28 de setembro de 2012

Professora lança livro sobre a libertação dos escravos no sertão baiano



O Colegiado do Curso de História do Campus II da UNEB convida a comunidade acadêmica para o lançamento do livro Alforrias em Rio de Contas – Bahia (Século XIX), de autoria de Kátia Lorena Novais Almeida, professora do campus.

Obra que aborda a libertação dos escravos no sertão baiano tem lançamento marcado para o dia 13 de setembro, em Salvador. A entrada é gratuita.

Fruto da pesquisa de mestrado de Kátia Lorena Novais Almeida, o livro Alforrias em Rio de Contas – Bahia (Século XIX) integra a programação do Lançamento Coletivo Edufba – Setembro de 2012, que acontece na próxima quinta-feira, a partir das 17h30, na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, do campus da universidade do Canela, localizado na Rua Basílio da Gama, em Salvador.

Dividida em quatro capítulos, esta publicação apresenta um estudo das experiências dos escravos na conquista da liberdade no sertão baiano, mais especificamente na região de Rio de Contas, configurando-se como um rico material para a historiografia brasileira.

Durante o processo de pesquisa, que deu origem a este livro, foi realizado um levantamento prévio de diversos documentos da época, incluindo as cartas de alforria no Arquivo Municipal de Rio de Contas, tornando possível ao leitor conhecer as características dos escravos e as circunstâncias em que eles conquistaram a liberdade.

Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...