31 de março de 2017

Servilismo é burrice e revela nossa mesquinhez


Refletindo sobre a subserviência que muitos se sujeitam, lembro da obra ‘O Contrato Social’ de Rousseau. É impossível não remeter as citações de privação de liberdade em que vivemos na sociedade. Contudo, não podemos aceitar estar sob qualquer tipo de jugo ou viver de forma servil a fim de satisfazer nossas ambições pessoais e/ou profissionais. Liberdade, amigos(as)!

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. (Gálatas 5:1)

Abaixo, algumas frases do livro ‘Os devaneios do caminhante solitário’, de Jean-Jacques Rousseau:
"Ao me libertar de todas essas armadilhas, de todas essas vãs esperanças, entreguei-me por completo à despreocupação e ao repouso do espírito que sempre foram meu interesse mais dominante e minha inclinação mais duradoura. Deixei a sociedade e suas pompas, renunciei a todo adereço (...), sem relógio, sem meias brancas, penteados, uma grossa veste de pano, e melhor que tudo isso, extirpei de meu coração os desejos e as cobiças que dão valor a tudo o que eu abandonava." [p. 31]
"(...) sejamos sempre verdadeiros, mesmo com todos os riscos. A justiça está na verdade das coisas; a mentira é sempre iniqüidade, e o erro é sempre impostura quando provocamos algo que não segue a regra do que devemos fazer ou crer: e seja qual for o efeito resultante da verdade, sempre somos inocentes quando a dissemos, pois nada lhe acrescentamos de puramente nosso." [p. 48]
Renilson Silva - Blog Biritinga Informa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...