22 de outubro de 2017

Projeto de Lei do Vereador Cosminho de Aristóteles propõe ‘Dia Municipal da Capoeira’ em Biritinga


O Vereador Cosminho de Aristóteles apresentou o Projeto de Lei que propõe criar o Dia Municipal da Capoeira no município de Biritinga, na sessão da última quarta-feira (18) na Câmara. A data estabelecida pelo texto é 25 de Março. O projeto ainda passará por segunda votação e seguirá para sanção do Prefeito Celso da Sucam.

No município de Biritinga existem alguns grupos de Capoeira que desenvolvem projetos com crianças e adolescentes. O projeto do Vereador Cosminho visa valorizar essas manifestações.

A Capoeira

A capoeira ou capoeiragem[3] é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.


A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Blog Biritinga Informa
Informações: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...