31 de outubro de 2014

DIA DA REFORMA PROTESTANTE E A REFORMA POLÍTICA NO BRASIL

Em 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero pregava sobre as portas da Igreja em Wittenberg, as 95 teses que desenvolveu através de princípios bíblicos, protestando contra as regras da igreja Católica. Os pontos em que se destacaram, foram: a cobrança de indulgências, a autoridade do Papa, a natureza da penitencia, e salvação pela fé.

O objetivo de Lutero não era dividir a igreja, mas de que suas teses fossem analisadas pelo Papa, com o objetivo de gerar uma mudança teológica, negando as práticas erradas e abusivas. No entanto, a reforma que Lutero propôs a igreja, foi desconsiderada, e surge aí uma ramificação do cristianismo baseado nos princípios que o mesmo tinha desenvolvido mediante a Bíblia, conhecido como: protestantismo. Martinho Lutero afirmava que: Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.

Observa-se que o objeto motivador para a elaboração das 95 teses, foi uma melhor compreensão da Bíblia, tendo em vista que cada tese elaborada, teve respaldo bíblico. Assim como afirmou John Wyclife, um dos percussores da reforma protestantes: “A verdadeira autoridade emana da Bíblia, que contém o suficiente para governar o mundo”.

Reforma

Uma reforma, em termos práticos, quer dizer: conserto que que está errado. A Igreja Católica da época estava corrompida com abusos de poder, autoritarismos, e corrupção. E mesmo tendo sido desapontado diante de suas afirmações e indagações, Lutero persistiu e foi assiduamente perseguido pela cúpula da igreja. 

Nos dias atuais, vivemos constantes protestos, que assim como Lutero, propõem REFORMAS, como por exemplo, para a política, que está corrompida e deteriorada. Acho pouco provável que o atual governo seja capaz de fazer tais reformas. Ou alguém que detém o poder, iria se autopunir em detrimento da vontade das pessoas?!


A reforma política requer uma posição que não se vê nesse país – mobilização ideológica. O país, precisa de uma reforma, sobretudo, ética e moral, que são princípios basilares para a justiça social. Se as pessoas cometem ‘pequenas corrupções’, dão vazão para que elas se proliferem, inclusive no poder público. 

Renilson Silva - Blog Biritinga Informa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...