22 de agosto de 2013

Biritinga é beneficiada pelo projeto 'Quintais Agroflorestais' da EBDA


Agricultores de Biritinga estão sendo beneficiados pelo projeto 'Quintais Agroflorestais' da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) em parceria com a Secretaria de Agricultura de Biritinga. 


Sobre o Projeto - > 

Objetiva transformar áreas de 1.600 metros quadrados, dentro das propriedades, em espaços agroflorestais, com a plantação de fruteiras resistentes ao clima do semiárido, juntamente com plantas nativas e lavouras anuais.
Através da educação continuada e a implementação dos quintais produtivos, busca-se a produção de alimentos e o enfrentamento das intempéries climáticas, garantindo, assim, a segurança alimentar e a geração de renda para os beneficiários do projeto.

Justificativa:

Percebeu-se que o sistema agroflorestal, além de permitir a produção de alimento durante todo o ano, é favorável à manutenção de um microclima ideal para o desenvolvimento de plantas adaptadas ao semiárido. Com isso, a agricultura familiar dispõe de mais uma opção para a geração de alimento e renda.

O Programa tem como objetivos:

  • Diversificar a produção;
  • Proteger o solo contra os efeitos erosivos da chuva, o que ameniza os processos
    de erosão, lixiviação e compactação dos solos;
  • Aumentar o material orgânico favorecendo a melhoria da estrutura do solo;
  • Aumentar a ciclagem e disponibilidade de nutrientes;
  • Conservar o meio ambiente, apesar da intensificação do uso da terra;
  • Melhorar a qualidade do alimento em função da não utilização de agrotóxicos;
  • Auxiliar na segurança Alimentar do rebanho;

Beneficiários:

Serão diretamente beneficiados 10.000 agricultores familiares, através de capacitações e implantação de quintais produtivos em áreas mais vulneráveis: assentamentos de reforma agrária; beneficiários do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário; alunos de Escolas Família Agrícola; comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, extrativistas);
''Para melhores informações sobre como participar deste projeto, procurar a secretaria de agricultura de Biritinga.'' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...