17 de dezembro de 2016

Agricultor de Biritinga produz artesanato com piso de cerâmica e outros materiais

Antonio Batista dos Santos - Agricultor
O Senhor Antonio Batista dos Santos é agricultor e reside no Povoado Campo da Ema, zona rural de Biritinga (BA). Seu Antonio nos contou que começou a produzir os artesanatos a uns 5 meses atrás, mas encontra dificuldades pela falta de matéria prima. Segundo ele, o material mais utilizado é o ‘azulejo’, que é utilizado para confeccionar o tipo de artesanato da imagem abaixo:

A arte mostra-se presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos. Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo. Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

Assim como o agricultor Antonio, existem outras tantas pessoas que produzem artesanato com materiais diversos no município de Biritinga. Do barro (massapê) a palha do ariri.Cada vez mais raros, porque falta políticas públicas sensíveis a temas como este. 


O Mercado de Artes do município de Biritinga não cumpre sua finalidade principal. Muito mais importante que criar um Mercado de Artes, é poder desenvolver uma estratégia real de valorização do material artístico produzidos no município.

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa

ARTE, UMA NECESSIDADE HUMANA: FUNÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA
(Rosane Kloh Biesdorf, Marli Ferreira Wandscheer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...