29 de dezembro de 2017

Paróquia de Biritinga comemora 100 anos em 2018


A Paróquia Nossa Senhora de Belém em Biritinga comemora 100 anos de existência em 2018. As festividades iniciam no dia 8 de janeiro com trezenário do co-padroeiro São Sebstião até dia 20/01/2018. No dia 19/01 às 19h terá show com Frei Mário Sérgio e banda. Dia 20 de janeiro a paróquia realiza missa solene às 10h, leilão às 14h, e procissão às 17h. Os festejos religiosos finalizam no dia 22, com acompanhamento para a capela de São Sebastião na Fazenda Tapera, onde é realizada a missa.

A história do município de Biritinga perpassa pelo viés religioso e pela expressão de fé de seu povo. A promessa feita pelos féis em 1918, diante de casos graves de infestação da peste bubônica na cidade, os senhores Luiz Arara, Cirilo e Cesário clamaram ao mártir São Sebastião prometendo que se acabasse aquele sofrer, se realizaria todos os anos em 20 de janeiro, uma festa em gratidão. A tradição religiosa se mantém há cem anos.

Informações relatam que a construção do alicerce da igreja teve uma contribuição do líder religioso Antônio Conselheiro, que segundo estudiosos, ajudou a erguer diversas igrejas pelos lugares onde passou. Conselheiro teria colocado as primeiras pedras da estrutura da igreja.  
“Tendo feito, no início da sua vida de peregrino, uma promessa de levantar igrejas nos sertões nordestinos, plenamente convencido de que a tarefa era útil e agradável aos divinos olhos do Bom Deus, Antonio Vicente Mendes Maciel (Antonio Conselheiro) procurou realizar uma das finalidades de sua existência. Não se limitou, como declarara biblicamente, a “apanhar pedras pelas estradas”. Empregou todos os meios ao seu alcance, a fim de atingir ao objetivo colimado, influenciando pessoas para obter os recursos materiais, movimentando gente para os trabalhos das construções. Fez-se, assim, inquestionavelmente, o maior edificador de igrejas dos sertões da Bahia.”
O pároco Ademir Ferreira, no município de Biritinga desde fevereiro de 2014, tem realizado sua missão evangelística com afinco. Preocupado com as ações solidárias, Ademir incentivou e criou a Cáritas Paroquial de Biritinga, que desenvolve ações sociais e sustentáveis. O Padre também sempre se preocupou em realizar a reforma da igreja, já que a estrutura da paróquia apresentava rachaduras. A difícil tarefa foi abraçada pelos fiéis e está em fase final, realizada através de doações, bingos e outras ações. Além da igreja, o cemitério paroquial também passou por reforma.

As festividades do centenário iniciam em janeiro mas se estenderá durante o ano de 2018 com ações simbólicas e religiosas.



Blog Biritinga Informa – Renilson Silva

Informações: (http://josecalasans.com/downloads/artigos/24.pdf)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...