18 de novembro de 2019

A arquitetura das casas mais antigas de Biritinga e das cidades sertanejas


Poucas casas ainda restam com os traços peculiares de uma arquitetura bonita e singular no município de Biritinga. As fachadas cheia de detalhes, a quantidade de janelas na parte da frente, portas, placas numéricas e outros traços fazem parte de toda uma cultura sertaneja. 

É possível identificar casas com mesmos traços rudimentares por todo território sertanejo, e observo também que havia uma diferença entre as casas de pessoas com maior poder aquisitivo e pessoas mais simples. Quanto maior o poder aquisitivo, maior a quantidade de detalhes nas fachadas e cores vibrantes. 

Aqui em Biritinga, não muito distante, podemos relembrar das tendas, bodegas e bares que carregavam estes mesmos traços, sem nenhum sinal de 'modernidade'. A simplicidade de toda cultura que permeou os anos de 60, 70, 80 e 90, sofreram impactos da revolução tecnológica dos anos 2000. As inovações, contudo, apagaram a beleza histórica de muitas edificações. 

A história do município de Biritinga, particularmente, não é objeto de preservação, e em contrapartida ainda sofre com falta de políticas públicas de valorização histórico-cultural. A desqualificação política gera, assim, impactos severos no processo de desconstrução identitária. 

Não há nenhum órgão público responsável pela catalogação de arquivos que resguarde a história, cultura e aspectos próprios do município, e pior, percebemos prédios históricos sendo 'abandonados' pelo poder público, em alguns casos até doados sem levar em conta a relevância histórica destes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...