29 de outubro de 2017

MP pede suspensão de cavalgada marcada para este domingo em Biritinga; Organizador manifesta repúdio ao pedido


Tradição no município de Biritinga, a Cavalgada do Bar Cajueiro na Fazenda Barrocão, que aconteceria amanhã, foi alvo de pedido de suspensão pelo Ministério Público da Bahia através da Promotora de Justiça Drª Letícia Baird na tarde da última sexta-feira (27).
O Ministério Público estadual solicitou que seja proibida a realização de uma cavalgada prevista para acontecer no próximo domingo, dia 29, no município de Biritinga, situado na comarca de Serrinha, em razão do completo descumprimento de normas e medidas sanitárias e ambientais e da falta de estrutura mínima para a realização do evento. O pedido foi feito em uma ação civil pública ajuizada na tarde de hoje, dia 27, pela promotora de Justiça Letícia Baird. Segundo ela, o evento poderá trazer graves riscos à saúde pública, ao meio ambiente, à segurança pública e ao bem estar dos animais.
Na ação, o Ministério Público alerta que o responsável pelo evento, Juraci de Jesus Santos, não comprovou o cumprimento das exigências sanitárias e ambientais, além de não existir autorização administrativa para a realização do evento. Segundo a promotora de Justiça, o organizador comunicou a realização da cavalgada ao Município de Biritinga, sem apresentar as documentações necessárias e sem adotar as providências administrativas e legais.
Na ação, o MP pede liminarmente à Justiça que proíba a realização da cavalgada, sob pena de multa de R$ 10 mil, apreensão de animais e de instrumentos utilizados, bem como que obrigue o Município de Biritinga e o Estado da Bahia a não autorizarem, apoiarem ou patrocinarem qualquer ato que contribua com a realização de práticas de cavalgada que não observem as normas sanitárias e ambientais aplicáveis. “Para além do manifesto risco de comprometimento à saúde pública e defesa sanitária, é importante uma ampliação do olhar das autoridades, inclusive do Poder Judiciário, para os direitos dos animais. Embora aparentem inofensivas, as cavalgadas, tal como hoje ocorrem, violam o bem-estar dos animais”, afirmou Letícia Baird.
Juraci manifesta repúdio ao pedido de suspensão da cavalgada:
O organizador da Cavalgada do Bar Cajueiro, Juraci Santos, procurou o blog Biritinga Informa para manifestar sua indignação diante do pedido de suspensão do evento. Outros vaqueiros, vereadores e autoridades municipais demonstraram apoio a realização das tradicionais cavalgadas no município de Biritinga.
Na próxima quarta-feira, 01 de novembro, a Câmara vota o projeto de regulamentação das cavalgadas e o dia do vaqueiro no município de Biritinga a fim de garantir os direitos dos organizadores e manter viva as tradições do povo sertanejo. O projeto de lei será apresentado pelos Vereadores Tarcísio (PDT) e Josemir e terá apoio dos demais vereadores.

É importante salientar que a cavalgada é tradição, mas, alguns requisitos precisam ser observados na realização do evento. As normas definidas pelo Ministério Público poderão ser objetos de um Termo de Ajuste de Conduta entre a instituição e os organizadores do município. 
O Secretário de Meio Ambiente Luiz Mário não quis comentar o caso.

Blog Biritinga Informa
Informações: MP-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...