8 de outubro de 2017

Drogas, Assaltos e a Biritinga que não existe mais


O município de Biritinga, localizado no interior da Bahia, com pouco mais de 18 mil habitantes (após a extensão territorial) já não é mais aquela cidade pacata. Assim como em nosso município, outras cidades pequenas também sofrem com o avanço da criminalidade. Mas, o que fazer para tentar mudar essa crescente onda de assaltos, violências e consumo de drogas?!

Os problemas sociais do município precisam fazer parte da agenda de atuação da sociedade civil, das entidades e das instituições. A vulnerabilidade social e a marginalização da juventude contribuem com o aumento da criminalidade. Mas o que é ‘marginalização da juventude’?

A marginalização do jovem acontece devido à falta de políticas públicas ou a inaplicabilidade das políticas já existentes. O jovem sem acesso ao mercado de trabalho, aos espaços de construção cultural, ao entretenimento e educação, fica exposto às ruas. Por falar em ruas, hoje no município de Biritinga não é difícil de encontrar jovens nas praças, nos becos e bares sem ter o que fazer. Alguns eventos esporádicos que acontecem em nossa cidade denotam a necessidade de ações contínuas de inserção do jovem na sociedade.

Todos nós reclamamos e muito pela falta de segurança pública, mas não participamos de debates sobre o tema. O Conselho Municipal de Segurança do Município de Biritinga (CONSEG) caminha lentamente e enfraquecido porque a sociedade não demonstra interesse em debater soluções para a cidade, para os jovens, sobre as drogas ou mesmo sobre a violência.


Não podemos jogar toda responsabilidade no poder público se ficarmos de braços cruzados esperando as coisas acontecerem. Somos acomodados, e precisamos assumir isso. O único e grave problema é que se continuarmos a nos omitir dos assuntos sociopolíticos de nossa cidade, nossos filhos e netos pagarão um preço alto. Tanto nós quanto eles, seremos vítimas não apenas da violência, mas da nossa própria indiferença.

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...