17 de janeiro de 2017

Festejos Religiosos do Co-Padroeiro do município de Biritinga finalizam nesta sexta-feira (20)

Imagem: Facebook Paróquia Nª Sª de Belém - Biritinga
Iniciado na última quarta-feira (11), os festejos religiosos de São Sebastião, co-padroeiro do município de Biritinga finaliza na próxima sexta-feira (20). Fieis participam todas as noites das missas em homenagem ao mártir. Fruto de uma promessa feita por três homens no ano de 1919, a tradição religiosa está prestes a completar 100 anos. Esse ano, acontecerá um evento com bandas religiosas no dia 20, em frente a Paróquia Nossa Senhora de Belém.

História:

Missa realizada pelo Pe. Antonio na Fazenda Tapera
Após infestação da Peste Bubônica, doença contagiosa e que se espalhava com rapidez pela pequena vila de Manga (Biritinga),  os senhores Cirilo, Cesário e Luiz Arara fizeram uma promessa a São Sebastião ‘que se acebasse todo aquele sofrer, se realizaria todos os anos em 20 de Janeiro, uma festa em sua homenagem”. Desde então, a festa é realizada todos os anos pela Paróquia Nossa Senhora de Belém. A novena do co-padroeiro finaliza com realizações de batismos, procissões e leilões. 

Na segunda-feira (23), acontece o tradicional ‘Acompanhamento’, evento em que fieis e foliões seguem para a Fazenda Tapera, onde é celebrada a missa na capela e logo após acontece festa com bandas locais. O acompanhamento é um evento de encerramento da homenagem ao mártir São Sebastião. Um costume que a igreja mantém desde a promessa feita em 1919, quando o cortejo saía da igreja em direção a casa de um dos responsáveis pela promessa. 

Biritinga Folia:


O Biritinga Folia 2017 traz atrações como Tayrone, Parangolé, Adão Negro, Bahamas, 90 Graus e outras, com a seguinte programação: 

Sábado: 21/01/2017: 90º Graus, Tayrone e Bahamas;
Domingo: 22/01/2017: Arroche Love, Parangolé, Adão Negro;
Segunda-feira: 23/01/2017: Acontece o tradicional Acompanhamento.

Blog Biritinga Informa - Renilson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...