MW de energia elétrica, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 360 mil habitantes. 

A estimativa está baseada na geração em torno de 300 empregos diretos na fase de construção e mais 30 na fase de operação.  

Cada aerogerador custa entre 3 a 5 milhões, a altura varia entre 90 a 120 metros, cada pá de 46 a 52 metros.  

Foto: Agecom Bahia
Começo das Obras  

Estamos aguardando a liberação das licenças. Informou o Engenheiro Mateus Rodrigues ao Blog Biritinga Informa. As informações ainda são confidenciais e portanto haverá uma audiência pública que ainda não está marcada para trazer a ciência do povo as informações a respeito deste projeto 

Abrangência  

O projeto visa abranger da região de Tucano ao município de Biritinga, implantando em média 200 torres.  

Biritinga começa a respirar novos ares, mesmo em estágio de desenvolvimento, o projeto de energia eólica já gera boas expectativas a população carente de emprego e renda.  
Benefícios à comunidade  

Geralmente essa implantação vem acompanhada de projetos do governo como Luz Para Todos, (não necessariamente).  

Essa é uma oportunidade para beneficiar os trabalhadores e trabalhadoras rurais que moram nas proximidades circunvizinhas e não possuem rede elétrica para atividades do dia-dia.  

O arrendamento e feito diretamente entre proprietário e empresa, não se sabe ao certo o valor pago, mas o que se especula é que seja algo entre R$ 5 mil a R$ 6 mil por torre ao ano. 

Blog Biritinga Informa - Renilson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...