26 de março de 2020

Feira livre de Biritinga com poucas barracas mostra a fragilidade produtiva de um município com maior potencial

Imagem Ilustrativa / Feira Livre

Na última quarta-feira não houve 'feira' porque os feirantes de outras cidades não puderam vim. Fui na rua durante a tarde e vi umas duas ou três barracas na área do centro de abastecimento de agricultores biritinguenses.


Refletindo: Imagine só, um município como Biritinga quase não tem produtores rurais com condições de produzir e vender legumes e hortaliças nas ruas ou para fornecer para supermercados e hortifrútis. É um grande desperdício.
Que falta faz um projeto para formar empreendedores rurais e urbanos em nossa cidade. Que falta faz legisladores criativos, que ocupassem mais com o desenvolvimento municipal.
Em comunidades estratégicas fossem criado POLOS PRODUTIVOS que reunissem agricultores de 3 comunidades vizinhas em torno de um CAMPO DE PRODUÇÃO. Nesse campo de produção saíssem legumes, hortaliças e frutas, que seriam fornecidas e escoadas para escolas, supermercados, hortifrútis e para feira livre em barracas padronizadas e bem organizadas.
O lucro mensal desses POLOS seriam divididos para os membros (trabalhadores); sendo retido apenas dinheiro para logística e insumos da própria produção.
Talvez esteja falando de algo inviável. Mas é muito mais triste a inércia diante desta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...