17 de outubro de 2014

'Política' como disciplina escolar

'Política' como disciplina escolar

A política precisa ser no mínimo, um tema em constante discussão nas escolas públicas e privadas do Brasil. Para indicar uma ideia ainda melhor, proponho que a política possa ser uma disciplina escolar presente do ensino fundamental ao ensino médio.

Hoje no Brasil existe cerca de 16 milhões de analfabetos. Esse é um número muito triste para todo país. Índices de analfabetismo são ainda mais constantes na região nordeste do país. Porém o que dificulta ainda mais o desenvolvimento social do país, é o analfabetismo político, ou ignorância sobre questões políticas, e na maioria dos casos é por falta de interesse mesmo. Isso propicia um ambiente para que a corrupção seja ainda mais presente nesse meio.

É importante dizer que se existe uma força capaz de elevar qualquer pessoa aos mais altos níveis cultural é a educação. Portanto, seria interessante e até necessário que a política fosse um tema com mais ênfase nas escolas. A ideia de provocar um debate como esse nas salas de aula é para que esse assunto se estenda até os lares, e seja então discutido entre a família e pela comunidade.

Começar a falar de política é como ascender um candeeiro numa densa escuridão. As pessoas desconhecem seus direitos, e por isso padecem tanto. A constituição brasileira garante muitos direitos que são violados simplesmente pela ignorância política de milhões de brasileiros. Se ao menos, essas pessoas pudessem entender qual seu papel na política municipal, estadual e federal, cobrariam mais e se submeteriam menos aos desmandos desses poderes. 

O projeto de lei 02/2012 do senador paranaense Sérgio Souza (PMDB), propõe a inserção de duas disciplinas de orientação ética e política nos currículos escolares. A ideia é implantar a disciplina de Cidadania Moral e Ética no ensino fundamental e a de Ética Social e Política no ensino médio. O projeto foi aprovado no senado e seguiu para o Congresso Nacional.


Renilson Silva – Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...