2 de novembro de 2014

Política para poucos

Em cidades com poucos habitantes, cuja economia está na agricultura, e com índices altos de analfabetismo, geralmente é cenário de uma política mesquinha e corrupta. Porém, como já havia dito Tancredo Neves: Esperteza, quando é muita, come o dono.

Existe, no entanto, um monopólio político que perdura por anos em cidades assim, gerando uma mesmice e estagnação. A prefeitura passa de pai para filho, que passa para seus descendentes e amigos, instituindo na sede do poder executivo municipal um empreendimento familiar e de poucos sócios, que as vezes muda de família ou grupo político, mas é a população que permanece refém do descaso.

Uma gestão justa e eficaz se dá pelo não interesse em se perpetuar no poder. Em não fazer um plano de carreira no poder público, na esperança de instituir sua riqueza com o erário. Prefeitura não é lugar para quem quer enriquecer facilmente, embora seja esse o aparelhamento que muitos fazem.

As alianças que são feitas em épocas de eleições municipais, os acordos e acertos, são os grandes obstáculos para um desenvolvimento municipal. As promessas em trocas de apoio político ou de financiamento de campanha, distorcem o sentido político e torna a eleição numa disputa pelo poder e pelos privilégios que ele garante.

Surge, então, inúmeras interrogações, a exemplo: Como o prefeito terá autonomia para escolher secretários competentes para atuar e não usar as secretarias e cargos públicos para pagar as promessas feitas antes de se eleger?!

Para que uma gestão seja bem sucedida, é preciso que os secretários municipais tenham competência, autonomia, e subsídios para trabalharem. O secretario precisa ter conhecimento profundo sobre sua área, e sobretudo, recursos suficientes efetivar seus projetos, ideias e estratégias. Caso contrário....


Renilson Silva – Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...