13 de novembro de 2014

Biritinga receberá estação meteorológica

O Secretário de Agricultura de Biritinga, Antonio da Silva Souza, através de parceria entre a prefeitura municipal e a SEAGRI-BAHIA (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura), informa que será implantada a Estação Meteorológica na Fazenda Baixa Funda, no terreno pertencente a Associação Comunitária, no próximo dia 19 de Novembro.

A iniciativa é resultado de um termo de cooperação técnica entre o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, o Instituto do Meio Ambiente/Instituto Nacional de Meteorologia (Inema/Inmet), e com as prefeituras.

O que faz uma estação meteorológica?

Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados.

Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através do site www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php, para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais e do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa em meteorologia, hidrologia e oceanografia.


Renilson Silva - Blog Biritinga Informa
(com informações da SEAGRI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...