23 de dezembro de 2016

O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO (PARTE 1)

O que é desenvolvimento?
 O dicionário [dicio.com] define a palavra desenvolvimento da seguinte forma: Ação ou efeito de desenvolver; ato de se desenvolver; desenvolução. No sentido político, define-se:Crescimento que, sendo social, político e econômico, pode ser observado num país, numa região, numa comunidade etc.

Desenvolvimento municipal precisa ser compreendido a partir das informações disponibilizadas pelos institutos de pesquisa. Há quem ache que o desenvolvimento municipal possa ser medido a partir de obras de construção de praças, pavimentações, etc. Precisamos entender que existem fatores muito mais aprofundados para um melhor entendimento do caminho por onde estamos e qual seu destino final. 




DADOS DO MUNICÍPIO DE BIRITINGA: (IBGE, FIRJAN, ETC):

Em 2008, o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal classificou o município de Biritinga com nota 0.3772, abaixo da média, e portanto estabelecido como BAIXO DESENVOLVIMENTO. A situação da SAÚDE estava ainda pior, com nota de 0.2846. Os quesitos EMPREGO E RENDA e EDUCAÇÃO apresentaram índices regulares, mas, ainda abaixo da média estabelecida, conforme o gráfico abaixo:



O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) - Biritinga é 0,538, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Baixo (IDHM entre 0,500 e 0,599). A dimensão que mais contribui para o IDHM do município é Longevidade, com índice de 0,738, seguida de Renda, com índice de 0,525, e de Educação, com índice de 0,402.

Estimular a geração de emprego e renda nos municípios não é tarefa fácil. Contudo, pouco se observou da administração do município de Biritinga nesse sentido durante os últimos anos. A agricultura familiar por exemplo, teve muito pouco apoio do poder público. O PAA (programa de aquisição de alimentos) criado pelo Governo Federal foi implementado no município, e a Prefeitura comprou alimentos de agricultores familiares algumas vezes. Mas, faltou maior estímulo para que esses pequenos produtores pudessem aumentar a produção, ter uma assistência técnica qualificada, uma secretaria que os-auxiliassem a captar recursos e fazer escoar seus produtos.

Êxodo Rural

Um problema em crescimento no município é o êxodo rural: a saída dos agricultores da zona rural para a zona urbana. Um dos fatores que tem ‘forçado’ muitos agricultores a deixarem suas propriedades tem sido a violência aliada a insegurança. 

Entre 2000 e 2010, a população de Biritinga cresceu a uma taxa média anual de 0,13%, enquanto no Brasil foi de 1,17%, no mesmo período. Nesta década, a taxa de urbanização do município passou de 16,03% para 23,71%. Em 2010 viviam, no município, 14.836 pessoas.

O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc). Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. 

Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise.

CONCLUSÃO:

Biritinga ainda é um município pobre, aliás, empobrecido. Há uma diferença entre a palavra podre e a palavra empobrecido: pobre em alguns casos se define quando há carência de necessidades básicas para subsistência ou para desenvolver-se. Não é o caso de nossa cidade porque temos o necessário para um pleno desenvolvimento. Somos uma cidade empobrecida, isto é: nós fomos condicionados a pobreza, pela má administração pública. Os recursos básicos escoam para outras cidades enquanto os munícipes padecem a falta desses recursos.

Costumo afirmar que somos uma cidade empobrecida que enriquece políticos. Mas, ainda há esperança, e ela não está na política partidária ou em seus representantes. A esperança para Biritinga está nas mãos de seu povo. Seu povo humilde e trabalhador precisa erguer a voz e unir-se através de associações, instituições religiosas, contra qualquer tipo de corrupção. Tolerar a corrupção é aceitar a miséria que atinge a todos. 

É hora de levantarmos e construirmos juntos uma cidade mais justa. As igrejas precisam colocar as diferenças de lado e reivindicar o direito do pobre e do oprimido. Fazer enfrentamento as causas de injustiças como fez o Pastor Martin Luther King Jr, os Padres Dom Helder Câmara e Dom Paulo Evaristo Arns, por exemplo. O evangelho é muito mais que sermões, é prática!

Abraços, e obrigado pela leitura! 

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa

Fontes: 

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/biritinga_ba
http://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice
https://pt.wikipedia.org/wiki/Biritinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...