6 de abril de 2015

Da participação política:

Para compreender melhor as dificuldades entre o povo e a participação política, não é tão difícil. Basta que olhemos para a cultura que perdura em nosso país durante décadas, e principalmente no nordeste brasileiro. 

Somos vestígios de um formato de política hierárquica e opressora. O coronelismo ainda predomina, e com intensidade, na maior parte do país. O povo foi ensinado a viver acuado, e com medo dos chefões do política. Como se coubesse ao povo, apenas a obrigação de votar. 

É triste ouvir de algumas pessoas, a típica frase “Eu não gosto de política!”, ou “Religião e política não se discutem”. As discussões de extrema importância para a sociedade, sendo negligenciadas pela ignorância da própria sociedade. Exatamente o que nos foi ensinado: aceitar as coisas como são, sem interrogações. 

  • Biritinga é só mais um retalho de um país cheio de contrastes. Somos um pedaço de uma civilização ‘descivilizada’, que perde gradativamente a capacidade de exercer seus direitos civis e políticos, pelo simples desinteresse popular. 


O povo que reclama da falta de remédios, de hospitais e escolas, é o mesmo que NÃO participa da política como deveria, e que vende o voto por uma cesta básica ou coisa do tipo. São fisgados pelo estômago, mas principalmente pela ignorância. Cabe, ao eleitor consciente, envolver-se nos debates políticos, acompanhar os trabalhos legislativos e do executivo, das esferas municipal, estadual e federal, e compartilhar esse conhecimento na comunidade em que está inserido.

A descrença e o desânimo na política, venceram os mais pobres e famintos. 

Nós, a população que vota, que paga impostos, que vive apanhando dessa classe opressora, que nós mesmos elegemos como nossos representantes, seremos golpeados pelo cansaço, e desistiremos?

Quantas vezes alguém precisará ir ás ruas com um megafone ou um trio elétrico, gritando ao povo que exijam seus DIREITOS

Quantas mobilizações serão necessárias para que acordemos da nossa acomodação? 

Por quanto tempo viveremos sob as rédeas de políticos corruptos? 

Quantas eleições serão necessárias, para que aprendamos a votar? 


Renilson Silva - Blog Biritinga Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

Uma pausa neste blog

Olá amigos e amigas, hoje, 05 de setembro estamos pausando este blog por tempo indeterminado. Agradeço muito a todos pelos acessos diários. ...