12 de março de 2017

Pedra do Mocó | Biritinga - Bahia

A Pedra do Mocó

A pedra fica localizada na área urbana do município de Biritinga-BA, e é constantemente visitada por populares. O local é ícone histórico e pertence ao município. A paróquia da cidade utiliza o lugar como um dos pontos de orações e procissões, pois acima da pedra existe uma cruz, algo que também existe em outras partes da cidade.

A origem do nome veio de um animal que, segundo informações, era comum na área: O mocó é um roedor encontrado em áreas descampadas e pedregosas da Caatinga. Tal roedor possui o tamanho pouco maior do que o de um preá, cauda ausente ou vestigial e pelagem cinzenta, passando a maior parte do tempo em tocas, locais em que abrigam barbeiros (Triatoma), insetos transmissores da Doença de Chagas, que foi um dos motivos por que também os fizeram ser perseguidos para fins de pesquisa.
Para aproximar-se desse roedor, é preciso se locomover em sentido contrário ao do vento, a fim de não ser denunciado por seu olfato privilegiado. Nos dias nublados, o mocó sai para se alimentar de manhã e à tarde. Nos dias claros, abandona sua toca apenas à noite. Alimenta-se de cascas de árvores, brotos, folhas e frutos. Tal roedor é também domesticável.

 Visite a pedra! Valorize nossa terra!

Blog Biritinga Informa - Informação é poder!
Fotos: Renilson Silva






Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...