8 de julho de 2014

TCM entrega ao TRE lista de políticos com contas rejeitadas; com dois nomes de Biritinga

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entregou nesta segunda-feira (7) ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a relação com todos os gestores municipais que tiveram as contas rejeitadas entre os exercícios de 2005 a 2012. Com base na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997 – artigo 11, parágrafo 5º), cabe ao TCM apresentar à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições, a relação dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente.

Entre os nomes listados constam políticos, a exemplo dos exs-prefeitos de Araci, José Eliotério da Silva Zedafó e Maria Edneide Torres Silva Pinho Nenca. O prefeito de Serrinha – Osni Cardoso também aparece na nova lista. O prefeito de Biritinga - Gilmario Souza de Oliveira, e o ex-prefeito de Biritinga - Joaquim Carneiro Lobo. Os exs-prefeitos de Tucano - José Rubens de Santana Arruda (Rubinho), Ribeira do Pombal – José Lourenço Morais da Silva Junior, Santa Bárbara – Jailson Costa dos Santos e o prefeito de Ichu – José Dias Portugal.


A impugnação do registro de candidatura ocorre com base na Lei de Inelegibilidades e estes gestores ficam impedidos de se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. Veja a lista completa (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...